terça-feira, 14 de agosto de 2018

Os artistas sergipanos querem Lula Livre e os estudantes também.

 
Ontem, 13 de agosto de 2018, um grupo de artistas sergipanos se somaram a milhares de outrxs da imensa terra brasilis, a favor da liberdade do melhor presidente que este país já teve. 

Em função do pouco tempo para a mobilização, não foi possível contar com uma grande quantidade de público, embora a centena que esteve presente , formado por uma maioria de jovens, se mostraram bem entusiasmados. 


Conversei rapidamente com o companheiro Marcos Paulo, o Paulinho, responsável pela produção geral do evento e ele me disse que, mesmo com a possibilidade de não ter um grande público, o festival Lula Livre em Sergipe estava sendo importante, porque em termos simbólicos, os artistas sergipanos marcaram presença como parte da mobilização nacional de artistas e de outros segmentos da sociedade que desejam eleições plenamente livres e democráticas, o que não acontecerá, caso a prisão ilegal e imoral de Lula seja mantida, além da impugnação de sua candidatura.


Por outro lado, pensando sobre como podemos formar público ou plateia para os artistas e para a arte sergipana, insisto mais uma vez na cantiga de sempre. É preciso um esforço de parceria da Funcaju e Secretaria Municipal de Educação, para que sejam realizadas ações com a presença de artistas e mestres da cultura popular sergipana nas escolas. 


 
O formato da Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola, me parece apropriado, além de outras experiências realizadas por professores e/ou artistas, como a Band'Auê, nos idos dos anos de 1980, Chico Queiroga e Antônio Rogério e banda Maria Scombona, em anos posteriores.

Estamos com disposição para colaborar na organização de um fórum cultura e educação, objetivando conhecer as experiências citadas e outras, as quais possam servir como inspiração e motivação para um projeto nas escolas. 


Sem a presença de artistas locais e mestres da cultura popular nas escolas, incluindo as contemporâneas, como é o caso do Hip-Hop, não vejo como sair dessa derrocada cultural e civilizacional que estamos caminhando a passos largos. Fundamental para isso, compreensão da importância, vontade politica e orçamento. Os dois primeiros me foram confirmados por Cássio Murilo, atual presidente da Funcaju, em conversa rápida durante a realização do fórum do forró no mês de junho.


Parabéns a todxs que participaram e que estiveram presentes na noite de ontem.


P.S.: A registrar o abraço carregado de boa energia que dei e recebi da companheira Angela Melo, professora, sindicalista e pré candidata a deputada federal pelo PT.


  

A apresentação musical do companheiro Caducha. sindicalista, agente comunitário e artista, pré candidato a deputado estadual pelo PT.

A companhia luxuosa da artesã e produtora cultural Lucy Guerra e seus filhos, e a conversa meio longa e bastante produtiva com o professor e pesquisador Jonatas Vasconcelos e outros amigos do seu circulo, especializado na prática e estudos sobre saraus e ocupações culturais em espaços públicos.

Zezito de Oliveira 





Play list - A arte de viver da arte     sexta-feira, 1 de maio de 2015

 "A arte e a cultura são potentes armas contra a alienação, a ignorância, a barbárie. Há tempos muitos estão  na luta  com estas armas. Desse jeito! Ocupemos mais as ruas, as praças, as escolas, as igrejas, os meios de comunicação e as redes sociais. Com canções e artes de luta, de resistência, de paz, de justiça."



Nenhum comentário: