domingo, 27 de dezembro de 2020

OS DIAS QUE CORREM TRAZENDO A MEMÓRIA DO TEMPO BOM DOS RETIROS/ACAMPAMENTOS DA AMABA/PROJETO RECULTURARTE.

 Estes dias  que correm, entre o natal e amanhã, dia 28/12/2020,  são dias que nos recordam alguns momentos na AMABA/Projeto Reculturarte, nos dias que antecediam os retiros/acampamentos, lá pelos meados de 1990.

Eram dias de muito “frisson”,  como está sendo aqui em casa, com a preparação que começava  um ou dois meses antes, com a procura de um local de realização, neste caso, sítios, casas antigas, como em Propriá, casas de retiro pertencentes a igreja católica, localizada no interior e cercada de amplo espaço, arvores frutíferas e rios, em muitos  casos.

Já nos dias de hoje , também iremos para uma casa ligada a igreja católica, que acolhe tanto grupos que irão fazer encontros e retiros, como grupos pequenos ou famílias que queiram  passar alguns dias dentro de um antigo/moderno mosteiro, localizado dentro em uma região com  mata e  águas, na fronteira de Alagoas com Pernambuco.

E nesse tempo de pandemia, a segunda opção de grupos ou famílias para relaxar, descansar, rezar, está sendo mais comum e com as normas de proteção e segurança sanitária, inclusive com pequeno numero.

Sobre os retiros da AMABA/ Projeto Reculturarte,  já escrevi a respeito e também temos a fala recente  de dois participantes quando criança/adolescente, Rejane Conceição e José Cosme (Nano),  na gravação abaixo.

Amostra grátis do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte (1). A ser lançado em 2019.


Rejane Conceição no "Ao Vivo" sobre o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte)





E em junho de 2021, traremos mais informações sobre os retiros/acampamentos e muito mais, por intermédio do primeiro volume do livro Amaba/Projeto Reculturarte, cujo projeto para a primeira edição foi aprovado para receber apoio financeiro via Lei Aldir Blanc.

Sinopse da Obra   “AMABA/PROJETO RECULTURARTE: O ESQUECIDO CIRCULO DE

CULTURA DA ARACAJU DAS DÉCADAS DE 1980/1990. – VOLUME I

 É um livro que traz a tona, experiência educativa, social e cultural ocorrida entre os anos de 1983 e 2008, no Bairro América, localizado na periferia de Aracaju, tendo como base  o pensamento filosófico e pedagógico  do educador  Paulo Freire. São relatos e análises  com base principalmente em pesquisa  documental e entrevistas, e   coloca em pauta memórias e vivências de moradores vivendo  com sérios problemas de ordem familiar e social, mas que encontraram na AMABA/Projeto Reculturarte condições e oportunidades de superação, reforçando conhecimentos e habilidades que já possuíam, assim como adquirindo novos, no campo da cidadania, educação, comunicação,   convivência,  artes, saúde e  esporte. 

Para uma amostra resumida do que será abordado no livro:

AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990

hoje...


Ontem..



Nenhum comentário: