Marcos A. A. Soares
Há alguns anos encontrei por acaso na biblioteca da Universidade Federal da Paraíba um exemplar de um livro de título bastante sugestivo que me causou, de imediato, certa impressão. Tratava-se do livro Os Demônios Descem do Norte do jornalista Delcio Monteiro de Lima. Embora a obra não seja atual – sua publicação data de 1987 – o livro elucida um fenômeno sociológico de cunho religioso bastante pertinente ocorrido na nossa história recente com repercussões na política e na economia do Brasil (e também em outros países da América Latina). Acredito que este livro seja um dos mais conhecidos desse autor que tem em seu currículo uma série de títulos sobre temas polêmicos. Por outro lado, não sei se o Delcio ainda vive ou já morreu. Esse livro não agrada muito ao público evangélico. Abaixo segue uma descrição minha a respeito dessa obra.
O Livro – Em Os Demônios Descem do Norte, o jornalista Delcio Monteiro expõe como a ideologia capitalista se apropriou em seu favor de um fenômeno religioso surgido na América do Norte no século XIX. O fenômeno é o protestantismo norte-americano, mas o autor também tece considerações sobre as seguintes igrejas neocristãs (ou pseudocristãs) que exercem papel semelhante nessa empreitada: Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecida como Igreja de Mórmon ou Mormonismo), Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial – a seita Moon –, e ainda as entidades transconfessionais. O autor descreve o processo de alastramento dessas denominações religiosas (chamadas por ele de seitas) no continente latino-americano num período em que os levantes populares e as ditaduras fervilhavam na América Latina. No livro, Delcio elucida que não foi a ideologia capitalista que criou tal fenômeno religioso de maneira sistemática para atacar o comunismo na América Latina. Embora não seja possível dissociar as ideias protestantes dos ideais capitalistas (como expôs Max Weber em clássica obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo), o que Delcio quis mostrar é que os ideólogos do capitalismo se aproveitaram da efervescência religiosa do século passado para somar forças contra os levantes comunistas da população latino-americana. De fato, a política conservadora norte-americana se aliou ao protestantismo, de modo que um passou a favorecer o outro num jogo de benefícios recíprocos para os dois lados. Nesse sentido, a facilidade com que as seitas norte-americanas se infiltraram na América Latina não foi inocente, mas sim um acontecimento pensado com claras finalidades no campo político do nosso continente. Não é por acaso também a grande soma de investimentos direcionados para o mercado religioso – levando o autor a se perguntar de onde vem tão grande quantidade de dinheiro! São inúmeros os canais televisivos religiosos, revistas, jornais etc. com o intuito de propagar ininterruptamente a ideologia capitalista travestida do manto religioso. Como exemplo, temos a Teologia da Prosperidade veiculada pelos pastores eletrônicos. E tenho também a impressão de que esse tipo de ideologia se faz mais pesadamente presente em países estratégicos como o Brasil.
Enfim, Os Demônios Descem do Norte é um livro bastante esclarecedor. O próprio título da obra já diz muito sobre a visão do autor a respeito do uso que se faz do fenômeno religioso. Os Demônios seriam, enfim, as seitas que desceram da América do Norte para povoarem o continente latino-americano para a execução de obras, cujos interesses são, à primeira vista, nebulosos e pouco claros. É exatamente aí que entra a visão do analista, que busca desvelar a realidade do manto enganador da aparência para penetrar na verdadeira razão dos fenômenos sociais.
Há quem seja a favor de tal visão e há quem seja contra!
3 comentários:
Fantástico este artigo. Parabéns pelo blog, pena que hoje as pessoas perderam o costume da leitura desta ferramenta, inclusive eu, infelizmente, tomei conhecimento dele ao pesquisar sobre a biografia de Delscio Monteiro, que não consigo achar. Encontro apenas sua obra, mas mada sobre sua vida e carreira.
Reitero, absolutamente fantástico seu blog.
Grato pelo elogio. Estive afastado por meses em virtude de problemas de saúde. Mas estou de volta, por isso a demora em responder.
Postar um comentário