quarta-feira, 13 de junho de 2012

Secult fortalece Rede de Pontos de Cultura

13-06-12, 09:38


Por Carla Sousa, da Ascom/Secult

Os representantes dos Pontos de Cultura da capital sergipana e da Grande Aracaju se reuniram na noite da última terça-feira, 12, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, com o objetivo de fortalecer a Rede de Pontos de Cultura de Sergipe. Ao longo dos próximos meses, a Secretaria do Estado da Cultura (Secult) pretende repetir o encontro com todos os 30 Pontos de Cultura espalhados pelos oito territórios sergipanos.

Os Pontos de Cultura são iniciativas da sociedade civil que recebem recursos do Ministério da Cultura (Minc) e da Secult para potencializar suas ações. Segundo Alisson Couto, coordenador de Articulação Institucional da Secult, somente os 11 Pontos espalhadas por Aracaju e Grande Aracaju, beneficia um público de mais de 50 mil pessoas localizadas em comunidades carentes.

“Nesses encontros nós pretendemos articular e fortalecer as ações da Rede de Pontos de Cultura do Estado. Esse também é um espaço para que eles possam tirar dúvidas, trocar experiências e estabelecer parcerias. Estou muito feliz com o resultado desse primeiro encontro”, destacou Alisson.

Além dos representantes dos Pontos de Cultura, a reunião contou com a presença de Betânia Souza, consultora de Cultura e Economia Criativa do Sebrae, entidade que já possui histórico de parceria com a Secult, a exemplo do Birô Cultural.

“Todos os Pontos desenvolvem direta ou indiretamente alguma ação de capacitação, que é o foco do Sebrae. Por isso, eu vejo que há uma grande possibilidade do Sebrae dialogar com essas ações. Se tiverem interesse nós temos como chegar juntos”, enfatizou Betânia.

Além disso, Betânia destacou que o Sebrae também se coloca à disposição para potencializar ações voltadas para a Economia Criativa e a gestão. “De alguma forma ou de outra todos os Pontos tem algum produto específico e nesse sentido nós podemos trabalhar juntos desenvolvendo essa visão de negócio para beneficiá-los e para beneficiar a comunidade onde estão inseridos”, reforçou a consultora do Sebrae.

Para Jaquelene Linhares, representante do Ponto de Cultura ‘Espaço Cultural Axê Ô’, em São Cristóvão, esse intercâmbio de informações e possibilidade de parcerias é muito produtivo. “Esse é um momento muito importante para que possamos estabelecer contatos e entender de fato como poderiam funcionar as parcerias entre os próprios pontos e entre nós e entidades como o Sebrae”, destacou.

O encontro contou também com a presença do representante de Sergipe e do Nordeste na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lindemberg Monteiro. Ele ressaltou a importância do fortalecimento da rede estadual dos Pontos e do protagonismo que essas ações têm desempenhado no desenvolvimento da cultura do país.

“O projeto Ponto de Cultura é uma iniciativa que muda a cara do Brasil. Pensar nos Pontos de Cultura é pensar nas ações, no fomento e na contribuição que essas instituições dão às suas comunidades. É preciso que a rede se fortaleça e que esses encontros se tornem mais freqüentes, pois temos muito experiência e muita coisa boa para compartilhar”, enfatizou.

Ao final da reunião ficou deliberado que no dia 17 de julho os pontos de Aracaju e Grande Aracaju voltarão a se encontrar.

Iniciativa 

Em Sergipe, atualmente, 30 instituições são beneficiadas pelo ‘Pontos de Cultura’ - ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), adotado pela Secult. Através de recursos oriundos da parceria entre o Minc e a Secult, iniciativas e projetos culturais desenvolvidos pela sociedade civil são potencializados.

Os Pontos de Cultura tem por finalidade fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade. O objetivo do Minc é que até 2014, todo o país tenha 4170 pontos funcionando em todos os estados. 

Nenhum comentário: