sábado, 30 de julho de 2022

2023 não será fácil, mas precisa ser o recomeço. Derrotar Bolsonaro é só o primeiro passo.

 


 Esta frase abre o artigo de abertura da newsletter  semanal  do jornal Intercept Brasil que recebi neste sábado.

 Quase nestes termos foi o que disse o Professor Romero Venâncio (UFS), no seminário preparatório para o Grito dos Excluídos realizado nesta tarde de sábado na Igreja São Pedro e São Paulo, localizada em um dos chamados bairros nobres de Aracaju, o 13 de julho, conhecido tempos atrás, não sei precisar até quando,   como Praia Formosa.

 As falas do Professor Romero Venâncio e do Padre Manoel Barbosa,  foram a altura do pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída na direção das periferias geográficas e existenciais, sendo que esta útlima não faz distinção de território ou classe social.

 Também falou uma jovem militante do movimento social e politico,  Joana Hevelyn, uma fala breve e que me lembrou um dos últimos vídeos do excelente canal Meteoro, canal feito por jovens e destinados preferencialmente a este público.

 Depois da reunião fui visitar um  casal de professores aposentados da universidade e que moram na mesma rua da igreja, pais de um querido amigo, Thiago Paulino, parceiro e cúmplice de sonhos e projetos coletivos que integram educação libertadora, ação cultural e comunicação alternativa.

 O Padre Manoel Barbosa fez a recomendação da leitura da Enciclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, o Professor Romero indicou como leitura de aprofundamento sobre o que foi abordado por ele nesta tarde, o melhor livro escrito segundo ele sobre o Neoliberalismo, o que concordo integralmente até porque, além do aspecto econômico, escrito pelo Padre José Coblin, a  dimensão cultural é bastante considerada. 

Por coincidência,  Coblin foi colega do Professor Paulino e citado por ele, antes que eu apresentasse ter sido o mesmo  citado como referência bibliográfica no referido encontro formativo.

 Para quem tiver interesse: COMBLIN, José. O Neoliberalismo. A ideologia dominante da virada do século. Petrópolis: Vozes, 1999.

 O vídeo do canal Meteoro a que fiz menção acima:

EUPHORIA E A GERAÇÃO Z

https://www.youtube.com/watch?v=1anMqU7z6HI

 O link da Fratelli Tutti:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html

 Também fiz uma fala no momento do debate, disse acerca de alguns incômodos que afastaram muitas pessoas do Grito dos Excluídos.

 Na verdade segui a linha do que falou o Professor Roberto, presidente do SINTESE. Ele se disse incomodado com a descontinuidade do Grito dos Excluídos, ficando resumido a um acontecimento que acaba no dia da culminância, antecedido por algumas reuniõs de preparação..

 Já o centro do que expressei foi o pré Grito dos Excluídos, além do caráter cristão ou religioso, sem descuidar obviamente dos aspectos políticos e econômicos.. Não falei do necessário caráter cultural e lúdico.  Quem deu um  “pitaco” nessa direção foi o Padre Givanildo, em especial como formato para os encontros de planejamento, fomação e avaliação. 

 Pensando o Grito dos Excluídos como o momento de culminância de um processo educativo e de evangelização permanente, me lembrei da necessidade de associar o tema da Campanha da Fraternidade ao Grito dos Excluídos, assim como as Novenas de Natal.

 Quem tem mais de 40 anos e viveu experiência de pertencimento a uma comunidade católica,  traz boas recordações  desses momentos. Em alguns casos,  muitos que tem menos idade também tem essa lembrança.. Mas tem um bom tempo em muitos lugares que não acontece os círculos bíblicos ou as novenas de natal como dantes,,,

 Para fechar ou concluir, tanto no encontro como fora dele, vivemos momentos de amizade social, conforme preconizada pela Fratelli Tutti (Todos Irmãos).

 Bom lembrar,  o professor José Paulino a quem eu visitei depois da reunião é autor de diversos livros, um deles recebe o nome de Elogio da Amizade.  Estivemos neste momento também na companhia luxuosa da esposa do professor Paulino, a também professora Walburga Arns da Silva

 E como de hábito, durante a produção deste relato, fui procurar a novidade do Meteoro para ouvir como fundo. E vejam o que encontrei:

POVO ESCULACHA CASAMENTO MILIONÁRIO

https://www.youtube.com/watch?v=8N6OaKJkjJ8

 A minha noite de sábado está começando bem... Termino de escrever às 19h32. O que me espera  daqui a pouco - boa companhia, boa conversa, boa cerveja, boa música.

 Viva La Vida!!! Apesar da cultura de morte, da necropolitica, do bolsofascismo, do neoliberalismo.

 Zezito de Oliveira

CNLB e Ação Cultural ( como assinei na lista de presença)

Nenhum comentário: