segunda-feira, 4 de julho de 2022

O funeral do forró autêntico. Agora será pra valer?

imagem de internet

Curta! Comente! Compartilhe! 

Alemão afirmou: Junho passou, e com ele foi embora mais um São João. Festa essa que a cada ano, a nova geração vai sepultando aos poucos o nosso forró raíz. Acredito eu, que quando, Jorge de Altinho , Alcymar Monteiro, Flávio José , Santanna, Assisão entre outros nomes do forró raíz se forem, aí sim, será decretado o fim do nosso ritmo mais nordestino. Mas isso já vem de longe, Seu Luiz já cantou, lá em 1958, "Era festa da alegria. Tinha tanta poesia. Tinha mais animação, mais amor, mais emoção. Eu não sei se eu mudei, ou mudou o São João."

Falta as autoridades quererem ressuscitar o forró, coisa que acho difícil, pq o dinheiro fala mais alto. E com essa infestação de ritmos de fora que agrada a massa. É praticamente uma batalha perdida. Queira eu que minhas palavras sejam jogadas ao vento, e o forró renasça firme e forte em uma futura geração! Viva o forró!  

ZdO respondeu: O problema é grave e comporta medidas de curto, médio e longo prazo.. Mas para isso terá que ser encarado como problema para ser assumido por um estado indutor do desenvolvimento  e isso tem a ver com escolhas politicas para os próximos anos. Se além de elegermos Lula e Alckimim, conseguirmos uma boa bancada de parlamentares pró cultura encontraremos uma luz no fim desse túnel.. Do contrário o forró autêntico, será somente saudade, somento nostalgia,  como faz alguns fóruns de debates sobre o tema... Porque não encara a dimensão politica e econômica da questão.... Embora em algumas edições haja boas discussões, como o realizado em Aracaju com Silvério Pessoa, acerca da relação Forró e Educação e este ano sobre a relaçao forró e novos modelos de negócio, em especial por meio do uso do streaming... Uma pena não ser perene, fica como um acontecimento meteórico... Depois de um tempo não se fala mais no tema.


Nenhum comentário: