quarta-feira, 18 de junho de 2025

Porque precisamos da pedagogia de projetos na escola. “Nasceu numa escola pública, e agora volta para as salas de aula. É o maior reconhecimento que já recebi”,disse.

 Esse artigo começa a ser escrito pelo final, mesmo que a ideia central já esteja na cabeça e nas  práticas de muitos educadores, embora nos últimos anos dividindo tempo e recursos com a pedagogia das avaliações externas. Embora, diga-se de passagem, nunca foi fácil  trabalhar nas escolas da educação básica com a pedagogia de projetos.

Quem adiantou a escrita desse artigo, "pelo final", foi a entrevista e reportagem  abaixo:

"Meu sonho é desligar este app”, diz criador do Todas por Uma

Aplicativo já ajudou mais de 13.000 mulheres e está presente em 30 países; tecnologia foi criada a partir de uma dor pessoal ...

Leia mais no texto original: https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/meu-sonho-e-desligar-este-app-diz-criador-do-todas-por-uma/


Na verdade o artigo completo  não será escrito agora por questões de tempo,   mas o  final que trago agora com exemplos, representa a tônica do que é recorrentemente publicado  na linha do  verso de um poema do poeta tropicalista Torquato Neto e musicada por Sérgio Britto da banda Titãs. "Só quero saber o que pode dar certo."

Segundo a IA generativa do google:  "A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino que coloca o aluno como protagonista do seu aprendizado, através da realização de projetos que despertam seu interesse e conexão com a realidade. O professor atua como mediador, orientando a pesquisa e a busca por conhecimento. Essa abordagem visa a integração de diferentes áreas do conhecimento e a aplicação prática do que é aprendido, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada." 

Em termos de fundamentação trago aqui  um texto do Frei Betto, já publicado no blog há alguns anos,   e alguns links com entrevistas dos educadores e pesquisadores especializados no tema, Rudá Ricci, Daniel Cara, José Pacheco, algumas das principais  fontes teóricas que utilizo. 

A escola dos sonhos de Frei Betto e dos meus também. Aqui

E  trago abaixo,  um trecho de reforço ao propósito do que defendo , retirado de trecho do  discurso do Presidente Lula no momento de agradecimento pelo  recebimento do titulo doutor honoris concedido pela  Universidade Paris 8.  

"E também nós estamos investindo muito na escola de tempo integral. Não existe outra saída pra gente cuidar das nossas crianças, e o currículo escolar também vai ter que mudar.

Vocês que são os professores, nos ajudem. Ou seja, no século XXI, com a diversidade dos problemas que a humanidade tem, com as coisas novas que aconteceram na nossa vida, nós precisamos aumentar o currículo escolar, para que as crianças possam levar para casa um aprendizado e ensinar o pai e a mãe que não tiveram oportunidade.

Como é que a gente cuida da questão climática para as crianças não aprenderem [apenas}  na universidade?  O que é o cuidado com a floresta?  O que é o cuidado com o lixo seletivo?  O que é o cuidado com os oceanos? Como é que a gente limpa a casa para combater, sabe, os mosquitos que no Brasil tem muitos? Ou seja, se a gente não ensinar nas crianças, aonde que eles vão aprender?

É por isso que eu acho que o currículo escolar tem que sair daquela mesmice de tanto século e colocar coisas novas, além de colocar cultura, além de colocar esporte, além de colocar arte, ou seja, a gente também colocar mais ensinamento sobre a vida real das pessoas para que as pessoas aprendam a tomar conta do seu próprio meio ambiente.

E isso é uma coisa que nós temos um compromisso muito sério."

Assista  o discurso completo AQUI

Rudá Riccci - AQUI

Daniel Cara - AQUI 

José Pacheco AQUI

Zezito de Oliveira AQUI

PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  Aqui 

A pesquisa acima traz  exemplo de uma  pesquisa acadêmica realizada na educação infantil, mas cuja metodologia e resultados podem ser extrapolados para o ensino fundamental e médio, sem desconsiderar as especificidades próprias de cada ciclo.

Zezito de Oliveira - Educador, agente cultural e escritor...

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