quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Live da Ângela. O debate sobre cultura e comunicação a partir dos debaixo.


Amigas e amigos, neste 01 de agosto foi realizada a segunda edição da #LivedaÂngela. Dessa vez, o tema foi Políticas de Cultura e Comunicação.

A transmissão foi realizada,   através da  página no Facebook:
facebook.com/professoraangelamelo

Foram  convidad@s:

Cristian Góes, jornalista, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Verlane Aragão, professora do Departamento de Economia da UFS, integrante do Observatório de Economia e Comunicação.

Zezito De Oliveira, agente e produtor cultural ligado a iniciativas culturais de base comunitária, professor, educador popular e blogueiro.

Acompanhe nos dois links abaixo como foi o bate-papo.


Por Zezito de Oliveira
Fiquem a vontade para assistir e comentar, inclusive com sugestões com base no que foi dito, tanto por mim, como pelos outros participantes. Como o tempo foi curto não foi possível aprofundar, mas mesmo assim, serviu como um grande ponta a pé inicial. Também mais na frente será realizada uma live de forma única com cada tema, cultura e comunicação. Façam um esforço para participar também da roda de conversa presencial no dia 11 de agosto. Essa roda de conversa com características mais diversa e plural com relação a identidade partidária,  estará focada no debate mais conceitual e na práxis, práxis entendida aqui como  reflexão critica sobre as ações e iniciativas culturais nos campos das politicas públicas de cultura, assim como propostas de superação dos limites e desafios que a realidade nos impõe. O que também pode ser verificado nessa live.
A fala instigadora e inspiradora inicial será proferida pelo professor Romero Venâncio (UFS) e depois aberta aos o participantes. Ao final iremos coletar um conjunto de sugestões que será disponibilizadas via internet, para que candidatos a cargos eletivos possam tomar como contribuição de cidadãos ativos e conscientes, incorporando aos programas de campanha, como principalmente ao programa de ação, caso eleitos.
Pretendemos fazer transmissão via facebook.
 
  Acompanhe agora a segunda parte da “Live da Ângela” discutindo Comunicação e Cultura.

P.S.: 
Legislação, financiamento e capacitação técnica para os criadores e agentes da criação e produção cultural.

Ontem, 01 de agosto de 2018, estive pela segunda vez , na live da pré candidata a deputado federal Angela Melo, colocando a questão dos três eixos, como consta no titulo, que sob o meu ponto de vista, reúne as demandas principais de quem faz criação, produção , mediação socioeducativa e distribuição de bens culturais, sob a condição e o olhar de quem atua na periferia das nossas cidades e metrópoles e nas cidades do interior.
A primeira vez em que fez isso foi há cerca de dois meses, em uma reunião com os pré candidatos Cláudio Caducha e Henri Clay, respectivamente candidatos a deputado estadual e a senador.
Considerando não apenas o diálogo com pré candidatos e pós eleição com os escolhidos, mas também com "nosotros", agora e sempre, propomos um exercício de construção coletiva sobre o que precisamos nos termos da legislação, do financiamento e da capacitação técnica.
A partir do olhar e lugar de fala de quem pensa com os pés pisando as ruas e estradas esburacadas, cheias de poeira e lama das periferias e do interior, mas também cheia de cores, poesias, cheiros e sons intrigantes, divertidos , doloridos e criativos.
Neste sentido, aqui está a provocação para quem quiser e/ou puder colaborar. Independente disso, irei escrevendo as minhas, com a pretensão de levar uma síntese parcial ou completa para apresentar na roda de conversa Eleições 2018 e a Cultura, a ser realizada no espaço cultural TAMPA, localizada no bairro américa, no dia 11 de agosto. Cujos detalhes podem ser conferidos na página do evento.

Leia também:

 Por onde andam os Pontos de Cultura?

Os pontos de cultura e o golpe

 Debate: Golpe impõe retrocessos à cultura e reflexão sobre comunicação

 Na resistência ao golpe, a cultura faz a diferença


Construir, de fato, a Rede Sergipe de Pontos de Cultura, missão quase impossivel?


Ivana Bentes convoca coletivos para serem cogestores de políticas culturais 


 

Nenhum comentário: