sexta-feira, 26 de abril de 2019

"Foi bonita a festa, Pá!". Revolução dos Cravos, Portugal, 25 de Abril de 1974

Os cravos no Portugal da revolução de abril de 1974, floresceram na primavera, depois de tantos anos de noites escuras e manhãs frias e com céu nublado, em meio também a noites salientes, regadas a bom vinho do Alentejo, alimentando e aquecendo a luta de sempre, por justiça e liberdade, com canções de amor, rebeldia e de esperança.
Também houve dias de sol e praia, para aquecer os corpos e alegrar corações, sempre lembrando que os dias e as noites, vem e vão, assim como as estações. Até que chega o 25 de abril na primavera de 1974.

Lembrar essa primavera especial será sempre necessário, para que mesmo no inverno possamos nos aquecer com a memória das flores que brotam nos campos, e do sol tranquilo que chega nestes dias. Lembrar que a primavera no sentido politico, como empregado aqui, é uma construção.
Que mesmo demorando, nunca deixa de chegar. Como diz uma canção brasileira "O sol há de brilhar mais uma vez...."

LINCOLN SECCO: AS LIÇÕES DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS - 20 Minutos Entrevista



Capitães de Abril (2000) Trailer




acrescido em 25/04/2022



Fico cá a imaginar como brasileiro. Se lembrássemos mais , de forma diversa e criativa, dos acontecimentos e personagens que fortalecem a nossa identidade democrática e socialista, será que não estaríamos em melhor situação na disputa das memórias e narrativas?

Zezito de Oliveira - Educador e Agente/Produtor Cultural

45 ideias para celebrar os 45 anos do 25 de Abril

18.04.2019 19:15 por Pedro Henrique Miranda0
Passam quatro décadas e meia desde a Revolução dos Cravos e Portugal recorda-o, com infindáveis momentos festivos. Selecionámos precisamente 45.

Músicas de abril: símbolos da revolução da liberdade


“E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho foi o sinal para arrancar a revolução.
O povo, na sua generalidade, não sabia o que estava prestes a acontecer. Mas os militares e outras partes preparavam uma revolução para instituir a democracia e pôr fim à ditadura e opressão em que vivia Portugal.

Aguardavam o sinal para saber que era hora de iniciar o golpe militar tão esperado. E ele chegou através da rádio. A música e a cultura tiveram parte crucial na revolução que mudou o país. “E depois do adeus”, música de Paulo de Carvalho, foi o sinal tão esperado que soou. 







Tanto Mar - Versão Original


acrescido em 26/04/2022

Como Portugal mudou nos 45 anos desde a Revolução dos Cravos?

As mudanças na sociedade portuguesa após o movimento que tirou o país da ditadura de Salazar em 25 de abril de 1974 são celebradas nesta quinta (25)









Nenhum comentário: