sábado, 22 de junho de 2019

Sarau virtual noites de Junho, noite de São João. Edição 2019



No “Arrastado os pés” da vida...É tempo de Resistência...
Chuva, roça e vida em abundância... Salve São João menino e Xangô justiça.

Apreço Ao Meu Lugar
(Paulo Matricó - CD Claro, O Coração no Cerrado)

Eu viajei pra muito longe
Atrás de um mundo novo
E me realizar
E quanto mais distante eu fui
Mais perto me encontrei
Aqui do meu lugar

Se deita na minha lembrança
A correnteza mansa
Águas do meu riacho
Espelhos nos igarapés
Quando lavava os pés
E a sombra por debaixo

Progresso, eu sei, é necessário
Mas não há salário
Que pague o que eu tenho
Indústria que tudo refina
Mas só me fascina
O doce do engenho

Inconscientemente o povo
Corre atrás do novo
E perde o endereço
Ninguém trará de volta a feira
A roça e a cachoeira
Tudo tem seu preço
( enviado por João Simão - PE)




"Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão".
...
Tudo pronto para o tradicional baile temático do EBDCS que este ano terá como título: UMA NOITE JUNINA. 





Alcymar Monteiro - Concerto para Gonzaga - (completo / oficial)



acrescentado em 25/06/2021


Live "Viola de Fita" Banda Casaca de Couro




Gostou?
Então acesse também o link abaixo:

domingo, 28 de junho de 2015

Para refletir:

O conceito de  São João aqui em Sergipe foi resumido a espetáculo. Já em Pernambuco e em alguns cantos desse Brasil grande e plural,  se   consegue fazer as duas coisas. O espetáculo e a brincadeira. Isso graças a potência do protagonismo dos artistas populares,agentes culturais, educadores, artistas e intelectuais comprometidos. Juntos e misturados, com e sem a participação dos poderes públicos.

Por exemplo: No Forró Caju, Arraial do Povo (agora Encontro Nordestino de Cultura) , Forró Siri e em tantos outros espaços e ambientes de iniciativa das Prefeituras e do Governo do Estado, porque  não é possível pensar em uma programação para crianças, idosos turistas, mais cedo?  Com brincadeiras infantis, contação de histórias, oficinas de quadrilha e/ou forró tradicional, esquetes ou peças teatrais com temática ligada a rica tradição cultural do ciclo  junino, assim como apresentações de dança , artes visuais, sarau de poesias e mostra de audiovisual nessa mesma linha. Além das quadrilhas e trios pé de serra. Tudo isso precedido por oficinas, palestras e mostras promovido em algumas escolas. Inclusive muitas das apresentações  e exposições podem ser frutos disso.
Ou seja, fala-se muito da necessidade de conectar mais a educação com a cultura, mas na prática pouco é realizado nesse sentido.

Adicionado em 24/06/2019. (Via Lailton Araújo)

Nenhum comentário: