As falas inspiradoras e instigadoras dos professores Gersem Baniwa e Nilma Lino, no 2º seminário de professores negros e indigenas, me deixaram muito a vontade e me fez
lembrar dos versos de três canções que fazem parte da minha memória sonoro
afetiva, e que nos provocam também a pensar e a repensar muito do que fizemos/fazemos na
vida.
A primeira “Quando eu era pequeno eu achava a vida chata” de
Lulu Santos. Daí eu afirmei que achava e acho, sob certos aspectos, a
escola, a igreja, o partido e até, o
sindicato, como inclusos nessa afirmação. Mesmo não deixando de estudar, de continuar sendo cristão católico,
em que pese os retrocessos dos que tem saudade do tempo das cruzadas e quando
cristãos e não cristãos eram queimados na fogueira, mesmo continuando a votar
no PT e eventualmente em outros partidos de esquerda, e mesmo sendo
sindicalizado e participante em alguns momentos das assembleias, eventos de formação e das mobilizações.
Nas escolas, nas igrejas, nos partidos e nos sindicatos, um autor que pode ajudar a diminuir isso que
afirmo acima é Paulo Freire, ultimamente muito badalado por seus adversários e por quem superestima a sua presença nas universidades brasileiras e em nossas escolas.
Fosse mais considerado no Brasil, como é no
exterior, a formação de professores,
tanto a graduação, como a continuada, seria
fortemente
baseada no pensamento e nas práticas freireanas, isso impactaria também a
gestão escolar, incluindo a prioridade na formação continuada no chão da escola,
na construção de prédio escolares mais “amigos”
dos alunos e dos professores, como é o caso da quadra, de um auditório, mesmo
pequeno e uma sala de artes e/ou de vídeo,
o que deve ser considerado um luxo, por
muitos gestores públicos, evidentemente porque os seus filhos não estudam ou
não estudarão em escola pública .
Mas, graças a Deus ! Tanto na igreja católica e em algumas
protestantes históricas , a pedagogia de Paulo Freire serve de base para o
método de leitura popular da Biblia,
realizado por meio das pesquisas, estudos e cursos organizados pelo Centro de Estudos Biblicos (CEBI), do qual tenho a honra de participar. O Partido dos Trabalhadores mesmo aquém do esperado, está querendo
acertar o passo, como demonstra os temas e as metodologias dos trabalhos das pesquisas, estudos e formação
realizados pela Fundação Perseu Abramo. O sindicato por meio do coletivo de
professores negros e indígenas, está promovendo
seminários com essa temática e projetos de imersão na realidade das escolas que
trabalham com a temática étnico racial.
Já dois encontros bastante concorridos para professores (as) apresentarem práticas pedagógicas interessantes e diferenciadas. Não sei porque não teve continuidade. O projeto cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe. (SINTESE), também colabora bastante, embora deva ser repensado. Nesse sentido, insights, sugestões foram apresentados na mesa cultura-educação-comunicação do seminário preparatório para o Fórum Social Mundial 2018, realizado na UFS. E, conversa preliminar a esse respeito, foi mantida com o diretor de comunicação do SINTESE, professor Joel Nascimento, mas não prosperou, infelizmente.
Já dois encontros bastante concorridos para professores (as) apresentarem práticas pedagógicas interessantes e diferenciadas. Não sei porque não teve continuidade. O projeto cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe. (SINTESE), também colabora bastante, embora deva ser repensado. Nesse sentido, insights, sugestões foram apresentados na mesa cultura-educação-comunicação do seminário preparatório para o Fórum Social Mundial 2018, realizado na UFS. E, conversa preliminar a esse respeito, foi mantida com o diretor de comunicação do SINTESE, professor Joel Nascimento, mas não prosperou, infelizmente.
Quer saber da novidade? De quem e do que aponta para saídas? De quem pode mudar o sentido deste mundo, tão vasto mundo, que segue rumo a barbárie a passos largos?
As periferias do cristianismo. Roberto Malvezzi
Zezito de Oliveira - professor e agente/produtor cultural de iniciativas de base comunitária.
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