sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Educação e campanha politica com Harry Potter.

Educação popular e cidadã, além de campanhas políticas que considerem a dimensão educativa, não podem deixar de levar em conta os símbolos arquétipos primitivos que povoam  nosso  imaginário.

Bom para isso, quando consideramos que não temos apenas um universo, mas multiverso. Multiverso de histórias, tradições , cores, sons, imagens, movimentos  e crenças, muitas das quais apontam para multiverso que nos situam além do corpo  físico e do tempo histórico. E aqui  já é outra história, é questão de fé, embora a ciência deverá encurtar essa distância nos próximos anos.  Mas mesmo quem não acredita para além do que pode ver,  pode levar em conta os nossos “amigos ou inimigos invisíveis”, pois mesmo se nunca tiverem existido, podem mesmo assim, nos ensinar, nos acolher, nos animar ou o contrário.

Lula  lida com isso de forma muito tranquila e intuitiva. O fato de ter uma inteligência acima da média e não ter frequentado uma universidade eurocêntrica e extremamente racional e mecânica, também ajudou. Em que pese,  os esforços que muitos professores e estudantes da academia estejam fazendo para  superar isso, assim também como muitos que estão fora da mesma, e que buscam utilizar referenciais de outros  campos do conhecimento, mesmo não precisando negar as bases do  chamado conhecimento científico.

A indústria cultural também faz isso muito bem. Como é o caso dos  autores de Harry Potter , Guerra nas Estrelas, os personagens dos grupos Marvel e Disney e tantos outros. Utilizando e ressignificando com maestria símbolos arquétipos ancestrais.

O vereador  da direita paulista  Fernando Holliday na sua campanha, usou e abusou de símbolos de anime japoneses e americanos

A direita mais rasteira, em especial a religiosa,  também revolve os entulhos de alguns símbolos arquétipos  ligados ao patriarcado, a misoginia, ao poder do macho belicoso e etc.,  para fazer frente ao avanço das forças progressistas que buscam construir relações de poder mais livres, igualitárias, plural, tolerantes e etc..
O sensacional meme  abaixo me motivou a escrever o texto acima.  

Zezito de Oliveira 

E para quem não leu Harry Potter como é o meu caso.

"As horcruxes eram objetos ou seres onde Voldemort colocou partes da alma dele, assim mesmo que uma parte fosse destruida, ainda haveria as outras, tornando ele imortal. A metáfora é boa em relação à perpetuação da direita."
Arcquites

A propósito de um exercicio recente baseado no que escrevi acima, elaborei um pequeno texto sobre como vejo a candidatura de Ângela Melo, sob essa ótica "diferenciada", a qual é  colega professora e candidata a deputada federal  nestas eleições.

 "Reza a lenda que existiu uma tribo de mulheres guerreiras, nas terras das florestas que hoje chamamos de Amazônia. Essas mulheres eram conhecidas como Amazonas, daí o nome dessa querida região.
E neste momento e nos próximos anos, precisaremos muito invocar a força e a magia de nossos mitos ancestrais, tanto das mulheres como dos homens guerreiros. Tanto os que moram nas matas, como os que moram nas águas, tanto os que vivem na amazônia, como os que moram nas caatingas, pantanal, cerrado, mata atlântica e gerais.
A colega professora Ângela Melo é uma das que vem marcada com este sinal de conexão com essas mulheres e simbolos ancestrais de luta, combatividade, alegria e esperança."

Nenhum comentário: