terça-feira, 14 de agosto de 2018

roda de conversa cultura e eleições de 2018. Lembranças de uma jovem tarde de sábado.


É hoje!
A CULTURA PEDE PASSAGEM NESSE BRASIL EM TRANSE.
A nossa teimosia é uma arte, afim de conquistar para a cultura um espaço maior no orçamento, além de mais participação popular e controle social. A fala instigadora/inspiradora inicial, será proferida pelo professor e doutor em filosofia Romero Venâncio (UFS).

 Publicado em 11 de agosto  no facebook.



Agradecendo e abraçando a quem esteve presente a roda de conversa cultura e eleições 2018, realizada na tarde de ontem no espaço cultural TAMPA, bairro américa, ladeado pela igreja dos capuchinhos e o abassá São Jorge.
Agradecendo e abraçando também a quem não pode estar , mas que vibrou de forma positiva desde o inicio da divulgação da proposta.

 Publicado em 12 de agosto no facebook.
Na próxima semana publicaremos o relatórios com um resumo do que foi discutido e encaminhamentos.
Fotos de Maíra Ramos, a exceção da foto indicada com outra legenda.


Tânia Maria  - "Debate com implicação e responsabilidade sociocultural! Uma tarde de muitos aprendizados, sensibilização, acolhimento... Que venham outras rodas! E como bem escreveu Lô Borges em uma de suas canções: "... não se pode impedir ninguém de sonhar"! 👏👏👏"

 Antônio Vieira -  " Foi bastante proveitoso e agradável. Rever amigos, conversar sobre cultura e políticas, pública e privada, de um modo geral, e sobre eleições 2018. Grato. Abraços!"




Iran Barbosa - "Foi uma grande iniciativa da "Ação Cultural", promover, no último sábado, uma roda de conversa sobre "Cultura e Eleições 2018". Parabéns ao professor e doutor em filosofia, Romero Venâncio (UFS), pelas instigantes análises e muito obrigado pela acolhida contagiante do "Espaço Cultural Tampa"! A Cultura tem que está no centro dos nossos debates e ações!"
Foto da assessoria do vereador Iran Barbosa


Tânia Maria - "Foi uma roda maravilhosa! Fiquei muito satisfeita e honrada com a qualidade do debate, e pelas presenças valiosas que muito enriqueceram a discussão! E sobre o professor Romero Venâncio, sem palavras, é sempre um momento de grande aprendizado,  de enorme enriquecimento histórico, cultural! Que maravilha! Tenho certeza que Zezito se encarregará de escrever lindamente sobre mais essa experiência coletiva! É como disse bem o professor, filósofo e crítico teatral Feliciano José, com outras palavras: se formos fazer as coisas pensando no agora, no resultado imediato não  construiremos nada! Temos que pensar sempre, sim, em quem virá depois de nós! Semear para colher depois, ainda que num momento distante. Sem semear em tempo algum é que não haverá colheita em tempo algum! Bravo  a todas e todos que puderam e quiseram estar presentes! 👏👏👏🌹

 E pra não perder a viagem: LULA LIVRE!!"
Cláudio Caducha -  " Muito bom o debate, precisamos no próximo momento mobilizar mais setores, pois as propostas para serem colocadas em prática exigirão muita mobilização."



Lucy Guerra Mibilupe  - "Sim, foi um encontro produtivo. Falamos sobre desafios e propostas, nos conhecemos mais um pouco e fechamos a "tampa" com uma inquietante poesia! Ah e o gostinho de "quero mais"! Gratidão, Zezito De Oliveira,a Tânia, e a tod@s, inclusive ao professor Romero, pelo momento de vida com história, e também por receberem meus guris, com toda tolerância que as crianças merecem! Valeu e até a próxima!"
 



 Sidney Porto -   "Foi maravilhosa a roda de conversa. Estão de parabéns a todos que participaram e que se possa fazer de forma continuada para podermos incidir na produção, sistematização e retroação, quando for necessário corrigir alguns encaminhamentos que possam vir ser tomados em um programa popular de arte e cultura na nossa capital. Sucesso a todos."


Marcelo Ennes "Gostei muito de participar. Pena que não pude ficar mais e contribuir para a conversa. Mas só a apresentação do Romero Venâncio e a fala da  Tânia valeu muito a pena de estar lá. Tanto o Espaço Cultural Tampa quanto o Espetáculo Billy Holiday são fantásticos. Parabéns pela iniciativa."




 Fontes de inspiração para a promoção da roda de conversa

Publicado em 11 de agosto no facebook.

Conversando sobre política em tempos de desânimo, incertezas e destruição.
O subtitulo desse texto é inspirado na obra “o amor nos tempos do cólera” de Gabriel Garcia Marques. Trazer o nome da obra, não é só um gesto de reconhecimento, é uma forma também de lembrar que em tempos sombrios e temerosos como esse, é hora de colocar o nosso amor a toda prova e fazer o teste se amamos de verdade ou se da boca pra fora.
E qual o primeiro e mais forte gesto de amor do qual precisamos manifestar? O gesto de procurar conversar mais, sim conversar, não apenas com os próximos e nem virtualmente, mas sair da toca, do gueto, dos lugares comuns. Afinal muitos monstros e fantasmas nascem da solidão, o que em termos mais amplos e políticos, podemos chamar de corporativismo, guetificação, fascismo.
E nesse sentido, é motivo de alegria e de esperanças as rodas de conversa que estão sendo promovidas por coletivos e organizações sociais, com o intuito de realizar momentos para troca de idéias acerca da situação atual e perspectivas para os debaixo, os que pertencem ao grupo dos 99%, os que verdadeiramente vivem em uma situação de desânimo e incertezas, por verem a sua dignidade e seus direitos mínimos serem destruídos pela maré de medidas econômicas destinadas a concentrar mais riquezas, afim de garantir o luxo e a boa vida daqueles 1%,  que para isso, precisam aumentar ainda mais o controle e a dominação sobre a maioria, em especial por meio dos governos e parlamentos.

















Nenhum comentário: