sábado, 25 de janeiro de 2025

O poderoso investimento da extrema direita católica em formação por meio da tecnologia digital. O caso do Centro Dom Bosco (RJ).


 

O CENTRO DOM BOSCO E SUA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO. NOTA

Acabo de ver mais uma (cansativa) live do grupo de extrema direita católico chamado Centro Dom Bosco. Faz parte de um projeto de pesquisa  e estudo sobre a extrema direita católica nas redes digitais. O curso em questão é Sobre: "A História da Igreja como você nunca viu!" - Live de lançamento. A propaganda do curso:

"Do início da Igreja até os dias atuais, você embarcará em uma jornada de conhecimento, explorando personagens marcantes, aspectos geográficos e culturais, sempre com fontes bibliográficas seguras e amparado na Sagrada Tradição.

* Aulas semanais para um aprendizado consistente;

* Indicação de leituras para aprofundar o conteúdo;

* Professor com 20 anos de experiência;

* Estrutura inovadora, diferente de tudo o que já fizemos."

Da catequese de crianças aos adultos, a ideia é formar uma "igreja militante tradicionalista". Toda uma bibliografia particular, integrista e tradicionalista em história da Igreja. Nitidamente, percebemos uma retomada do projeto do Cardeal Leme de uma "Igreja militante". Para "recatolicizar o Brasil, o centro acredita e investe em formação continuada, sistemática e de "base" (a base deles, obviamente). Com estas redes digitais, a coisa se torna mais ampla e o alcance é bem maior.

O Centro Dom Bosco anunciou a compra de uma espaço físico e a montagem de um estúdio para cursos e base para fazer "filmes católicos". Eles já têm uma produtora e uma sede no centro do Rio de Janeiro. Eles nasceram em 2016! e em menos de 10 anos já montam um pequeno império que tem atuação cotidiana nas redes digitais. Impressionante! Desde 2013, nenhum grupo de direita dentro da Igreja Católica cresceu tanto em número de pessoas e de estruturas como este Centro Dom Bosco. Eles começam a influenciar padres e bispos. Já forma um número grande de leigos/leigas e procuram construir uma aliança dos diversos grupos de direita dentro do catolicismo a partir de um movimento chamado "liga Cristo rei".  

A CNBB e todo um setor progressista da Igreja no Brasil procura fazer de conta que não existem enquanto organização católica ou procuram ignorar o ampla avanço deste centro dom Bosco. As duas estratégias são as mais equivocadas. paciência. Mesmo em grupos nas redes digitais, vemos uma série de católicos de esquerda tentando convencer ou se convencer de que esses grupos de direita no catolicismo não existem ou são apenas idiotas tradicionalistas. Esse é o pior caminho. Não conhecer o que se pretender criticar é luta em vão. Paciência.

Independente das imensas discordâncias com a prática pastoral desses grupos (e, em particular, o centro dom Bosco), temos que reconhecer que o crescimento vertiginoso de uma extrema direita católica nos últimos 20 anos dentro da Igreja Católica no Brasil é um dos fenômenos mais relevantes em qualquer estudo sobre religião no país. Uma coisa é certa de observar: o abandono completo por parte dos setores progressistas da Igreja dos projetos de formação do laicato, foi fatal. O despreparo em média de um amplo setor do catolicismo, os tornam presa fácil desses grupos tradicionalistas e ainda mais rápido por conta do uso competente das redes digitais por estes grupos extremistas. Paciência.

Romero Venâncio (UFS)

Uma campanha da fraternidade sobre comunicação e novas tecnologias pode ajudar...Mesmo insuficiente. Ô Cride, fala pro Dom Joaquim Mol, Dom Walmor, Dom Vicente, Dom João Justino, Dom José Ionilton, Dom Paulo Jackson, Dom Lúcio Nicoletto e etc. Agora não é só a televisão que está me deixando muito burro, burro demais.....

"É que a televisão me deixou burro

Muito burro demais

E agora eu vivo dentro dessa jaula

Junto dos animais

Ô Cride, fala pra mãe

Que tudo que a antena captar meu coração captura

Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura

Ô Cride, fala pra mãe"   

Zezito de Oliveira (blog da cultura)

Televisão é o segundo álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs. Foi produzido por Lulu Santos e lançado em junho de 1985 pela WEA. É o primeiro álbum da banda com o baterista Charles Gavin, que substituiu André Jung. - Fontes: Wikipédia e Letras.mus


‘Ô Cride, fala prá mãe…!’ ganha homenagem dos Titãs em São Carlos.


Papa no Jubileu dos Comunicadores: comunicar é divino e requer sabedoria

Realiza-se no Vaticano o primeiro dos Jubileus temáticos programados para este Ano Santo. São milhares os jornalistas que vieram a Roma participar de três dias intensos de programação. Francisco deixou o discurso de lado e preferiu dirigir algumas palavras improvisadas aos presentes na Sala Paulo VI. Leia reportagem completa aqui
Jubileu da Comunicação - Encontro cultural e Audiência, 25 de janeiro de 2025 - Papa Francisco




Nenhum comentário: