quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Juntando as sete pontas para a educação dar certo...

 Rudá Guedes Ricci

1. Serviço de atendimento domiciliar por escola junto às famílias dos alunos (busca ativa e levantamento das condições de estudo e acompanhamento familiar)

2. Extensão curricular obrigatória de estudantes do Ensino Médio e Ensino Universitário brasileiro em ações solidárias às populações com alta vulnerabilidade social 

3. Revisão do IDEB, ENEM - na forma do Sistema Nacional de Educação Básica (Sinaeb) e ENADE introduzindo elementos de avaliação formativa (não apenas classificatória)

4. Contratação de regime de 40 horas semanais ou dedicação exclusiva para todos os professores de rede pública do país, em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino universitário)

5. Criação de comitês escolares de monitoramento de aplicação dos recursos do FUNDEB/CAQ com melhoria das condições do equipamento escolar e indicadores de qualidade da educação

6. Proibição de aquisição, pelas redes públicas de ensino básico, de material didático produzido por empresas privadas, estimulando a formulação de currículos e materiais didáticos pelas redes públicas na forma de recursos educacionais abertos

7. Utilização das escolas aos finais de semana, com atividades de esporte, cultura e lazer. O objetivo é retomar o vínculo dos estudantes com as escolas

(proposta que eu e Daniel Cara elaboramos)

Perfeito! Assino embaixo. Por esse dias tive uma conversa com um colega que foi professor, depois entrou numa dessas carreiras de estado que pagam salários dignos e hoje está aposentado, querendo colaborar com a educação pública na área do voluntariado. E aí ele me disse: Zezito é dificuldades de todos os tipos, então passei mais de uma hora conversando com ele pelo telefone, explicando o quanto isso depende, não de muita coisa e nem de muito dinheiro, mas de visão e vontade política dos técnicos ligados as burocracias da educação, mas principalmente aos administradores eleitos. Dentro da conversa utilizei alguns dos argumentos acima, e lembrei do papel aquém das universidades, no campo de ações do incentivo e do fomento a melhoria da educação pública e de qualidade. Isso a partir dos cursos de pedagogia e licenciaturas, sobretudo no campo da pesquisa aplicada e da extensão.
  • Zezito de Oliveira









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