sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Todos pelo audiovisual sergipano



"O Fórum Permanente do Audiovisual Sergipe vem a público relatar o protesto realizado durante a última edição do evento “Liquidifica diálogos”, promovido pelo Núcleo de Produção Digital. Diante da dificuldade de diálogos com a Funcaju, decidimos realizar esse protesto para tornar públicos os questionamentos do FPA e na tentativa de obter respostas sobre alguns desses questionamentos por parte da presidência da fundação.



Nossos questionamentos giram em torno dos seguintes pontos:




1. Por que o investimento cultural da fundação é tão desigual? Observamos isso no Diário Oficial, lá é possível ver em números as diferenças de investimentos em 2019. Shows do Ocupe a Praça orçados em R$40.000, atrações do Quinta Instrumental orçadas em R$69.060, aquisição de dois quadros de artistas plásticos pela fundação somando 19.300, enquanto, até o momento, foram investidos apenas 10.000 reais no Núcleo de Produção Audiovisual. (Atualizando os números, foram investidos 5.000 reais em uma oficina de realização audiovisual recentemente. Totalizando apenas 15.000 reais investidos).

Reforçamos que nosso questionamento não diz respeito ao valor do artista, pois valorizamos cada setor das artes de nosso estado, e são eles quem devem valorar suas obras. O questionamento do FPA é voltado à desigualdade desses investimentos. Sendo o NPD um espaço de fomento ao audiovisual, nos preocupa o baixo investimento recebido enquanto a instituição funciona como meio de fomento a outras artes.


2. Ainda esperamos resposta do presidente Cássio Murilo sobre o encaminhamento do decreto para o prefeito assinar e, deste modo, ativar o Conselho Gestor deliberativo do NPD.

Nossa ação no Liquidifica diálogos foi legítima. O ato construído pelo FPA foi necessário porque apesar de buscar contato através da Funcaju não havíamos obtido até então respostas do presidente Cássio Murilo.

Protestamos pelo investimento no setor e pelo desejo de construir um cenário que se preserve independente do grupo político que esteja no poder, ressaltamos que as reuniões do FPA são abertas a todos que quiserem e puderem participar e, assim, compreender nossas pautas.

---------------------------

Em Aracaju, o Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe fez uma intervenção para cobrar investimentos justos no audiovisual. Nós, do FSAL, demonstramos total apoio aos colegas realizadores e desejamos forças para continuar lutando pelos nossos cinemas! Assista AQUI
----------------------------- 
"A insustentável incapacidade de muitos gestores da esquerda em lidar com o protagonismo e a autonomia cidadã. Artigo em fase de produção sobre os acontecimentos relativos a 'queda de braço", da direção do NPD Orlando Vieira e Funcaju com um grupo de jovens realizadores de audiovisual, egressos de curso na instituição. Nas redes sociais até domingo. Zezito de Oliveira     












2 comentários:

Clipping Path Service disse...

Absolutely fantastic job you have done here.This is so nice.Thanks for sharing.

AÇÃO CULTURAL disse...

Thank you!!