sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Noite de abertura da 2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade

Umas noite de falas, poesias, memórias e músicas inspiradas. Uma noite iluminada!

Da esquerda para direita - Irene Smith (Ação Cultural) - Enrica Minini (Cáritas Brasileira) - Padre Soares (Patóquia Pio X).

Da esquerda para direita - Irene Smith (Ação Cultural) - Enrica Minini (Cáritas Brasileira) - Padre Soares (Patóquia Pio X).



Irenir (Bel) Mestre de Cerimônias.

Público participante - Wendel (primeira fileira)


Da esquerda para a direita - Irene Smith (Ação Cultural) - Dom Lessa (Arquidiocese de Aracaju) - Enrica Minini (Cáritas Aracaju) e Padre Soares (Paróquia São Pio X)

Zé Vicente

Fala de Irene Smith - diretora-presidente da Ação Cultural.

Boa noite a todas e todos, ficamos muito gratos pela presença de cada um e de cada uma. Quero saudar a mesa na pessoa do nosso Arcebispo Dom José Palmeira Lessa. Prometo não me alongar para que possamos ter mais tempo para ouvir o nosso querido Zé Vicente.


A Ação Cultural foi criada no ano de 2004 por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de animação cultural na periferia. De acordo com o estatuto em vigor a entidade tem como missão e fim institucional apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artístico e cultural das comunidades. A Ação Cultural se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma compartilhada: Reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas.

Tem como idealizador o professor Zezito de Oliveira que traz na sua bagagem experiências como o Reculturarte, que foi um trabalho com jovens e adolescentes desenvolvido no bairro America nos idos de 1990. Antes da formalização da Ong foi desenvolvido um trabalho com perfil parecido no Conjunto Jardim intitulado ECARTE (Estatuto da Criança e Adolescente com Arte) em parceria com a Igreja Catolica na pessoa do Padre Givanildo apoiado financeiramente pela CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço).

Além do projeto Ecarte, realizamos inicialmente 03 fóruns populares de cultura : em 2005 – Com recursos próprios, no ano de 2006 – com o apoio da Cese e em 2007 apoiados pelo BNB.

Realizamos também o ano passado em parceria com a Paróquia Pio X, na pessoa do Padre Soares a 1ª. Jornada Ecologia e Espiritualidade com a presença do Roberto Malvezzi – o Gogó, com recursos próprios.

A partir dai então, a atuação da Ong Ação Cultural tem sido presença forte no debate e fazer cultural especificamente com jovens e adolescentes da periferia. Temos no curriculum além dos projetos apoiados pelo e  BNB e CESE, mais três aprovados para  2012, um ano  determinante, como fruto de dedicação e muito trabalho.

· Projeto Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania – Edital do Ministério da Cultura com o proposito de realizar oficinas de dança, teatro, áudiovisual.... para a jovens e adolescentes;

· Premio da Funarte “Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola” em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga com a presença do Professor José Augusto – Pesquisador da vida de Luiz Gonzaga e o Trio Casaca de Couro, contando a história do nordeste a partir das musicas do Luiz Gonzaga;

· II Jornada Ecologia e Espiritualidade com a presença do Zé Vicente.

A vinda do Zé Vicente hà tempos tem sido gestada, e com muita alegria podemos trazê-lo para participar dessa segunda jornada, a qual conta  com o apoio da Cáritas do Brasil e a Arquidiocese de Aracaju. E aqui deixo em nome da Ong Ação Cultural o nosso agradecimento especial a Dom José Palmeira Lessa pela importante parceria.

E seguimos construindo histórias como disse Zé Geraldo:  “O importante é você crer nessa força incrível que existe dentro de você/ Meu amigo meu compadre meu irmão/ Escreva sua história pelas suas próprias mãos.

Obrigada a todos e a todas pela atenção.

Nenhum comentário: