domingo, 1 de novembro de 2020

PORTFÓLIO JOSÉ DE OLIVEIRA SANTOS, codinome - ZEZITO DE OLIVEIRA

JOSÉ DE OLIVEIRA SANTOS, codinome - ZEZITO DE OLIVEIRA

Alto da torre da Igreja Nossso Senhor do Bomfim - Laranjeiras - 2016

"A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz." Ferreira Gullar

Como não sou poeta, e com tudo isso e por causa do que é descrito or Ferreira Gullar e  um pouco mais ,  procurei construir pontes criativas e afetivas  para aproximar artistas e intelectuais de crianças e jovens da periferia, assim como a aproximação entre eles mesmos, já que muitos, mesmo morando no mesmo lugar, não se conheciam, ou se conheciam pouco.

E essas pontes criativas e de afeto, foram bem mais e hoje um pouco menos, mediadas por Oficinas Culturais, Mostras Artisticas, Fóruns Populares de Cultura, Caravana Cultural Luiz Gonzaga, Cineclube Realidade, crônicas e artigos escritos publicados em boletins, jornais, blogs, sites, e-books coletivo, participação em Lives, principalmente como mediador  e  e-book e livro impresso individual , como pretendemos fazer brevemente.

As pontes criativas e de afeto nas décadas de 1980 e 1990 foram construídas no Bairro América, influenciando lideranças e organizações de outras comunidades de Aracaju, como o caso da Prainha, próximo ao bairro Santa Maria e  o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, além de uma ação social e cultural desenvolvida no municipio de Neópolis com um bom tempo de existência, mas que ampliou o trabalho social-educativo com arte, por influência da Amaba/Projeto Reculturarte.


  Graduado em História (UFS-1997) e Especialista em Arte-Educação (Faculdade São Luiz de França – 2011). Atuo no campo do estudo, pesquisas e práticas pedagógicas em politicas culturais, educação popular, arte-educação, culturas digitais e culturas juvenis. Atualmente, exerço as atividades de professor de história e artes no ensino básico, blogueiro e como produtor e assessor pedagógico e de gestão em iniciativas culturais de base comunitária. Contribuí na fundação da Associação dos Moradores do Bairro América (AMABA) e do Centro Sergipano de Educação Popular, duas organizações que foram referências no Estado de Sergipe em educação popular, até o final dos anos noventa do século XX. Durante o período que estive na Presidência da AMABA, fui um dos idealizadores e integrante do quadro de assessores pedagógico e gestão do Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), e qual se constituiu na primeira ação cultural permanente de uma entidade ligada ao movimento social e que preparou artistas, produtores culturais e educadores que trabalham atualmente em diversas organizações, empresas e órgãos públicos. No período de 2001 a 2006 assessorei o Projeto Ecarte ( Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte), concomitante a isso integrei a equipe de assessoria parlamentar do gabinete do Vereador Magal da Pastoral - PT - (2000 a 2004) no setor de elaboração de projetos legislativos, contribuindo com a apresentação de diversos projetos de lei de interesse da juventude, com destaque para o que criou através da lei 3173/04 o Programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI-Aracaju). Articulei durante os anos de 2003/2004 juntamente com lideranças juvenis e educadores envolvidos com o trabalho sociocultural em escolas e comunidades a Rede PROVAI, voltada para demandar junto a prefeitura municipal de Aracaju a implementação da lei 3173/04. No ano de 2004 participei da fundação da Associação Cultural (Ação Cultural) e fui o seu primeiro diretor-presidente (2004-2007). Atuei como gestor cultural a frente do Complexo Cultural “O Gonzagão” no período de 2007 a 2009.

Zezito de Oliveira - 
Possui graduação em História pela UFS e pós graduação em Arte-Educação pela Faculdade São Luiz de França. É professor na rede pública de ensino e agente/produtor cultural da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, tendo idealizado e produzido  oficinas de audiovisual, dança moderna e danças circulares, teatro, hip-hop, espetáculo multilnguagem “vida e obra de Luiz Gonzaga”,  assim como organização e curadoria  de cineclube  (2015-2017 e 2019) e no período da pandemia, lives  com temas de formação cultural (2011-2023)
Diretor-Presidente da OSC Ação Cultural (2004 à 2007); Diretor do Complexo Cultural “O Gonzagão” (2007 à 2009) – equipamento público pertencente ao governo do estado.
Participou de dezenas de cursos, oficinas e seminários de curta e média duração, com destaque para PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS. 2013,2014 e 2015 – SENAC-DF e Ministério da Cultura – on-line e etapas presenciais em Salvador e Brasilia.(Extensão) e PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS. 2010 A 2012 – FGVOnline /RJ e Ministério da Cultura. On-line e etapa presencial em Aracaju. (Extensão)
Delegado no Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares – 2005 - MINC.  Delegado no I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e no II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares- 2006 - MINC.
Em 2014 participou como professor mediador da oficina do projeto Inventar com Diferença e assistente de produção do curta culminante (filme carta) “Flores do Jardim” premiado com menção honrosa no Festival Visões Periféricas (2015) e selecionado para exibição no Festival do Rio (2014), Curta-Se (2015) e Mostra Egbé ( 2016).
Lançou no final de 2021, com apoio da Lei Aldir Blanc o primeiro volume da trilogia AMABA/Projeto Reculturarte, denominado  AMABA: O esquecido círculo de cultura da Aracaju dos anos de 1980.



Rua Maria Pureza, Bairro América. Foto década de 1980.


Sede da Amaba- Avenida Camilo Calazans -Foto década de 1980

Apresentação da peça teatral "Promessas de Politicos" - Sede da AMABA - Década de 1980
Banda Afro Meninos e Meninas do B.A. - Local- Praça dos Capuchinhos - Bairro América - Década de 1990.
Festa Kizomba no Tricentenário de Zumbi dos Palmares - 1995 - Sede da Amaba - Bairro América.

 
Entrega de uma placa em homenagem a Frei Florêncio grande apoiador das atividades da AMABA/Projeto Reculturarte. Década de 1990 

A partir do ano 2000 até 2018 as pontes criativas e afetivas, foram construídas no Conjunto Jardim em Nossa Senhora do Socorro, com repercussão e influência principalmente nos bairros Augusto Franco, Coqueiral e Santos Dumont em Aracaju e bairro Eduardo Gomes localizado no municipio de São Cristóvão. 

Vista panorâmica do Conjunto Jardim a partir - Anos 2000

Ensaio fotográfico de meninas do grupo de dança da igreja católica para matéria no Jornal da Cidade sobre o trabalho social-educativo com arte desenvolvido no Conjunto Jardim - Anos 2000

Grupo de dança Ecarte - Conjunto Jardim -Apresentação no Teatro Juca Barreto /Cultart - Aracaju - 2004

Como apresentador no  Fórum Popular de Cultura - Sede do Sebrae- Ano de 2006

Reunião com adolescentes e jovens ligados a Cia de Dança Rick di Karllo , afim de discutir a extensão da oficina de dança do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania no Conjunto Jardim para  o bairro Eduardo Gomes. - 2012



Participação em Recife na discussão preliminar sobre o programa Mais Cultura nas Escolas, parceria MEC e MINC - 2014.

Reunião da equipe de produção da Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai à Escola - Teatro Lourival Batista (Aracaju) - 2012.


Atividades com cineclubismo na Escola Estadual Júlia Teles. Década de 2010


Ida até Festival do Rio - Rio de Janeiro - 2014.  Como um dos representantes da equipe que produziu o  curta "Flores do Jardim".

Em mais uma viagem ao  Rio de Janeiro,  como um dos representantes da equipe que produziu o curta Flores no Jardim. Dessa vez no Festival Visões Periféricas 




Participando da entrega da solenidade de abertura do Festiva Curta-SE em Aracaju, representando a equipe de produção do curta Flores do Jardim. - 2016

Participação em Roda de Conversa na cidade Pojuca (Bahia) com o tema  “Em um lugar onde não há atividades culturais a violência vira espetáculo” - - 2018
Reunião com o historiador Célio Turino, Francisco Santos, diretor do Instituto Banese  e o representante do governo de Sergipe afim de apresentar a proposta do Papa Francisco,  voltada para o apoio e valorização de iniciativas juvenis no campo da cultura, do esporte, do meio ambiente, da comunicação e e da educação popular. - 2018


Convite para reunir integrantes  participantes do extinto Projeto Reculturarte envolvidos com a pesquisa oral que visa a produção do livro AMABA/Projeto Reculturarte. 

PUBLICAÇÕES NO PORTAL OVERMUNDO
Dentre vários destacamos:



AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990



Mais um artigo publicado em E-book baseado nas pesquisas para elaboração do Livro AMABA/PROJETO RECULTURARTE O artigo sobre a Banda Afro Meninos do B.A









Nenhum comentário: