quinta-feira, 8 de março de 2012

O PONTO DE CULTURA “JUVENTUDE, CULTURA E CIDADANIA”, DA AÇÃO CULTURAL, INICIA SUAS ATIVIDADES EM ABRIL DE 2012.

Antecedentes

          Lá pelos idos de 2002, um grupo de agentes culturais do conjunto Jardim, apoiados por lideranças religiosas e comunitárias, realizaram uma série de reuniões com o objetivo de criar uma organização que apoiasse o desenvolvimento de grupos culturais na região.

          A razão principal para mobilização destas pessoas  foi o grande número de jovens e adolescentes que se agrupavam em torno da dança, do teatro e da música para preencher o seu tempo livre de maneira criativa e divertida.

          Com o decorrer dos anos, houve mudança do local da reunião e a incorporação de agentes culturais juvenis oriundos de outros bairros, com destaque para os provenientes do Conj. E. Gomes e dos bairros São Conrado e Industrial.

          Finalmente, no dia 13 de agosto de 2004, um grupo de 20 pessoas reunidas na então “Casa da Cidadania”, no centro de Aracaju, aprova o estatuto e elege a primeira diretoria da Associação Cultural, ou Ação Cultural, como é mais conhecida.

          Em 2009 a Ação Cultural obtém o título de utilidade pública estadual, conferido pela Assembléia Legislativa do Estado da Sergipe (Lei 6.588).


Conquistas

          Mas, antes disso, reunidos sob as bandeiras das “Rede de Agentes Culturais” do Conjunto Jardim e “Rede PROVAI” (Valorização de Iniciativas Culturais), já eram promovidas ações culturais de sucesso, a exemplo dos fóruns comunitários de políticas públicas (o primeiro tratando do tema educação, em 2001, e o segundo sobre arte, cultura e cidadania, em 2003), o Projeto Ecarte, iniciado em 2002 e a I mostra arte e cidadania no teatro do Centro de Cultura e Arte da UFS. Merece destaque também a aprovação, pela câmara municipal de Aracaju, da Lei 3.173, de 10 de Março de 2004, que instituiu o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais.
          A partir de 2004 estas iniciativas são mantidas ou incorporadas em outras. São elas: Circuito Arte e Cidadania (2005); Fóruns Populares de Cultura e Fóruns Locais de Cultura (2005 a 2007); Encontro trimestral de Danças Circulares, Oficinas semestrais e Bailes anuais (desde 2007); Consórcio Cultural (iniciativa do Complexo Gonzagão, em parceria com a Ação Cultural, organização OUIS, quadrilhas juninas e artistas de teatro, dança, música, circo, artes plásticas e agentes comunitários - 2007 a 2009); Comissão Pró-Retomada do Festival de Arte de São Cristóvão, PRÓ-FASC (desde 2011), iniciativa de um grupo de agentes culturais da cidade de São Cristóvão que recebe a colaboração da Ação Cultural com sua experiência em articulação e mobilização pró-cultura; Jornada Ecologia e Espiritualidade  (desde 2011), iniciativa em parceria com agentes religiosos e educadores ligados às pastorais da paróquia São Pio X e às CEBs e CEBI.

Patrocínios e Editais
          No que se refere à obtenção de patrocínios por meio de editais destinados ao apoio de iniciativas culturais de base comunitária, que constitui uma das finalidades da Ação Cultural, os êxitos, até o momento, são os seguintes:
          1)       Aprovação do projeto Ecarte na seleção interna da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) – 2002 (em nome da rede de agentes culturais do conjunto Jardim);
          2)       Aprovação do projeto do primeiro módulo da oficina de projetos socioculturais pela superintendência local do BNB – 2004 (em nome da rede de valorização de iniciativas culturais);
         3)        Aprovação do projeto do II Fórum Popular de Cultura na seleção interna da CESE – 2005;
          4)       Aprovação do projeto do III Encontro Popular de Cultura na seleção pública do prêmio BNB de Cultura – 2006;
         5)        Aprovação do Projeto Juventude, Cultura e Cidadania  no edital de seleção pública do programa Cultura Viva - 2010;
         6)        Aprovação do projeto II Jornada Ecologia e Espiritualidade no edital de seleção de projetos do Fundo Nacional de Solidariedade/Cáritas Nacional/CNBB - 2011.


O apoio do Sebrae
          Um dos parceiros mais importantes da Ação Cultural tem sido o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

          Citamos, como  exemplo, a idéia da Rede de Agentes Culturais do Conjunto Jardim, que teve como uma de suas inspirações  iniciativa de nome e propósitos semelhantes realizada pelo SEBRAE nos anos de 2001 e 2002, que contou com a participação de um dos fundadores da Ação Cultural,  em alguns momentos.
          Este apoio efetivou-se com a participação de integrantes da Ação Cultural, e/ou de grupos culturais parceiros, em cursos de elaboração de projetos, captação de recursos, produção cultural, aprender a empreender (versão empresa e versão associação/cooperativa) no ano de 2008, por meio da parceria com o Consórcio Cultural. O Sebrae também colaborou com passagens aéreas para integrantes da Ação Cultural  participar, na qualidade de convidados, do Fórum Cultural Mundial, realizado em São Paulo em 2004 e fazer uma apresentação sobre o projeto Ecarte no IDEA 2010 – VII Congresso Mundial de Drama/Teatro e Educação, em Belém do Pará.
O ponto de cultura Juventude, Cultura e Cidadania.

          Até agora, esta é a principal conquista da Ação Cultural, obtida próximo às comemorações dos 10 anos da entidade, a ser celebrado em 2014. Foi uma conquista acalentada desde o lançamento do primeiro edital do programa Cultura Viva em 2004, politica pública criada pelo governo federal  para o apoio e financiamento de iniciativas culturais de base comunitária, algo inédito em nosso País.

          O projeto inscrito e escolhido por meio do edital de seleção pública lançado em 2010, fruto da parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria de Estado da Cultura, foi apresentado com base nos seguintes objetivos e resultados: Ampliar e qualificar a participação de adolescentes em grupos de dança e de teatro existentes no Conjunto Jardim (município de Socorro), Conjunto Eduardo Gomes (município de São Cristóvão), por meio de oficinas de teatro, dança e informática/audiovisual (integrada).

          Pretende-se atender 80 adolescentes e jovens/ano em oficinas de artes cênicas e 20 adolescentes e jovens nas oficinas de informática/audiovisual, nesta incluindo adolescentes/jovens residentes em Aracaju, perfazendo um total de 100 participantes.
          Para divulgar os resultados e aumentar a adesão da sociedade, serão organizadas palestras interativas, feiras de arte e cidadania e a mostra cultural  “Juventude, Cultura e Cidadania”.
          As atividades estão planejadas para começarem no inicio de abril, com a realização das oficinas de dança moderna  na Escola Estadual Olga Barreto (Conj. E.Gomes) e na Escola Estadual Júlia Teles e Espaço de Convivência Cultural e Social (Conjunto Jardim). As oficinas de audiovisual deverão ter início no final do mês de abril do corrente ano, em local a ser confirmado.
      
          Para acompanhar as atividades do Ponto de Cultura gerido pela Ação Cultural os interessados podem acessar o blog: http://acaoculturalse.blogspot.com e procurar informações no link “Ponto de Cultura Juventude, Cultura e Cidadania”, localizado no campo direito do blog ou ainda os telefones 9993-4483 ou 8864-5927.

Confira o trabalho que já é desenvolvido  com arte e cultura no Conj. E. Gomes. AQUI  e   AQUI


Confira o trabalho que já é desenvolvido com arte e cultura no Conj. Jardim. AQUI  e AQUI


Como participar: Clique AQUI

2 comentários:

palco escola, um ponto de cultura disse...

Olá, bacana conhecer um pouco mais do trabalho realizado. Clique e conheça a proposta do nosso Ponto de Cultura
http://pcpalcoescola.blogspot.com/

AÇÃO CULTURAL disse...

Beleza!! Iremos clicar sim.

Abraço,