quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

10 sinais revelam o viciado em redes sociais

Psicóloga e ex-viciado descrevem as características dos viciados em sites de relacionamento

Claudia Tozetto, iG São Paulo | 24/08/2011 05:30

Viciados em redes sociais se comportam de forma parecida. Eles preferem a vida online à vida real, em que interagem ao vivo com amigos e familiares. "As pessoas que procuram tratamento em geral são motivadas por outras pessoas, como pais ou companheiro, porque não percebem o quanto isso a esta prejudicando", diz Dora Sampaio Góes, psicóloga do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Hospital das Clínicas (HC), que mantém um grupo de apoio a viciados em internet.
Segundo Dora, o vício em redes sociais é comum em qualquer faixa etária, mas, como em qualquer outro vício, os adolescentes estão no grupo de risco. Pessoas que possuem algum outro disturbio, como depressão, transtorno bipolar, déficit de atenção ou hiperatividade também são mais suscetíveis em se tornar viciada em redes sociais. "O uso excessivo da rede social é quase sempre um refúgio para não lidar com um problema real", diz Dora.
No livro “Facebook Addiction: The life & times of social networking addicts” (ainda sem título em português), Nnamdi Osuagwu, um americano ex-viciado em redes sociais, também descreve outros sinais do vício. Ele é baseado na história de 12 membros da comunidade online Social Networking Anonymous (SNA), criada por Osuagwu em 2009.
Confira abaixo 10 sinais descritos pelos especialistas consultados pelo iG que mostram se um internauta pode ter ultrapassado o limite entre a mania e o vício em redes sociais:
-- Sente ansiedade em se conectar à rede social para ver o que os amigos estão fazendo;
-- Vivencia episódios em que continuamente checa seu perfil na rede social enquanto faz outra atividade, como trabalhar ou se reunir com os amigos;
-- Mente para familiares e amigos para continuar conectado nas redes sociais;
-- Tenta controlar seu vício trocando de redes sociais, mas acaba mantendo seu perfil em todas elas;
-- Atualiza seu status várias vezes durante curtos períodos de tempo;
-- Deleta mensagens que publicou na rede social para que os amigos não percebam a quantidade excessiva de informações publicadas em um pequeno espaço de tempo;
-- Passa noites em claro para atualizar seu perfil nas redes sociais;
-- Fica de mau humor se viaja para algum local onde não existe conexão com a internet;
-- Deixa de ver os amigos pessoalmente para manter relacionamentos apenas online;
-- Tem mais amigos nas redes sociais do que realmente possui.

Nenhum comentário: