domingo, 13 de dezembro de 2020

PENSAR EM LUIZ GONZAGA COMO LEMBRANÇA DE UM POVO QUE SE PERDEU, MAS TAMBÉM COMO POSSIBILIDADE DE REENCONTRAR CAMINHOS.

 Lula em visita ao museu Cais do Sertão - Recife (PE)

Ricardo Stuckert
Hoje é dia  de Seu Luiz Gonzaga!

Dia Nacional do Forró!

Dia de Santa Luzia!

Dia do meu casamento na igreja católica (2013) , antes teve o casamento civil e o casamento em ritual xamanico (2009), banhado pelas águas e  na companhia do ar  árvores, fogo e gentes da Amazônia, além de companheiros/companheiras  de outros países da América Latina e outras regiões, integrantes da grande comunidade  "Caravana Arco-íris Pela Paz".

E Luiz Gonzaga tornou-se para mim, presença forte e “estranha”, como se estivesse   próximo, uma presença sentida,   a partir do momento em que aceitei o desafio de dirigir o Gonzagão (2007 à 2009) , pós “terra arrasada” herdada  do terceiro governo de João Alves Filho (DEM).

Uma presença “estranha”,  semelhantes ao que ouvi de alguns artistas que representaram pessoas falecidas ,  no teatro e no cinema.

E  pensar em Luiz Gonzaga como necessidade de conhecer melhor o nordeste e sua gente, foi reforçado ainda mais pela aproximação e parceria  que fizermos com o professor  José Augusto de Almeida, também de saudosa memória.

E momento fantástico  dessa parceria foi realizada por meio da Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai à Escola.

Neste ano de 2020,  por meio das Lives de quinta da Ação Cultural, lembramos de Luiz Gonzaga, direta e indiretamente,  em quatro  momentos.

Luiz Gonzaga - Pense N'Eu ft. Gonzaguinha

https://www.youtube.com/watch?v=Q9n7oz0-yW0

A primeira na companhia do jornalista, professor e doutor em Sociologia, Thiago Paulino e do cantor, compositor, música e produtor cultural ligado ao mundo do Forró, Alberto Marcelino, depois na companhia do professor, escritor e doutor em Filosofia, José Paulino, em seguida na companhia do radialista, produtor e pesquisador do mundo do forró, Paulo Correa e do professor de artes e mestrando de culturas populares, Wendel Salvador e por último na companhia do cantor, compositor, produtor cultural ligado ao mundo do forró e líder sindical, Joaquim Antônio.

A promessa era realizarmos a terceira “Ao Vivo” no dia de hoje, mas por demanda de trabalho envolvendo a escola e a lei Aldir Blanc, ficamos impedidos de fazer isso.

Memória das lives da Ação Cultural na quarentena.



E para terminar, republicamos ontem,  12/12/2020, com destaque no facebook e no twitter,  titulo da  entrevista do rapper Emicida concedida ao jornal El País. Nossos livros de história são os discos”.

Que saibamos reconhecer isso também nos discos de Gonzaga. Assim, muito pode ser feito, inclusive releituras, como o recente e  excelente trabalho dos artistas sergipanos Nino Karvan e Alberto Silveira.

Além da utilização dos discos de Gonzaga em sala de aula, em  oficinas artísticas e culturais, em adaptações para a televisão e cinema, na produção de curtas de ficção e documentários, artes plásticas, artes visuais, literatura, pesquisa histórica  e etc..

E o que vale para Gonzaga, vale também para tantos artistas geniais que temos, sejam jovens ou antigos.

 E saudando outro grande artista sergipano,  Rogério, que também já nos deixou, fico a pensar, quanto forró bom deve estar sendo tocado daqui e para além, até a eternidade.

Eternidade entendido aqui, como àquilo que a memória ama, como afirmou a poetisa Adélia Prado. E amo Gonzaga como a memória, imperecivel, aqui pegando a continuação da afirmação da poetisa.

HOMENAGENS A GONZAGÃO EM 2020 

No Dia do Forró, grupo realiza missa virtual em homenagem a Luiz Gonzaga no Piauí

Luar do Gonzagão - Pernambuco

Rogério - Santo Forrozeiro https://www.youtube.com/watch?v=oNLYQgUOVOM

E aqui na versão gravada pelo filho de Rogério, Pedro Luan  https://www.youtube.com/watch?v=fsKc9VysRnM

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha - "A Vida do Viajante"



Álbum Completo_A Viagem de Gonzagão e Gonzaguinha (Disco 1 e 2)_Gonzagão e Gonzaguinha


E na companhia de Gonzaga, José Augusto,  Rogério e Gonzaguinha, os que se foram e lembrados nesse artigo memorial, também temos a companhia de meu pai, José de Deus Santos, músico e professor de música,  que se  foi em 2018, também nesse periodo, perto do final do ano, mês de novembro. 



Zezito de Oliveira - Educador e agente cultural.

E tem mais....



Nenhum comentário: