domingo, 15 de novembro de 2015

Play list Música e Consciência Negra. Para deleite e reflexão.

Em um projeto que linka música e consciência negra. Algumas perguntas fundamentais: 

Por que a imagem dos negros nas ruas, praças, supermercados, terminais de ônibus,  meios de  transporte, praias, bancos e etc.. são associadas a de prováveis ladrões ou assaltantes? Em especial se forem jovens e vestidos como caracteristicas próprias dos jovens da periferia.

Por que a  maioria de quem mora nos bairros pobre são negros e por que negros são a maioria daqueles que estão nas prisões?

Por que na maioria dos  bairros populares,  onde mora a maioria dos negros,  não existem escolas decentes e espaços culturais e esportivos, salvo exceções,  para garantir um melhor acesso ao conhecimento, melhoria da qualidade de vida e um ambiente sadio para se viver?

Por que a maioria quase absoluta de quem tem as melhores profissões e/ ou  os melhores salários são brancos? 

Por que a maioria das mulheres negras são vistas ou tratadas como objeto sexual?

Por que as religiões de matriz africana (candomblé e Umbanda) não são consideradas religiões por parte de muitos religiosos cristãos fundamentalistas e por que são perseguidas e acusadas de seitas diabólicas?

Outras perguntas? Outras músicas? Podem deixar nos comentários 





Zumbi - Jorge Ben Jor



Angola, Congo, Benguela
Monjolo, Capinda, Nina
Quiloa, Rebolo

Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados em carros de boi
Eu quero ver quando Zumbi chegar
Eu quero ver o que vai acontecer

Zumbi é senhor das guerras
Zumbi é senhor das demandas
Quando Zumbi chega, é Zumbi quem manda

Pois aqui onde estão os homens
Dum lado, cana-de-açúcar
Do outro lado, um imenso cafezal
Ao centro, senhores sentados
Vendo a colheita do algodão branco
Sendo colhidos por mãos negras

Eu quero ver quando Zumbi chegar
Eu quero ver o que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras

Zumbi dos Palmares - Edson Gomes




O Navio Negreiro - Caetano Veloso E Mª Bethânia 

Poema de Castro Alves

 

Yaya Massemba- Canta Virginia Rodrigues
(Canção de Roberto Mendes e Capinam)





Yáyá Massemba (Maria Bethânia - Brasileirinho)







 - 13 Di Maggio- Fiorella Mannoia & Caetano Veloso

Canção de Caetano Veloso




  Raça Milton Nascimento




Lá vem a força, lá vem a magia
Que me incendeia o corpo de alegria
Lá vem a santa maldita euforia
Que me alucina, me joga e me rodopia

Lá vem o canto, o berro de fera
Lá vem a voz de qualquer primavera
Lá vem a unha rasgando a garganta
A fome, a fúria, o sangue que já se levanta

De onde vem essa coisa tão minha
Que me aquece e me faz carinho?
De onde vem essa coisa tão crua
Que me acorda e me põe no meio da rua?

É um lamento, um canto mais puro
Que me ilumina a casa escura
É minha força, é nossa energia
Que vem de longe prá nos fazer companhia

É Clementina cantando bonito
As aventuras do seu povo aflito
É Seu Francisco, boné e cachimbo
Me ensinando que a luta é mesmo comigo

Todas Marias, Maria Dominga
Atraca Vilma e Tia Hercília
É Monsueto e é Grande Otelo
Atraca, atraca que o Naná vem chegando


 - Missa dos Quilombos / full album / álbum completo)- Milton Nascimento




Play list (2) Consciência Negra "Homens negros, amem suas pretas"
  
Playlist - As melhores canções para celebrar o dia da consciência negra

Nenhum comentário: