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Reportagem da Tv Aperipê sobre Encontro de Danças Circulares em Sergipe, com entrevista do focalizador Álvaro Pantoja - 08-03-2008.
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"Outro mundo é possível, se cultivarmos novos olhares e formas diferentes de realizar o trabalho social educativo.
Reportagem da Tv Aperipê sobre Encontro de Danças Circulares em Sergipe, com entrevista do focalizador Álvaro Pantoja - 08-03-2008.
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"Outro mundo é possível, se cultivarmos novos olhares e formas diferentes de realizar o trabalho social educativo.
(Zezito de Oliveira - Pós participação no Fórum Social Mundial 2018 em Salvador-Ba)
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"Ninguém
põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do
vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. Mateus 9:16,17
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. Mateus 9:16,17
Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
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Ao disponibilizarmos os projetos abaixo, pensamos na possibilidade de estimular a criação de redes de professores e alunos de escolas públicas, aliados com coletivos e/ou organizações de cultura e de juventude.
Quem quiser colar, é só entrar em contato através das redes sociais, incluindo por este blog.
Quem adaptar as propostas abaixo, não se esqueça de compartilhar seus resultados conosco.
Sob Licença Creative Commons. CC-BY-SA
Para saber mais sobre Creative Commons. AQUI
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Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura.
Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
SARAU MULTICULTURAL NO COLÉGIO EDÉLZIO.Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam. filha de Jairo
Mateus 9:16,17
Abril – “A arte denuncia a ditadura e anuncia a necessidade da justiça, da liberdade e da igualdade.” ( 3º ano) – 5 de abril de 2017
Junho – Conhecendo o nordeste com Luiz Gonzaga (turmas de 1º ano). Conhecendo o nordeste com Dominguinhos. (turma de 2º e 3ºano).
Novembro – Consciência Negra. 1) Coordenador - Professor José de Oliveira Santos “Zezito”
Sarau
Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio da promoção dos grêmios estudantis, escolas e coletivos/organizações culturais de juventude e/ou de periferia. (do site Wikipédia)
II - Objetivos do Projeto a) Geral
-Criar um espaço de produção de conhecimento que articule conteúdos programáticos de História, Artes e Novas Tecnologias, visando colaborar no desenvolvimento intelectual, artístico e humano dos alunos (as), através de atividades de pesquisa, criação e apresentações artísticas em uma programação cultural no formato conhecido como Sarau.
b) Específicos
Realização de três saraus temáticos contendo recitação de poesia, apresentações musicais, artes cênicas (dança, teatro), artes plásticas e etc.. Assim como apresentações artística ou informativas utilizando suportes tecnológicos como vídeo, powerpoint e etc. Oportunizar um espaço de experimentação, criação e fruição estética para o corpo discente e docente. Ampliar o repertório cultural e humanístico do corpo discente e docente. Estimular através do envolvimento do corpo discente no planejamento, na execução e avaliação do projeto , a realização do projetos de Saraus em outros situações de espaço/tempo na cidade.
III - Justificativa
Dentre as principais demandas colocadas pelos alunos do Colégio Dr. Edélzio Vieira de Melo, como das outras escola em geral, destaca-se a criação de mais momentos e oportunidades que possibilitem aprender conteúdos curriculares integrados com a criação artística. Por outro lado, a criação de oportunidade para práticas pedagógicas que contenham componentes artísticos é de grande valia para os alunos, em razão da cidade de Santa Rosa de Lima, quase não ofertar locais e/ou programas que favoreçam a aprendizagem ou a fruição de linguagens artísticas. Para os professores, há também necessidade da criação de estratégias metodológicas que possam dar conta das duas necessidades apontadas acima, em razão do reconhecimento de que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para atender as expectativas das novas gerações, em especial o protagonismo juvenil, no planejamento e desenvolvimento das ações do processos de ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de espaços/oportunidades que oportunizem a discussão de questões relacionando o conteúdo programático com questões do cotidiano e/ou temáticas que estejam na ordem do dia, além de espaços/ oportunidades de interação mais criativa com colegas, professores e comunidade. Como facilitador para a utilização de novas estratégias metodológicas, temos os recursos oferecidos pelas novas tecnologias e pelas redes sociais, não apenas pelas possibilidade de acesso, como também da produção de conteúdos pedagógicos e/ou artisticos. No caso do acesso, temos o enorme manancial de informação ofertados pela internet, seja em forma de textos ou de imagens, como de áudio ou audiovisual. No caso da produção, temos os programas de computadores que copia, grava, edita e etc., assim como os suportes tecnológicos que armazenam e reproduzem os frutos da criação/produção de um número cada vez maior de pessoas. Toda o quadro descrito acima, foi vivido pelo corpo docente e discente do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo em meio a preparação e realização de alguns projetos desenvolvidos nos últimos anos, como Feira das Nações, São João, Show de Talentos e Música e Consciência Negra. Este último, realizado pela primeira vez no ano de 2015, dispõe de um relatório de avaliação, baseado em questionário respondido pelos alunos com o objetivo de medir o alcance dos resultados e recolher sugestões para projetos com características semelhantes. Nesta perspectiva de avanço, com vistas a atender aos anseios e expectativas de alunos e professores descritas acima, estar-se-á convidando colegas e alunos do Colégio Edélzio a contribuírem com sugestões visando melhorar o que está proposto no projeto Sarau Multicultural na Escola, cuja diferencial proposto em matéria de produção, está sustentado no principio da participação colaborativa discente e docente e no estimulo a articulação dos conteúdos programático de História para o 3º anos, assim como de disciplinas, apresentado com base em aprofundamento por meio de pesquisas escolares e práticas artísticas e culturais.
IV - Metodologia Estratégias de ação • Distribuição de cópias do projeto para análise visando agregar sugestões de colegas e alunos.
• Redação final com os acréscimos realizados
• Envio do projeto para análise da direção e coordenação pedagógica.
• Definição dos professores e matérias que farão adesão a proposta.
• Encaminhamento prático através de roteiro, com as estratégias pedagógicas especificas, discutidas e escolhidas no processo de consulta, além das estratégias gerais apresentadas nesse texto.
• Definição de data e programação da apresentação da primeira edição temática do projeto e das demais subsequentes.
• Distribuição do questionário de avaliação e posterior publicação dos resultados.
• Avaliar possibilidade para apresentação do projeto e de seus resultados no (Feira de Arte, Ciências e Tecnologia – CIENART) Estratégias metodológicas (gerais) Quanto as linguagens, pretendemos utilizar música, poesia, teatro, dança, artes visuais, artes plásticas e audiovisual (mostra de vídeos).
Em termos de articulação dos temas, cada apresentação nas respectivas linguagens deverá observar as ligações apropriadas. Dessa maneira, o Sarau temático cujo tema é , “A arte denuncia a ditadura e anuncia a necessidade da liberdade e da igualdade.”, será realizado com a apresentação de produtos culturais que façam referências diretas ao tema e/ou que tenham sido produzidos no período.
Uma forma mais simples pode ser esta, utilizando somente a obra artistica, sem preocupação em dar um maior destaque a biografia dos autores, como fizemos no dia da consciência negra de 2015.
Porém, nos saraus que trabalharão com os temas referentes a produção cultural no periodo da ditadura (1960/1970), São João e Consciência Negra, a forma mais apropriada é pesquisar e apresentar além das obras artisticas, também biografias, considerando que há uma grande produção artistica e autores relevantes ligados a estes temas.
No caso do primeiro Sarau, cujo tema é ligado a luta em favor da democracia no período de 1964 a 1985 trabalharemos com artistas de grande importância no período da luta e da resistência contra a ditadura civil-militar. No caso da música, Chico Buarque, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, Caetano Veloso e Gilberto Gil e até mesmo artistas da chamada música brega como Odair Jose, que embora não tenha estabelecido um confronto direto com a ditadura, também foi perseguido pela censura ou no caso de Roberto e Erasmo Carlos que não tiveram problemas com a censura, mas que foram muito populares no período e objeto de algumas controvérsias. Assim pode ser com poetas, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas e etc. Desta forma quem escolher apresentar determinada obra, também pesquisa e apresenta a vida do autor. Alguns autores de destaque no periodo, dentre outros, no caso do cinema: Ruy Guerra, Gláuber Rocha, Nelson Pereira dos Santos. Teatro: Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, José Celso Martinez Correa, Amir Haddad. Poesia: Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo e Neto, Ferreira Gulart. Artes Visuais: Henfil. Artes Plásticas: Hélio Oiticica, Sérgio Ferro, Alipio Freire, Cláudio Tozzi
Responsabilidades pela execução do projeto.
Por ser um projeto de área de humanas e de linguagens, a proposta tem maior aderência destas áreas, porque se propõe articular conteúdos programáticos, artes e novas tecnologias. Neste caso, as disciplinas de História, Sociologia, Artes, Português, Literatura, Filosofia e Redação oferecem um campo bastante vasto para fazer a articulação.
O que não impede, e é também desejável, que as matérias da área de exatas busquem conteúdos próprios que possam fazer a articulação com os temas, Como isso pode precisar de algum tempo, a proposta é realizarmos os primeiros saraus fazendo a interdisciplinaridade com as matérias afins ou trabalhar com as três matérias que oferecem maior facilidade para fazer ligações ou pontes, tanto entre si, assim como em relação aos conteúdos programáticos e os temas dos saraus.. V - Orçamento Detalhado A proposta orçamentária tem como base alguns equipamentos que a escola já dispõe,o que não implicará em gastos extras .São eles:
Caixa de som; datashow; microfones; computador; acesso a internet, máquinas para xérox
Em termos de material de custeio, primeiramente precisaremos realizar o planejamento especifico de cada sarau para definir o quanto será necessário para a compra de material como papéis de diversos tipos, tecidos como TNT etc. Neste caso, teremos que aguardar por uma discussão das escolhas que os alunos (as) irão fazer em termos de produção de cartazes/painéis, esquetes teatrais, coreografias e etc. Estimamos inicialmente um valor aproximado de R$500,00 para o custeio do material pedagógico, produção da arte do cartaz e etc..
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Sarau Multicultural no Edélzio, um dia histórico na cidade de Santa Rosa de Lima
domingo, 28 de junho de 2015
Sarau Virtual Noites de São João, Noites de Junho
segunda-feira, 20 de junho de 2016
COLÉGIO SERGIPANO MOSTRA COMO É POSSIVEL CONHECER O NORDESTE ATRAVÉS DO CANCIONEIRO DE LUIZ GONZAGA.
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PROJETO VISITANDO E APRENDENDO COM OS
MUSEUS E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO
DA CIDADE DE LARANJEIRAS.
O Projeto em tela será realizado por professores do Colégio Profissionalizante Governador Seixas Dória. O público alvo serão os alunos do EJA Ensino Médio
1. INTRODUÇÃO
Laranjeiras - Cultura e história em Sergipe
Cultura e história se misturam na pequena cidade de
Laranjeiras (SE), situada a 18 km de Aracaju. Conhecida por seus grupos
folclóricos e prédios históricos, Laranjeiras é um convite ao passeio no tempo
e resguarda parte da época colonial sergipana.
A concentração de igrejas numa pequena área da
cidade é de chamar atenção. Tão logo que o visitante chega, o calçadão secular
de pedras em meio a trapiches e prédios históricos formam um conjunto arquitetônico
de tirar o fôlego. Totalmente restaurados, os prédios abrigam hoje um campus da
Universidade Federal de Sergipe e reflete parte da história dos séculos
passados. Mas isto é apenas o começo.
Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a época do
Brasil colônia. Laranjeiras, situada a 18km
de Aracaju e Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe, tem muita
história para contar. A cidade já foi uma das mais importantes de Sergipe,
berço da educação, política e da economia. O município só não se tornou a capital
de Sergipe por conta de uma manobra política do Barão de Maruim, que transferiu
a sede de São Cristóvão para Aracaju.
As terras pertenciam a Freguesia de Socorro e
naquela região foi construído um pequeno porto às margens do Cotinguiba, que
ficou conhecido como Porto de Laranjeiras. A movimentação pelo rio Cotinguiba
era intenso e, logo, o porto passou a ser parada obrigatória. Em torno dele o
comércio ganhava espaço, principalmente a troca de escravos. Mas a partir de
1637, o pequeno povoado das Laranjeiras também sofreu com os ataques e depois
com o domínio holandês, deixando traços bastante expressivos no município.
Muitas casas foram destruídas, mas o porto, um ponto estratégico, foi
preservado.
Ao andar pela cidadezinha com cerca de 25 mil
habitantes, os vestígios dos séculos XVII, XVIII e XIX são latentes, como o
Quarteirão dos Trapiches, os prédios do Museu de Arte Sacra, Museu Afro, Casa
de Cultura João Ribeiro, Escola Zizinha Guimarães, Teatro Santo Antônio, Teatro
São Pedro, o Mercado Municipal e a Ponte Nova, todos atrações turísticas da
cidade.(...)
(...) O regime escravocrata também deixou marcas na
construção populacional e cultural de Laranjeiras e tão logo caminhando por
suas ruas se percebem traços da miscigenação, além das manifestações culturais
e folguedos da região, como o Caboclinho, o Lambe-sujo, Reisado, Taieira, São
Gonçalo, que costumam animar festas e feiras, entre elas o Encontro Cultural de
Laranjeiras, evento que existe há mais de trinta anos. Laranjeiras também
possui o Terreiro Filhos de Obá, de origem Nagó e que é tombado pelo Governo de
Sergipe, por manter a religiosidade e tradições afro no Brasil.(...)
(...)Há ainda o Centro Histórico de Tradições, bom
lugar para procurar informações sobre as apresentações e conhecer um pouco da
história da cidade. A própria sede é um galpão do século 19 que funcionava como
alojamento de escravos e depósito de produtos. O local era estratégico para
exportação, por estar às margens do rio Cotinguiba, que corta a cidade, então
conhecida pelos engenhos e plantio de cana-de-açúcar.
2. OBJETIVO GERAL
Proporcionar um contato mais
próximo dos alunos com os registros da história politica, econômica, cultural e
social sergipana e brasileira , pertencentes ao acervo dos diversos museus e no patrimônio material existente em
Laranjeiras .
2.1 - ESPECIFICOS
- Trabalhar conteúdos escolares,
proporcionando ao mesmo tempo, espaços
de convivência humana e fortalecimento de vínculos.
- Promover situações de aprendizagens que fortaleçam uma lembrança mais permanente.
- Promover situações de aprendizagens que fortaleçam uma lembrança mais permanente.
3. JUSTIFICATIVA
A escola é uma instituição social que deve ter a visão do que é mais
importante para seus alunos.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo. As visitas guiadas a museus e cidades históricas, são maneiras de possibilitar isso.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências matemática e outras áreas de conteúdos curriculares.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando sentido e significado ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
.
4. METODOLOGIA
Antes da visita ao museu focaremos em alguns temas que já são objetos de estudo das aulas regulares, no caso das aulas de Sociologia e História as questões ligadas ao mundo do trabalho, incluindo o trabalho escravo.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo. As visitas guiadas a museus e cidades históricas, são maneiras de possibilitar isso.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências matemática e outras áreas de conteúdos curriculares.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando sentido e significado ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
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4. METODOLOGIA
Antes da visita ao museu focaremos em alguns temas que já são objetos de estudo das aulas regulares, no caso das aulas de Sociologia e História as questões ligadas ao mundo do trabalho, incluindo o trabalho escravo.
Isso possibilitará perceber um sentido de estudo e aprendizagem na
viagem a Laranjeiras. Essas discussões
na sala de aula, servirão como uma forma
de lembrar aos alunos sobre o processo educativo a que estarão sujeitos, dando
um direcionamento para os mesmos acerca do trabalho que será desenvolvido, bem
como dos objetivos a serem alcançados.
Perguntas como o que encontrarão na visita ao museu e a cidade, quais aspectos chamaram mais a atenção, qual a importância dos mesmos para a formação deles, aspectos acerca da época vivida, enfim muitas riquezas podem e devem ser aproveitadas.
Os alunos participarão das discussões e serão solicitados a complementar o que escreveram com pesquisas na internet sobre a cidade de Laranjeiras e seus museus.
Perguntas como o que encontrarão na visita ao museu e a cidade, quais aspectos chamaram mais a atenção, qual a importância dos mesmos para a formação deles, aspectos acerca da época vivida, enfim muitas riquezas podem e devem ser aproveitadas.
Os alunos participarão das discussões e serão solicitados a complementar o que escreveram com pesquisas na internet sobre a cidade de Laranjeiras e seus museus.
Dessa maneira, a visita não será algo isolado, pois terá um antes e um
depois.
Contar com a participação e envolvimento dos estudantes durante as discussões de um projeto como esse é fundamental, pois o trabalho deve se dirigir para o centro de interesse dos mesmos.
Contar com a participação e envolvimento dos estudantes durante as discussões de um projeto como esse é fundamental, pois o trabalho deve se dirigir para o centro de interesse dos mesmos.
Abaixo elencaremos um esboço de roteiro sobre os aspectos mais
importantes da viagem, algumas perguntas serão formuladas para serem feitas ao guia de
turismo, a fim de dar maior direção e riqueza às informações recebidas. Além
disso, devem lembrar os objetivos do projeto, o que querem descobrir, onde
pretendem chegar com os conhecimentos da visita ao museu e a cidade.
Como exemplo: É importante conversar sobre as características dos documentos e obras ali existentes, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu e do patrimônio histórico da cidade.
Segundo Letícia Julião, mestre em ciência política pela UFMG, ex-diretora do Museu Histórico Abílio Barreto, “é fundamental a implementação de um programa de pesquisa institucional permanente, capaz de restituir-lhes o papel de espaço destinado à construção e disseminação do conhecimento na sociedade, [...] que tem reduzido os museus a lugares de turismo e lazer”.
Para isso, será produzido um questionário para que os alunos possam produzir um relatório de viagem e de pesquisa.
Como exemplo: É importante conversar sobre as características dos documentos e obras ali existentes, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu e do patrimônio histórico da cidade.
Segundo Letícia Julião, mestre em ciência política pela UFMG, ex-diretora do Museu Histórico Abílio Barreto, “é fundamental a implementação de um programa de pesquisa institucional permanente, capaz de restituir-lhes o papel de espaço destinado à construção e disseminação do conhecimento na sociedade, [...] que tem reduzido os museus a lugares de turismo e lazer”.
Para isso, será produzido um questionário para que os alunos possam produzir um relatório de viagem e de pesquisa.
5. CRONOGRAMA
Visita a Laranjeiras em 03 de Março de 2018 .
Sábado – 13h, saída da escola. Retorno às 18h
Sábado – 13h, saída da escola. Retorno às 18h
6. RESULTADOS
O projeto deve apresentar vários aspectos referentes à melhoria do processo de ensino aprendizagem, uma vez que trabalhamos leitura e escrita através de relatórios apresentados pelos alunos, como também a socialização dos mesmos fora do ambiente escolar e o conhecimento adquirido além dos livros. Devemos destacar a importância da integração entre escola e sociedade na realização de uma aula de campo. No final da atividade, os alunos receberão formulários para uma avaliação, o que gostaram, o que aprenderam, o que sugerem para os próximos, assim os alunos ficarão mais receptivos e interessados e acompanharão melhor o desenrolar das atividades. No relatório e nos formulários de avaliações serão observados:
a) O olhar dos alunos sobre a cidade e o seu patrimônio, incluindo o acervo dos museus, destacando a riqueza e variedade do acervo, o estado de conservação, a contribuição do patrimônio do acervo e do patrimônio histórica da cidade para a sua formação escolar.
b) Aspectos da geografia, economia, politica e cultura da cidade.
c) A presença do negro em Laranjeiras em decorrência da economia do açúcar.
d) A importância cultural de Laranjeiras em decorrência da presença de um grande contingente de negros e por causa da riqueza econômica.
e) O movimento abolicionista e republicano em Laranjeiras.
7.
BIBLIOGRAFIA
Página Facebook
Educar é a arte de ensinar, - PROJETO VISITA
AO MUSEU DE PALMAS. Disponivel em: <https://www.facebook.com/permalink.php?id=265024733575098&story_fbid=533762490034653>
Acesso em 17 de fevereiro de 2018
Portal Infonet, Laranjeiras - Cultura e
história em Sergipe. Disponivel em: http://www.infonet.com.br/blogs/silviooliveira/ler.asp?id=87486 Acesso e 17 de fevereiro de 2018
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Projeto Encontro de Adolescentes e
Jovens do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania. Em elaboração.
Local: Chácara no povoado Aningas – município de São Cristóvão.
Dia: 24 e 25 de fevereiro de 2018 (sábado e domingo).
Quantidade esperada: Entre 10 e 15 pessoas no sábado e entre 5 e 8 pessoas
no segundo dia.
Objetivos: Reunir um grupo de adolescentes egressos das oficinas
do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania,
para a troca de informações sobre
temas ligados aos aspectos sociais e coletivos do cotidiano, como cidadania,
direitos humanos, ecologia, cultura, sexualidade e etc., visando colaborar para
complementar e enriquecer a formação cultural, ética, social
e humana ofertadas pelas oficinas
culturais do ponto de cultura e pela escola.
Público Alvo: Preferencialmente
meninos (as) que participaram da oficina do audiovisual e das outras
oficinas do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, posteriormente serão
incorporados outros (as) que participam de atividades culturais ligadas a outros
projetos e programas. Podem vir acompanhado de pai ou mãe, caso queiram.
Programação (em construção).
Sábado (24 de Fevereiro de 2018)
1
– 7:00 - Saída do Conjunto Jardim (ponto de ônibus na BR). Haverá um pequeno
grupo que irá de carro, levando os mantimentos, material de apoio e equipamentos sonoros e visuais. Outros irão
de ônibus.
2
– 8:20 – Chegada ao local, arrumação, apoio a limpeza, guarda de material.
3
– 8:50 – Leitura das regras, divisão do trabalho em equipe e orientação para a
primeira atividade.
4
– 9:00 - Abertura com leituras e canções da MPB sobre o cuidado com a nossa comunidade e com o
nosso país.
4
– 9:20 – Inicio da primeira atividade. Formação de sub-grupos para rodas de
conversa sobre as seguintes
questões: O que temos de melhor e de
pior em nosso bairro e o que colabora para o nosso crescimento e para a nossa
descida? O que podemos fazer para nos aproximarmos mais do que colabora para o nosso crescimento
e nos afastarmos mais do que colabora para a nossa descida? Quem são os nosso
aliados/parceiros e quem são os nossos oponentes/contrários
5
– 10:00 – Colagem das etiquetas com o resumo da roda de conversa, apresentação
e debate com todo mundo junto.
6
– 11:00 – Passeio pelo local, para fotografar o lado belo e o lado feio do
povoado.
7
– 12:00 – Almoço
8
– 13h00 – Retomada das atividades da atividade da tarde. Formação de sub-grupos
para rodas de conversa sobre as seguintes questões:
O
que está acontecendo com a economia e com a politica do país e que está
empobrecendo ainda mais quem mora na periferia? Porque estão transformando “o
país inteiro em um puteiro, onde assim se
ganha mais dinheiro” , como diz uma
canção do Cazuza? Quem está participando e apoiando a situação de
empobrecimento da nossa gente e quem está lutando contra isso?
14h30
– Apresentação do tema em forma de dramatização, coreografia, paródia e etc.,
para todos os presentes.
15h30
– Apresentação de slides ou filme que possam colaborar para a mudança ou
transformação positiva da atual situação.
16h
– Ida até o rio para o banho. Retorno às 17h30 – Retorno para casa
Domingo (25 de fevereiro)
8:00
– Abertura com leituras e cânticos de música popular brasileira sobre o tema do dia anterior.
8h30
– Caminhada pela comunidade para fazer recolhimento de lixo e ida para banho de
rio.
10h
- Roda de conversa com o tema: Como enfrentar a questão do lixo em nossa
comunidade? Como podemos fazer para nos educar e colaborar na educação dos
outros? O que fazer para que a prefeitura cumpra a sua parte?
Após
a roda de conversa, exibição de filmes curtos
sobre o tema do lixo, apresentando como essa realidade é enfrentada em outros locais do país e a importância da
preocupação com o tema.
12h
– Almoço
13h
– Roda de conversa. O que precisamos melhorar no trabalho com arte e cultura
que desenvolvemos na comunidade? Quais as dificuldades e como podemos
enfrentá-las?
Continuidade
do planejamento das atividades de 2018 e exibição de filmes curtas sobre arte e
cultura nas comunidade.
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I Encontro
de adolescentes e jovens da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e
Cidadania.
Relatório
Esta atividade aconteceu nos dias 24 e 25 de março
de 2018 , com inicio no sábado por volta das 10h, no povoado Aningas, municipio
de São Cristóvão, quando colocamos as
cadeiras embaixo das mangueiras. Antes de discutir e aprovar as
regras de convivência para os dois dias do encontro, realizamos duas
dinâmicas de integração.
Já no domingo, começamos por volta das 9 horas, fizemos uma tempestade de idéias com as melhores lembranças do dia anterior, fizemos a leitura das regras de convivência aprovadas no sábado e mais duas dinâmicas de integração.
A programação do encontro nos dois dias, contou com
caminhadas no povoado e ida ao rio para tomar banho, além de momento livres
para brincadeiras, como pique esconde, futebol e etc., além das rodas de
conversas e roda de cultura no período da noite de sábado, conforme
relatado abaixo.
O encontro foi coordenado por uma equipe formada
por uma adolescente, dois jovens e um adulto, os quais se reuniram em quatro
momentos para planejar a programação do encontro. Este grupo foi quem
liderou os times da metodologia, da cozinha e da limpeza, formados
para os dois dias do encontro. A coordenação
pedagógica e estrutural/logistica ficou a cargo do professor e agente
cultural, Zezito de Oliveira.
Em termos de quantidade de participantes contamos
com a presença de 12 participantes, mas não em todos os momentos, porque
tivemos quem só participou em um dia.
Agradecimento especial a Prefeitura do municipio de Nosso Senhora do Socorro, pela colaboração no transporte do primeiro dia, no horário de ida e a José Menezes da Farmácia Menezes e a Maxi Ferreira, integrante da Ação Cultural, pela colaboração financeira, assim também como as familias dos adolescentes e jovens que colaboraram com a alimentação.
Agradecimento especial ao casal Sr. Pedro Estevão e Sra. Olivia Estevão pela cessão do espaço da chácara, incluindo o acesso a residência para alimentação, banho e dormida.
Agradecimento especial a Prefeitura do municipio de Nosso Senhora do Socorro, pela colaboração no transporte do primeiro dia, no horário de ida e a José Menezes da Farmácia Menezes e a Maxi Ferreira, integrante da Ação Cultural, pela colaboração financeira, assim também como as familias dos adolescentes e jovens que colaboraram com a alimentação.
Agradecimento especial ao casal Sr. Pedro Estevão e Sra. Olivia Estevão pela cessão do espaço da chácara, incluindo o acesso a residência para alimentação, banho e dormida.
As regras de convivência aprovadas são as seguintes:
1 – Respeitar os horários.
2 – Manter o local limpo.
3 – Manter o respeito.
4 – Manter a organização.
5 – Seguir as regras.
Formação de
sub grupos para discutir as seguintees questões:
Roda de
Conversa 01 - O que temos de pior e de
melhor no Conjunto Jardim?
Melhor
As Escolas; A praça; O CRAS; A preservação do meio
ambiente; A maioria dos cidadãos; A força dos cidadãos no enfrentamento dos problemas diários; Algumas pessoas; O respeito.
Pior
Criminalidade; O lixo; A falta de
consciência; A ausência dos governantes; A lagoa de estabilização do
esgoto doméstico (fossa); A delegacia desativada; A falta de saneamento básico;
Os problemas no atendimento a saúde; A ausência de uma praça da juventude; A
forte influência das drogas na comunidade; As más companhias; As
estruturas precárias das escolas; Os esgotos a céu aberto; Os políticos.
O que colabora para o nosso crescimento?
A educação, os projetos socioculturais; Os agentes
culturais; A família; Alguns amigos; Os
professores; Os pais.
O que colabora para a nossa descida?
A falta de vontade de progresso; A não valorização
da comunidade; A falta de respeito e de compreensão; A insegurança; O fato de
saber que estamos sujeitos a tudo, que estamos expostos ao perigo.
Roda de Conversa 02 - Lixo
O que fazer para diminuir o problema no Conjunto Jardim?
Situação – A comunidade joga lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nos esgotos, no canal. Os pontos de descarte do lixo são os seguintes: Próximo as escolas Leão Magno, Seixas Dória, Poeta João Freire Ribeiro, Júlia Teles, ao bar Timbas, ao lado da lagoa de estabilização do esgoto ( fossa).
Foi lembrado que às vezes acontece atraso no recolhimento do lixo, principalmente por causa de atraso salarial dos funcionários. Entretanto, isso não deve servir como justificativa de nosso próprio erro. Reeducar o cidadão na comunidade; conscientizar a população através de frases em placas no ponto de coleta; Fazer palestra na comunidade sobre o lixo, trazendo especialistas para falar, assim como um gari; Colocar placas com frases criativas nos pontos de coleta.
Como podemos
fazer para colaborar na nossa educação e dos demais com relação ao problema do
lixo?
Juntar o lixo em casa e esperar o carro do lixo
passar; As escolas fazer projetos de educação ambiental com destaque para o
lixo; Solicitar a prefeitura que instale pontos para a coleta seletiva do lixo; Fotografar os pontos
do bairro em que a população faz descarte, para
fazer exposição de fotografias nas escolas e em outros locais para
chamar a atenção da comunidade e das autoridades municipais; Solicitar da prefeitura
ou do governo do estado, uma oficina com material reciclado, para ser realizado
com a colaboração das escolas e com a Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude
e Cidadania.
Informação complementar. De 6 adolescentes/jovens presentes, 4 tem familiares que trabalham ou trabalharam como gari.
Informação complementar. De 6 adolescentes/jovens presentes, 4 tem familiares que trabalham ou trabalharam como gari.
Um dos participantes do encontro, disse que no
inicio do ano de 2017, um de seus professores comentou que tinha um proposta de
projeto de conscientização sobre o lixo, mas depois não voltou mais a falar
sobre isso.
Uma das participantes informou que o problema do
lixo é geral. Tem uma tia que trabalha como gari e que no dia seguinte, após a
festa do último reveilon na orla da praia de atalaia, foi preciso a convocação
de todas as equipes de limpeza para dar conta do serviço de limpeza na praia.
Os políticos podem ser aliados ou
inimigos.
O que fazer
para que a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro cumpra com o seu papel com
relação a questão do lixo?
Conscientizar os moradores, apontando os prejuízos
que temos em não cobrar os nossos direitos.
Fazer palestras que busquem conscientizar crianças
em escolas, pedindo aos que assistirem procurar passar adiante de alguma forma
o que aprendeu.
Mostras aos governantes que estamos conscientes e
que conhecemos nossos direitos e deveres.
Roda de Conversa 03 - O que temos de arte e cultura no Conjunto
Jardim?
O que ajuda? Show de talentos nas escolas; CRAS com oficinas culturais; Grupo de capoeira Leão Terra Nossa; Dança em geral; A música do MC César Levines.
O que atrapalha? A falta de união das escolas. A falta de interesse da comunidade; As aulas de zumba (porque é uma dança que trabalha somente com o aspecto imediato, sem compromisso com a identidade cultural, é apelativa e atrai um grande numero de rapazes em busca de mulheres); A banda na escola (dificuldade de acesso dos alunos que estudam na escola, protecionismo/apadrinhamento pessoal, pouca preocupação com questões pedagógicas).
O que precisamos fazer em termos de planejamento das atividades do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.
Ampliar o projeto das oficinas culturais. Para isso precisamos de mais recursos,
oficinas artísticas variadas, mais divulgação,
melhorar o comportamento nas oficinas. Mais apoio dos governantes; Mais
respeito, atenção e união; Mais materiais.
Contamos com pessoas interessadas, porém temos preconceitos de famílias e de alguns adolescentes e jovens da comunidade com relação a alguns tipos de linguagens e/ou estilos. Como é o caso do Rap e da dança. A dança sofre por conta de um padrão popularmente conhecido como dança imoral ou sexualmente apelativa. Mesmo que a oficina do Ponto de Cultura não trabalhe com esse padrão. Já o Rap ainda é considerando por muito como som de malandro, de marginal.
Para o ano de 2018 teremos a realização das oficinas de RAP e de Audiovisual, sem previsão de recursos governamentais. A primeira com inicio previsto para abril e a segunda com inicio previsto para maio, a serem realizadas na Escola Júlia Teles.
Em função da necessidade do aprofundamento da discussão sobre a questão do corpo na arte e o corpo na vida, principalmente com relação a dança, ficamos de marcar um momento na escola, durante uma manhã ou tarde de sábado para realizarmos esse debate, com convidados de fora. Foi sugerido o nome de um professor da universidade que tem estudos neste campo, inclusive partindo de referenciais bíblicos e professores (as) de dança com atuação na comunidade.
Foi lembrado da necessidade de continuidade das reuniões de planejamento para as oficinas de Rap e do Audiovisual.
Com relação a oficina de RAP, foi solicitado com urgência de David Santos, que é instrutor e coordenador
da oficina, que concluísse o planejamento da oficina de rap especial que será
levado como convite e amostra para os estudantes das escolas da comunidade,
afim de atrair mais interessados para os encontros da oficina de Rap na Escola
Júlia Teles.
Da mesma maneira, foi solicitado que o mesmo desse continuidade ao planejamento 2018 dos encontros de oficinas no sábados a tarde.
O primeiro encontro de planejamento da oficina de audiovisual 2018, ficou marcado para o dia 26 de fevereiro, na Escola Júlia Teles.
Roda de Cultura – 05
Esta contou
com apresentação de documentários,
clips, poesias e bate papo.
A Natureza do Lixo
Este documentário é resultado de um projeto de uma oficina de audiovisual, o que guarda bastante semelhança com uma de nossas atividades.
Este documentário é resultado de um projeto de uma oficina de audiovisual, o que guarda bastante semelhança com uma de nossas atividades.
Dailisson – Gostei, tive mais aprendizado. O que achei errado foi matarem os urubus.
Samanta- Não sabemos o que acontecerá amanhã, mas hoje nos devemos preocupar . Tem que haver parceria da comunidade com a prefeitura para enfrentar a questão do lixo.
Daivinho Santos – O respeito a contribuição que todos fazem no debate do problema na comunidade e as campanhas contra a poluição.
Leticia – A imagem do lixão foi a imagem mais marcante para mim.
Samantha – Uma imagem que me marcou é quando a câmara parte do chão e vai subindo, mostrando a movimentação de lixo como papel e plástico que segue pelo ar. Considero que houve uma grande contribuição aos assuntos sobre o lixo que debatemos nas rodas de conversa (período da manhã).
Flores do Jardim
Gostamos da participação dos alunos na realização
do filme, mostrando o lado bom da escola na época, inclusive com a quadra sendo
utilizada. A escola em um estado de conservação um pouco melhor. A
disponibilização da escola entrevistas dentro dela. A imagem de uma rua próxima
a escola. Não gostamos do lixo.
Clip Voa Passarinho
A participação dos jovens; o vídeo profissional; a
música boa, espontânea , original e criativa.
Roda de Conversa 05 - Avaliação do
encontro e sugestões para os próximos.
Fazer
uma organização melhor. Ex. Organizar os ingredientes para a fogueira da roda
de cultura. Promover mais dinâmicas;
Produzir um livro com seleção de canções e de
poesias para melhorar a preparação da roda de cultura.
I
Iniciar a preparação do segundo encontro, após o término desse, o qual será realizado nos meses de junho ou julho na Chácara da Pastora e o terceiro em outubro ou novembro na praia do Pontal em Indiaroba (o local será visitado para verificar condições). Os próximos encontros deverão começar na sexta e terminar no domingo.
Iniciar a preparação do segundo encontro, após o término desse, o qual será realizado nos meses de junho ou julho na Chácara da Pastora e o terceiro em outubro ou novembro na praia do Pontal em Indiaroba (o local será visitado para verificar condições). Os próximos encontros deverão começar na sexta e terminar no domingo.
Para os próximos encontros, uma parte do pessoal deverá chegar ao local antes, para arrumar o material, organizar o ambiente e etc.
Para os próximos encontros buscar mais assuntos ou temas para as rodas de conversa (opcional).
Providências para os próximos. Repelente e kit de primeiros socorros.
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