quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Roteiro da celebração "Zezito Acordou! Este ano eu quase morri. No próximo ano eu não morro."

 1 Abertura/ acolhida – Hidelbrando – Lembrar a companheira Simone Leite e as outras  pessoas vitimas da COVID. 

https://www.youtube.com/watch?v=Gxvh0mT1vuI&t=1158s



2 - Canto: A ternura (La Tendresse) - clipe

https://www.youtube.com/watch?v=bXQwl7ojLHI


https://www.youtube.com/watch?v=rEjvRktXeis


Symphonie dansée déconfinée - La tendresse


 3 - Recordação da vida: o sentimentos que trazemos desse período do Zezito

A começar por um resumo do texto produzido por Irene e depois eu falo rapidamente sobre o meu estado atual.

4 - Salmo:  30 (Edição Pastoral) – Leitura Edjane

*       SalmoCântico para a dedicação da casa. De Davi.

2         Eu te exaltoJavéporque me livrastenão deixaste que os inimigos se rissem de mim.

3         Javé, meu Deus, eu gritei para ti, e tu me curaste.

4         Javétiraste do túmulo a minha vidafizeste-me reviver dentre os que baixam à cova.

5*       Toquem para Javéfiéis seus, celebrem sua memória sagrada.

6         Sua ira dura um momento, e seu favor pela vida inteira.

Pela tarde vem o pranto, e pela manhãgritos de alegria.

7*       Quanto a mim, eu dizia tranqüilo: «Nunca serei abalado

8         Javé, o teu favor me assegurava honra e poder,

mas escondeste a tua face, e eu fiquei abalado.

9         Para ti, Javé, eu gritei, ao meu Deus eu supliquei:

10        «O que ganhas com minha morte, com minha descida à covaAcaso te louva o ou proclama tua fidelidade?

11        Javéescuta-me, e tem piedade de mim!  meu socorroJavé

12        Transformaste o meu luto em dança, e minha roupa de luto em roupa de festa.

13        Por isso, o meu ser canta para ti, e jamais se calaráJavé, meu Deus, eu te louvarei para sempre.

 

 5 - Leitura: Eclesiastes capitulo 3 (Edição Pastoral)

Edjane lê a primeira parte e Hildebrando a segunda

 Saber discernir os momentos -* Debaixo do céu  momento para tudo, e tempo certo para cada coisaTempo para nascer e tempo para morrerTempo para plantar e tempo para arrancar a plantaTempo para matar e tempo para curarTempo para destruir e tempo para construirTempo para chorar e tempo para rirTempo para gemer e tempo para bailarTempo para atirar pedras e tempo para recolher pedrasTempo para abraçar e tempo para se separarTempo para procurar e tempo para perderTempo para guardar e tempo para jogar foraTempo para rasgar e tempo para costurarTempo para calar e tempo para falarTempo para amar e tempo para odiarTempo para a guerra e tempo para a paz.

Viver o momento presente - Que proveito o trabalhador tira de sua fadiga10 Observei a tarefa que Deus entregou aos homens, para com ela se ocuparem11 tudo o que ele fez é apropriado para cada tempo. Também colocou o senso da eternidade no coração do homemmas sem que o homem possa compreender a obra que Deus realiza do começo até o fim12 Então compreendi que não existe para  homem nada melhor do que se alegrar e agir bem durante a vida13 compreendi também que é dom de Deus que o homem possa comer e beberdesfrutando do produto de todo o   seu trabalho14 Compreendi que tudo o que Deus fez dura para sempre. A isso nada se pode acrescentar,  disso nada se pode tirarDeus fez assim para ser temido15 que existe havia existido; o que existirá, também  existiuDeus busca aquilo que foge.

6 - Fala do Pe. Soares antecedida pela canção em homenagem a Nossa Senhora,  da autoria  de Gogó.  A música será colocada com a gravação original

 

7 – Partilha aberta aos interessados em falar – Tempo limitado a 2 ou 3 minutos.

 

8 – Preces aberta a participação livre. Podendo ser respondida ao final de cada uma – Senhor escutá-nos!!  Ou outra....


9 -  
 Quão Grande És Tu (cantado por Zezito)

Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
No céu azul de estrelas pontilhado
O Teu poder, mostrando a criação

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu, quão grande és Tu
Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu, quão grande és Tu

Quando a vagar nas matas e florestas
O passaredo alegre ouço a cantar
Olhando os montes, vales e florestas
O Teu poder, mostrando a criação

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu, quão grande és Tu
Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu, quão grande és Tu

Naquele dia quente de verão de 1885 na Suécia, Carl Boberg e outros da sua cidade foram a uma reunião que se realizaria a duas milhas ao sul de Monsteras. ... A atmosfera e a beleza da paisagem tocaram a mente poética de Boberg e ali encontrou expressões para escrever o hino que hoje conhecemos como “Quão Grande és Tu”.

https://www.youtube.com/watch?v=_D5njpDvyvI



 10 Antiga bênção celta ou benção de São Patricio – Leitura por Irene


Que o caminho venha ao teu encontro.

Que o vento sempre sopre às tuas costas e a chuva caia suave sobre teus campos.

E até que voltemos a nos encontrar, que Deus te sustente suavemente na palma de sua mão.

Que vivas todo o tempo que quiseres e que sempre possas viver plenamente.

Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram,
porém, nunca esqueças de lembrar aquelas que te alegraram.

Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém, nunca esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis.

Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram,
porém, nunca esqueças de lembrar as bênçãos de cada dia.

Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado.

Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam.

Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio,
uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta

Que Deus esteja contigo e te abençoe, que vejas os filhos de teus filhos, que o infortúnio te seja breve e te deixe rico de bênçãos.

Que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante.

Que Deus te conceda muitos anos de vida; com certeza Ele sabe que a terra não tem anjos suficientes… suficientes…
E assim seja a cada ano, para sempre!

 

11 -  Benção final por Pe. Soares com o Pai Nosso e Ave Maria.

 Pós Escrito - Em 16.11.1021

  Fiquei foi contente com a celebração pela Vida realizada no dia 11 de novembro de 2021, por encerrar um ciclo de encontros virtuais em favor da minha recuperação e cura, assim como de outras pessoas que contraíram a COVID 19. Nem todos conseguiram vir para casa com vida, mas muitas pessoas podem dizer assim como eu:  “Neste ano eu quase morri, no próximo ano eu não morro.”

Mesmo não completamente recuperado, ainda com sequelas, portanto em estado de convalescença, ainda em tratamento médico hospitalar, desde maio em casa. Depois de três meses no hospital, desde o final de fevereiro de 2021 quando dei entrada, até maio de 2021.

Agradecemos a presença das pessoas que puderam chegar, foram pessoas queridas, algumas que mesmo sem  conhecê-las pessoalmente, apenas pela internet, mostraram que não há barreiras, não há distâncias que nos separam, isso quando estamos em sintonia fina, em frequência mental que recebe e irradia ondas de ternura, cuidado, carinho, solidariedade e compromisso. Um encontro tornado possível pelo avanço da tecnologia. Agradeço as palavras de carinho e de reconhecimento, incluindo via chat. E mesmo quem não verbal, se manifestou com o sentimento, com a emoção.

Agradecemos também a equipe que se dedicou a organização, assim como as pessoas que deram o seu apoio, incluindo familiares.  Saúdo a todos em nome da minha esposa e companheira Irene Smith. 

Agradecemos ao CEBI por disponibilizar a conta da entidade na plataforma Zoom, o que nos garantiu permanecer sem o stress da limitação do tempo e com a possibilidade de gravação, a que estará disponível no YouTube até domingo.

Agradecemos a quem não participou, mas se justificou. Essa situação sabíamos que iria ocorrer, mas preferimos não abrir mão do dia (quinta-feira 11/11) , ao invés do sábado ou domingo, por conta do caráter simbólico que esta data teve  para mim e para familiares e amigos.

Valeu o esforço de quem chegou atrasado por conta de compromissos com o trabalho profissional ou religioso. Também houve pessoas queridas que tentaram entrar depois do término do encontro, por esta mesma razão, trabalho profissional e estudo. Valeu!!

Por último,  revendo a gravação,  observei  que esqueci de citar  o trabalho com a fisioterapia, por intermédio da Thamires. Foi a minha preocupação com o tempo e outras coisitas mais. 

A Thamires no atual momento, e desde o hospital, o meu sincero pedido de desculpas. Até porque, tê-la como fisio é tão importante como tê-la como  terapeuta. Junto e bem combinado.



A gravação da celebração de ação de graças

 https://www.youtube.com/watch?v=73EMVvwN1IY&t=97s


 Uma clipe que ficou de fora da celebração do dia 11 de novembro por falta de tempo.

Coração Civil - CantaVento e Convidados

  https://www.youtube.com/watch?v=eOgu-TNB89A


Apoio técnico Raoni Smith




         

Nenhum comentário: