segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Inscrições abertas para a 2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade em Aracaju.


2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade 2012

21 a 23 de Setembro de 2012

Realização: Ação Cultural e Paróquia São Pio X

Patrocinio: Fundo Nacional de Solidariedade/Cáritas Brasileira/CNBB

Apoio: Arquidiocese de Aracaju, Paulinas, Rádio Cultura, Rádio Liberdade FM, Gráfica Farias, Instituto Federal de Ensino e Centro Educacional Futuro Feliz

FICHA DE INSCRIÇÃO

Sol de Primavera (Beto Guedes)

 

“Quando entrar setembro

E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão

Onde a gente plantou, juntos outra vez
Já sonhamos juntos

Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar”



O projeto da II Jornada Ecologia e Espiritualidade (JE), busca articular e contribuir no processo de formação politico pedagógica de uma rede de ativistas e educadores ambientais que considerem de forma integrada, a arte, a cultura, a ciência, a educação popular e o conhecimento bíblico como bases metodológicas e éticas para a compreensão e comprometimento com as causas ambientais nos tempos atuais.

O projeto é direcionado para agentes e animadores de comunidades, pastorais e movimentos religiosos, além de educadores, agentes culturais e lideres de comunidade e de movimentos sociais.

O projeto será realizado por meio de atividades que já começaram com a avaliação da I Jornada Ecológica em 2011, prosseguindo com a realização de reuniões mensais de planejamento e encaminhamento. A JE ocorrerá no período de 21 a 23 de setembro de 2012 no auditório do Instituto Federal de Ensino, antiga Escola Técnica (21/09 - abertura-19 horas -) e Centro Pastoral anexo à Paróquia São Pio X, localizada à Av. Visconde de Maracaju, s/n°, bairro 18 do Forte, em Aracaju. (22/09 – 8 ás 17horas e 19h30 ás 24 horas) e (23/09 – 8 ás 12 horas).

A programação da JE-2012 será composta de palestras e oficinas, noite cultural (show musical, apresentações artísticas e roda de danças circulares) e exposição e venda de comidas, CDs, livros e artesanato.

A assessoria da JE 2012, estará a cargo do missionário, cantor , compositor, músico, educador e ecologista Zé Vicente, definido pelo site MPBnet da seguinte maneira: "Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa , em sintonia permanente com as grandes causas humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo.”

Também na assessoria contaremos com a presença do Padre Isaias e Marlene Ribeiro. (Diocese de Propriá). A Noite Cultural contará também com a presença do Trio Pé de Serra Casaca de Couto e de Airton e os Canarinhos de Deus.

Mais informações no endereço:
 
 
E-mail: ongacaocultural@yahoo.com.br e zezitodeoliveira@gmail.com.br

Telefones: 8864-5927 e 9993-4483

 
ZÉ VICENTE

            Zé Vicente é natural do Sítio Aroeiras, município de Orós, Ceará. Poeta, lavrador, compositor, cantor.

Canta e compõe desde 1981, fazendo de suas criações e voz, expressão de identidade e afirmação cultural, não só para o povo brasileiro, mas também para os povos dos lugares por onde tem passado, na América Latina, na Itália, na África do Sul.

Na sua caminhada conseguiu ser conhecido, respeitado e premiado - em 2002 recebeu o Prêmio Poesia e Liberdade, do Centro Alceu Amoroso Lima Para a Liberdade e Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, juntamente com a poetisa mineira Adélia Prado, servindo como referência a outros artistas, dentro do mesmo estilo.

Em 1990, participou da fundação do MARCA – Movimento de Artistas da Caminhada, presente hoje em vários Estados do Brasil. A idéia de ser uma “estrela, brilhando sozinha” não é a tônica do trabalho de Zé Vicente. Ele prefere deixar como marca um espaço para cooperação, para o brilho em constelação.

Zé: artista, cidadão, ecologista, místico. Um apaixonado por seu Povo, sua Terra, Pátria, Planeta, suas Raízes Sagradas. Através das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua  poesia e música criativas , em sintonia permanente com as grandes causas  humanas, sociais  e ecológicas do nosso tempo. Atualmente criou e coordena o Projeto Sertão Vivo,com Oficinas de Arte e educação ecológica, no meio rural de Orós-Ce, seu município de origem.

OBRAS DO AUTOR:

CAMINHOS DA AMÉRICA (V. Filmes-SP, - 1987)

FESTA DOS PEQUENOS (Paulinas – Comep, - 1989)

ZÉ VICENTE – PRESENTE (Paulinas – Comep – 1994)

SEMPRE VIDA (Paulinas – Comep – 1992 – de LP para CD)

EM CANTO (com Babi Fonteles – 1991 – independente / reproduzido por Paulinas)

ZÉ VICENTE – PRESENTE (Paulinas – Comep – 1995)

PRESENTE – versão espanhol (Paulinas – Comep – 1995)

SOL E SONHO (Paulinas – Comep – 1997)

NAS HORAS DE DEUS, AMÉM (Paulinas – Comep – 1998)

ZÉ VICENTE – NATIVO (Paulinas – Comep – 2000)

TEMPOS URGENTES – Livro de Poesias com CD, em segunda edição (Paulinas – Editora, 2004)

CANTAR (CD, com músicas sobre Cidadania e Ecologia, pelo UNICEF-CE, com Angela Linhares, Babi Fonteles, Mário Mesquita, participação especial de Patativa do Assaré. Produção independente, Zé Vicente participou da direção artística); no ano de 2001.

GUASSUSSÊ, Canto da Memória (CD, com músicas sobre a história do Açude Orós e a resistência de um povo, parceria com a teatróloga e poetisa, Erotilde Honório, Fortaleza-Prod. Independente – 2002).

JOSÉ DE NAZARÉ – Livreto em cordel sobre a história e a devoção popular ao Santo Padroeiro do Ceará (Produção independente/ março de 2003)

DÁDIVAS – CD com músicas celebrativas - 2003. (Paulinas – COMEP)

FORROZIM DE AMOR E LUTA – CD com músicas estilo pé-de-serra – 2005 - (independente)

ESSA CHAMA NÃO SE APAGA -  CD  dos 25 anos de música –( Paulinas-COMEP – 2006 )

JANELAS – CD  com músicas populares (Independente) -2010

 


A apresentação do Casaca será realizada após a apresentação do  Zé Vicente, com previsão de inicio para as 21h30, no anexo da igreja São Pio X e trará o repertório composto para a Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola, somente com músicas gravadas originalmente pelo Rei do Baião.


CASACA DE COURO, sergipana, única, nascida sob influência das pesquisas sobre a maestria de Jackson do Pandeiro, de Luiz Gonzaga e de seus pares, debruça-se, há mais de uma década, sobre a tarefa de construir e manter uma identidade. CASACA DE COURO, é hoje referência em Sergipe, e isso não se fez em um dia. (Aglacy Mary - Pedagoga e Poeta).

 

Criada em março de 1998, a CASACA DE COURO completa 14 anos de um trabalho musical todo voltado para a manutenção do “autêntico forró brasileiro”, tendo como âncoras Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Dominguinhos e tantos outros artistas que dedicaram a sua voz e instrumento ao legítimo pé-de-serra. A Casaca tem participado de vários eventos no Brasil, sempre levando o que há de melhor da nossa cultura ... muito forró, mesclando percussão, acordeom, violino e muita animação, a CASACA DE COURO tem se destacado e ganhado prêmios em Sergipe por ter sido considerada A MELHOR BANDA DE FORRÓ PÉ-DE-SERRA( 2008, 2010 e 2011) e cantora revelação, Lizete Feitosa em 2008 e melhor cantor de Forró em 2009 para o Acordeonista e cantor Joaquim Ferreira.

 

Somados ao trabalho musical da Casaca, podemos destacar a preocupação em fazer um trabalho didático nas escolas de Sergipe e, também, nos seus shows quando fala do histórico dos autores forrozeiros. Todos os músicos da Casaca têm trabalhos individuais voltados para o resgate da cultura popular.

 


 

 

 

Nenhum comentário: