segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A derrota da esquerda desde 2013, tem um componente de base cultural fortíssimo. Atentemos!!

Em 04 de dezembro de 2020,  publiquei a frase acima em meu story  no facebook

Hoje, 14 de dezembro de 2020, leio a manchete do programa da manhã do 247. “Bolsonaro resiste no Datafolha. Por que?”

Em entrevista a BBC no ano de 2018, Pepe  Mujica afirmou: Transformamos pobres em consumidores e não em cidadãos.”

As questões ligadas ao espirito, a cultura, aos sentidos do viver,  àquilo que Jesus de Nazaré afirmou  ser  também necessário, assim como o pão que alimenta o corpo, “O homem não vive somente de pão”,   ficou ao encargo da rede globo, das igrejas, da comunicação de massa em geral, religiosa e não religiosa.

Sobre a afirmação de Mujica, as administrações de esquerda que conheço , continuam a insistir no mesmo erro. Em Aracaju onde moro,  o prefeito, comunista histórico, eleito pelo PC do B e reeleito pelo PDT, segue o mesmo padrão da esquerda tradicional brasileira.

Tenho um amigo, prefeito eleito e reeleito pelo PT em uma cidade do interior sergipano, a mesma coisa.

Os sindicatos de esquerda, mesmo os que investiram na cultura, nos tempos das vacas gordas, nunca consideraram a questão cultural como questão politica central, para ocupar  uma mesa de congresso ou conferência, por exemplo.  Limitaram-se a conceber a arte e a cultura como agitação e propaganda, tão somente.

É fato que a base econômica material tem primazia, não estou negando isso.  Afinal, se retirar o auxilio emergencial, a popularidade de Bolsonaro cairá.

Porém os valores culturais que sustentam o bolsonarismo  continuarão fortes, além da existência física de Bolsonaro.

Esse pode até morrer da COVID 19, mas os valores fundamentalistas, arcaicos, negacionistas, de retrocesso,  continuarão sendo alimentados e retroalimentados.

E não apenas por setores das igrejas, e ainda bem que temos os que estão verdadeiramente do lado do Jesus dos Evangelhos.  Mas não possamos esquecer  da rede globo, do sistema de comunicação de massa em geral.

A atuação se dá fortemente nas bases, em pequenos grupos ou células comunitárias, e/ou  por meio das ondas eletromagnéticas e cabos de fibra óptica.  

Importante!  quando nos referimos a cultura, estamos a nos referir a arte, a memória histórica, a comunicação, a religião, a ação cultural.

Zezito de Oliveira

P.S.: Temos disposição em publicar um texto analitico e mais extenso sobre o assunto. Quem quiser, pode enviar depoimentos ou referências bibliográficas/ filmográficas.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=rlO4mz4UBW8


https://www.youtube.com/watch?v=hIrTlPtRzaE



 Aqui um texto datado, direto de Portugal, mas que guarda semelhança com acontecimentos aqui no Brasil, mesmo nos dias de hoje.  

A esquerda e a cultura



Nenhum comentário: