domingo, 5 de agosto de 2018

rodas de conversa em Aracaju discutem a pauta do movimento negro e da cultura nas eleições de 2018.


Conversando sobre política em tempos de desânimo, incertezas  e destruição.
 
O subtitulo desse texto é  inspirado na obra “o amor nos tempos do cólera” de Gabriel Garcia Marques. Trazer o nome da obra, não é só  um gesto de reconhecimento,  é  uma forma também de lembrar que em tempos sombrios e temerosos como esse, é  hora de colocar o nosso amor a toda prova e fazer o teste se amamos de verdade ou se  da boca pra fora, como cantaram  Peninha e Caetano Veloso


E qual o primeiro e mais forte gesto de amor do qual precisamos manifestar?  O gesto de procurar conversar mais, sim conversar, não apenas com os próximos e nem virtualmente, mas   sair da toca, do gueto, dos lugares comuns. Afinal muitos monstros e fantasmas nascem da solidão, o que em termos mais amplos e  políticos, podemos chamar de corporativismo, guetificação, fascismo. 


E nesse sentido,  é motivo de alegria e de esperanças as rodas de conversa que estão sendo promovidas por coletivos e organizações sociais,   com o intuito de realizar momentos para troca de idéias  acerca da situação  atual e perspectivas para os debaixo, os que pertencem ao grupo dos 99%, os que verdadeiramente vivem em uma situação  de desânimo e incertezas, por verem a sua dignidade e seus direitos mínimos serem destruídos pela maré de medidas econômicas destinadas a concentrar mais  riquezas, afim de  garantir o luxo e a boa vida daqueles 1% que para isso, precisam aumenta ainda mais o controle e a dominação sobre a maioria, em especial por meio dos governos e parlamentos. 


As próximas rodas de conversa acontecem nesta semana, nos dia 9 e   dia 11 de agosto.

A primeira   é intitulada  Roda de Conversa "A importância de eleger candidaturas negras", com os seguintes objetivos e justificação: "No contexto de retrocessos das políticas públicas e de avanço da mentalidade racista e reacionária em nosso país, a união em torno de candidaturas negras comprometidas com a questão racial, social e o bem-viver na sociedade é fundamental e urgente. Por isso, a Auto-Organização de Mulheres Negras Rejane Maria, Irmandade Pretas Candangas, Unegro Sergipe e Grupo Abaô de Capoeira Angola convidam para a roda de conversa "A importância de eleger candidaturas negras", no dia 09/08 e para o posterior debate e apresentação de propostas com candidaturas negras no dia 13/09. Candidatas e candidatos negros que desejem participar do debate no dia 13/09, favor encaminhar e-mail para mulheresnegrasdesergipe@gmail.com"



A roda de conversa vai contar com mediação e exposição de Aline Braga, Laila Oliveira e Paulo Neves.

Aline Braga é jornalista nas áreas de Cultura, política e movimentos sociais e militante do movimento negro.


Laila Oliveira é jornalista, mestre em Comunicação e Sociedade, pesquisadora nas áreas de gênero e raça e militante do movimento negro.


Paulo Neves é pós-doutor em Sociologia, Ciência Política e Direitos Humanos, professor da Universidade Federal de Sergipe e faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEABI).
 



A segunda roda de conversa intitulada "A CULTURA PEDE PASSAGEM NESSE BRASIL EM TRANSE." define como objetivo e justificação:  " A nossa teimosia é uma arte, afim de conquistar para a cultura um espaço maior no orçamento, além de mais participação popular e controle social. A fala instigadora/inspiradora inicial, será proferida pelo professor e doutor em filosofia Romero Venâncio (UFS)."

 


Essa "teimosa" roda de conversa acontece no sábado, 11 de agosto, das  14:00 às 17:30, no espaço cultural TAMPA, localizado na Rua Colômbia,685, próxima à igreja dos capuchinhos e ao abassá São Jorge(terreiro de Marizete) Bairro América. A organização/articulação está a cargo da AÇÃO Cultural.


A primeira roda de conversa promovidas na perspectiva das duas acima, aconteceu em 15 de julho    e foi organizada pelo Centro Ecumênico de Estudos Biblicos (CEBI).
Saiba mais aqui

 

Nenhum comentário: