sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Sobre o sucesso das Lives com candidatos a vereador pró-cultura em Aracaju e cidades próximas.

 Vamos lá! Escola, trabalho, alegria! Bandeiras de todos os dias! Na marcha, nós vamos levar! (*).


Ação Cultural abriu no dia 04/11  e fechou com chave de ouro no dia 05/11 , “dia nacional da cultura” , os “Ao Vivo” com candidatos a vereador de Aracaju e cidades próximas, tendo como centro os temas: Ação Cultural, Educação Popular, Juventudes, Ação Local e Mobilização Social e Memória como Resistência. Assim,  temáticas periféricas que incidem fortemente no território e na vida cotidiana das pessoas,  foram colocadas no lugar central em que devem estar e como fundamentais para  quem quer entender e superar o bolsonarismo  e outros “ismos” que nos machucam, violentam, que nos tiram a dignidade de pessoa humana, que nos diminuem.

Vale a pena conferir as duas “Ao Vivo”. Mesmo para quem assistiu. Quem se interessar também pode compartilhar. Porque  precisamos de mais gente eleita, comprometidas com os temas acima.

Lamentamos não poder fazer mais debates com outros candidatos,  também comprometidos com as temáticas centrais das anteriores  vinte e quatro  “Ao Vivo” realizadas pela  Ação Cultural,  desde o inicio da pandemia do coronavirus.

Mas o nosso compromisso,  é fazer mais debates e articulações com os candidatos eleitos e que colocaram/colocarão a ação cultural e a educação popular no centro dos seus mandatos.

A proposta da criação de uma Frente Parlamentar Mista, formada com parlamentares e agentes culturais dos municípios, foi a principal proposta estruturante surgida no “Ao Vivo” do dia 05 de novembro.

Uma proposta diferente, porque frente parlamentar, na maioria das vezes é formada por parlamentares e assessores.  E também porque pretende ser um frente estadual, juntando parlamentares dos diversos municípios, devendo ser formada no parlamento  local, quando possível, considerando o caráter hibrido necessário, formal e informal, ou legal e extra legal.

Abaixo o “Ao Vivo” do dia 05/11

Os convidados são os seguintes: Ângela Melo PT (Aracaju) - Luciano Acciole PT (Japaratuba) – Luiz Torres PT (Barra dos Coqueiros) - Professora Renata Rede Sustentabilidade - (São Cristóvão)

 https://www.facebook.com/acaocultur/videos/1711734182323824

Abaixo o “Ao Vivo” do dia 04/11

Os convidados do dia 04 (quarta-feira), foram os os seguintes: Marco Vieira PC do B (Aracaju) – Vinicius Oliveira {Bancada Comunitária} - PSOL (Aracaju) – Cláudia Pereira PT (Aracaju) - Profº Silvaney PT (Santo Amaro das Brotas).

https://www.facebook.com/acaocultur/videos/1089072174871714

(*) Baião do Povo Jovem, canção de Zé Vicente, criada em 1987 fazendo alusão ao ano internacional da juventude proclamado pela ONU. Uma das primeiras canções do querido poeta, lavrador, arte-educador popular, missionário, ecologista e cantautor cearense.

Anexo:

O processo de ação cultural resume-se na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem, assim, sujeitos da cultura e não seus objetos", o enunciado é de Francis Jeanson (1973), em seu trabalho L ´action culturelle dans la cité.

 A educação popular é um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes. Está implicada com o desenvolvimento de um olhar crítico, que facilita o desenvolvimento da comunidade que o educando está inserido ,pois estimula o diálogo e participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura de realidade social ,política e econômica. Não é “Educação Informal” porque visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. Fonte: Wikipédia

terça-feira, 14 de agosto de 2018


Nenhum comentário: