sábado, 28 de novembro de 2020

A “aula espetáculo” de Luiz Eduardo Oliva na primeira parte do “Ao Vivo” sobre o Festival de Arte de São Cristóvão (FASC).


E o “Ao Vivo”  de hoje  não será diferente, portanto fica o convite para mais uma roda de conversa  virtual sobre o FASC,  a partir das 19 horas, com a presença do historiador e poeta Thiago Fragata e Glauber de Souza, agente cultural e um dos principais lideres do movimento pró retomada do FASC (PROFASC) nos  anos  de 2010/2011. 

E além de memórias afetivas e culturais, também foram apresentadas sugestões. E neste sábado então......

A primeira sugestão é fazer leitura dos trabalhos acadêmicos sobre o FASC. Os que estão disponíveis na internet,  podem ser encontrados em um post do blog da Ação Cultural. 

https://acaoculturalse.blogspot.com/2020/11/bibliofilmografia-sobre-festival-de.html

A segunda é a produção de novos trabalhos de pesquisas no campo acadêmico  ou extra muros da universidade, assim como a difusão por meio escrito, no formato audiovisual e etc..  O papel da madre e professora Albertina Brasil é um exemplo, desde o papel de fundadora da Faculdade de Serviço Social, passando pelo papel de coordenadora geral dos primeiros FASCs, A ida a Brasilia para ocupar cargo importante no campo da educação, salvo engano, e a idealização do programa Arte sem Barreiras, destaque e pioneirismo na relação arte e pessoas com deficiência.  

A terceira sugestão é a produção de sessões especiais, audiências públicas ou tribunas livres nas casas legislativas. A proposta é apresentar a discussão do FASC como estamos fazendo por meio dos dois “Ao Vivo”, memória, presente e perspectivas, com pesquisadores ligados a UFS, artistas, intelectuais, representantes da sociedade civil e  representantes da  prefeitura de São Cristóvão e do Governo do Estado.  

A professora Angela Melo, recém eleita para o primeiro mandato de vereadora de Aracaju, aceitou a sugestão. A proposta também foi dirigida ao deputado estadual Iran Barbosa, e pela primeira vez por aqui e no “Ao Vivo” deste sábado, propomos também ao deputado federal João Daniel, para realizar o mesmo na câmara dos deputados.

O mote dessa proposta pode ser “O FASC rumo aos cinquenta anos” o que será comemorado em 2022.

Decorrente da participação intensa e qualificada no “Ao Vivo” da última quinta-feira, estaremos realizando um terceiro “Ao Vivo”  sobre o FASC, o que pode ser realizado para abrir a nossa programação dos “Ao Vivo” nos ano  2021, previsto para o mês de fevereiro. Quanto ao nome dos convidados, anunciaremos no próximo ano.

Neste sábado, muitas sugestões serão acrescentadas a estas acima. Até porque,  conversar sobre presente e perspectivas do FASC favorece bastante.

Assista a primeira "Ao Vivo" sobre o FASC. AQUI

O ESQUENTA PARA HOJE - SÁBADO





POST SCRIPTUM - EM 30/11/2020

O segundo "Ao Vivo" sobre o Festival de Arte de São Cristóvão, foi realizado em clima da boa conversa de velhos e novos companheiros em uma mesa de bar, antes do FASC começar ou no último dia. Mas uma conversa com substância e consequente.
A primeira, como já dissemos foi no clima da aula espetáculo, seguindo a trilha do grande mestre Ariano Suassuna.
Gratidão a todos que contribuíram, que participaram, direta e indiretamente.
CONFIRA AQUI



Nenhum comentário: