domingo, 24 de julho de 2022

O Neoliberalismo no chão da escola em Sergipe.. O que a Veredora Ângela Melo e a pré candidata a Deputada Federal Eliane Aquino tem a ver com isso?

Deu na coluna domingueira (24/07/2022) do jornalista/radialista Narcizo Machado.

 Eliane criticada

Durante encontro da federação PT/PCdoB/PV, a vereadora de Aracaju Ângela Melo fez uma crítica a vice-governadora Eliane Aquino. Segundo Ângela, projetos neoliberais estão sendo proliferados nas escolas públicas com o apoio e a presença de Eliane Aquino. A vereadora disse que o PT precisa se posicionar. Ela se refere a ações em parceria com as fundações Airton Senna e Lemann.

Eliane diz sua preocupação

Questionada sobre a declaração de Angela, Eliane Aquino procurou não polemizar e disse que a preocupação dela é com os avanços da educação. "O que quero é que nossas crianças aprendam na idade certa, não sofram pela fome, pelas violências e sejam incluídas de fato nas políticas públicas", disse a pré-candidata à Câmara Federal e hoje vice-governadora.

https://fanf1.com.br/politica/2022/07/27693/jackson-barreto-recuou-deixando-duvidas-sera-o-fim-da-traje.html

Como o escolanovismo e a educação Freireana podem ajudar neste debate? A partir da minha experiência em sala de aula, atividades extra classe e leituras,  uma das respostas possíveis.

https://www.youtube.com/watch?v=zY6WuFosFH4&t=19s


PARA PENSAR E AGIR​
 Como retomar o legado do escolanovismo e da educação freireana para colocar a escola pública em uma direção democrática e popular?
​Como enfrentar o pensamento neoliberal nas secretarias de educação inundado pelo dinheiro investido por fundações e institutos privados?
Como formar a pessoa na perspectiva humanista e integral em uma escola com base ideológica tecnicista e neoliberal? Mesmo em muitas  escolas confessionais...A propósito da Campanha da Fraternidade de 2022 que tem como tema a Educação..






2 comentários:

Anônimo disse...

O intelectual pensador da educação ao se envolver organicamente nas instituições, pouco se importou quando terceirizou os porteiros! Não se incomodou ao terceirização das merendeiras. Agora com os contratos na própria educação formal. "Vamos lutar todos"
O operário da educação se rendeu ao pensamento neoliberal.

AÇÃO CULTURAL disse...

Perfeito! Também sob esse aspecto das diferentes formas de relações de trabalho você tem razão. E agora, isso avança também para o modelo de contratação dos professores realizados
com os contratos baseados em titulação.
Abraço! Zezito de Oliveira
Grato pela contribuição ao debate...