terça-feira, 28 de maio de 2013

ATENÇÃO! MUDANÇAS NO PLANEJAMENTO DO SARAU MULTICULTURAL.


Em razão da realização de obras emergenciais no Clube Flamengo Circulista, a administração do local, mesmo com o esforço em realizá-las no tempo mais rápido possível, não pode prever até o dia 05 de junho (quarta-feira) a abertura do espaço em condições adequadas e satisfatórias
Diante disso, a comissão organizadora decidiu que realizará a primeira edição do Sarau Multicultural em Julho, em data a ser confirmada.
Zezito de Oliveira
P/ equipe de produção do evento.

Sequência da programação do Sarau Multicultural.
19h ás 20h30 – Sequencia artística programada
--- Exibição de documentário e clip produzido pelo Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania, de Aracaju, SE.

 A) “Gonzaga me convidou para dançar.”
Trata-se de um documentário sobre as relações das músicas de Luiz Gonzaga com um grupo de jovens meninas  que dançam as canções de Gonzaga no conjunto Jardim. Vídeo roteirizado e produzido pelos alunos da primeira turma do curso de audiovisual do ponto de cultura: Juventude, Cultura e Cidadania.
B) “Sintonize” – clip inspirado na música da banda de reggae sergipana Kararoots,do álbum “Abra os Olhos”.
 Videoclipe da banda Kararoots, que conta a história de um jovem garoto que, revoltado com essa moderna dominação tecnológica/consumista, resolve fazer a sua justiça com as próprias mãos. Video roteirizado e produzido pelos alunos da segunda turma de audiovisual do ponto de cultura: Juventude e Cidadania.
--- Apresentação da coreografia inspirada na música Xote das Meninas e Rap da Felicidade. Grupo de aprendizes de dança moderna “Rosas e Cravos do Jardim”. Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania.
---- Dançando Ciranda Pernambucana com a facilitação de Maxivel Ferreira.
---- Exibição do episódio “Tribos Urbanas” do documentário “JuventudeS” da produtora Verbo Filmes de São Paulo.
 Tendo como eixo um debate entre jovens provenientes de diversas áreas de estudo, este DVD apresenta um verdadeiro caleidoscópio da juventude brasileira. Temas como: religião, política, violência, família, internet e outros são comentados a partir de diferentes pontos de vista, influenciados seja pelo lugar social d@s entrevistad@s, seja pelas convicções que cada protagonista construiu ao longo de sua vida.
Para facilitar o seu uso, o documentário está dividido em blocos temáticos, encerrados sempre com algumas perguntas como sugestão para o início de um bate papo.
Este DVD é um subsídio para a Campanha da Fraternidade de 2013: FRATERNIDADE E JUVENTUDE. Servirá igualmente como um instrumento de trabalho em preparação à Jornada Mundial da Juventude.

20h30 até as 22h
---- Exposição e debate: Da juventude de ontem a juventude de hoje. O que nos move?
Expositores:
 Sanadia Gama dos Santos. Foi assessora nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) no período de 2005 a 2009. Atualmente está na assessoria da PJMP regional BA/SE. Professora substituta da UFS Itabaiana. Assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe- FETASE. Cordenou o projeto Selo UNICEF Municipio Aprovado e Baú de leitura no período de 2007 a 2010.
Edmilson Araújo. Nascido em Alagoinhas/BA, filho de família simples, viveu sua infância na zona rural. Tornou-se operário textil aos 15 anos. Iniciou sua militância política aos 18 anos na ASPETRO (sindiquímica/BA). Recrutado pela APML participou da construção do PT. Em 1981 foi para Sergipe como operário qualificado em plantas petroqúimicas compondo a equipe que deu partida na Nitrofértil (fafen). Participou da fundação e dirigiu o APEQ (Sindiquímica/SE) e a Cut/SE. Em 88 foi candidato à vice-prefeito na chapa encabeçada por Deda. Em 1994 rompeu com o PT juntando-se às correntes de esquerda que fundaram o Psol e Pstu. Em 1999 aposentou-se por tempo de serviço e retirou-se do movimento sindical aderindo à causa ambiental.

Motivação do Sarau Multicultural



A sociedade da informação nos assola com milhares de ideias, conceitos e propostas de mundo diariamente. O capitalismo avança e busca em suas redes, apoio para se apropriar do conhecimento e cultura local, fazendo se propagar o “comum”, que se vende sob uma imagem de bom produto. Com o tempo, a criatividade, a originalidade, a rebeldia consciente e as identidades dos povos vão se perdendo e com eles, a história, a memória, das lutas inclusive, e capacidade de um povo de gerir seus sonhos e realizar suas conquistas.

Com o passar do tempo, gerações de ativistas, foram tomando seus caminhos, alguns permaneceram de alguma forma, direta ou indiretamente contribuindo com movimentos e ações organizadas, outros, só conseguem saber das ações. Por diversos motivos pessoais e/ou ideológicos, muitas pessoas deixaram de acreditar na construção de um mundo melhor.

Para realimentar a essas pessoas, para promover integração aos que continuam ativos, motivar os que deixaram, e incentivar as novas gerações, é fundamental a criação de espaços para reflexão e acesso a cultura e ao conhecimento. O “Sarau Multicultural Revisitando as Utopias”, se propõe a este desafio, assumindo a intenção de unir pessoas, para refletir e agir sobre a realidade sociocultural brasileira.


Sarau

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas. (do site Wikipédia)



Nenhum comentário: