domingo, 27 de maio de 2012

Alisson Couto que é coordenador de Relações Institucionais da Secult na elaboração do Plano Estadual, apresentou todo o projeto e destacou o novo momento que vive a política de cultura do país, sendo necessário que Sergipe acompanhe este processo


Secult apresenta Plano Estadual de Cultura a agentes parceiros

Por Maira Andrade, da Ascom/Secult

Apresentar o Plano Estadual de Cultura, suas diretrizes e ações. Este foi o objetivo da reunião ocorrida na tarde da última quinta-feira, 24, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória e que reuniu representantes de diversas entidades do Estado.

Segundo o secretário ajunto da Cultura, Marcelo Rangel, o objetivo do encontro é unir forças com essas entidades parceiras, para que se possa consolidar o Plano Estadual e, futuramente, suas ações no Estado. “Este plano representa uma política de Estado, por isso trouxemos instituições do poder público e da sociedade civil, que tem uma relação com a cultura e que vão nos ajudar a formatar esse plano”, explicou o secretário.

Ele ressaltou ainda que isso tudo é muito relevante, pois comprova a intersetorialidade da cultura. “Este é um primeiro momento de mostrar aquilo que vamos fazer para todos esses parceiros, para que eles já saibam e se sensibilizem, agregando seu público e assim possamos concretizar esse plano com a participação de todos”, completou.

Alisson Couto que é coordenador de Relações Institucionais da Secult na elaboração do Plano Estadual, apresentou todo o projeto e destacou o novo momento que vive a política de cultura do país, sendo necessário que Sergipe acompanhe este processo. “Justamente por isso precisamos do envolvimento de todos, pois a partir daqui será criado um comitê gestor que irá discutir os caminhos e diretrizes do Plano”, argumentou.

Participação de todos

Estiveram presentes nesta primeira reunião, a Secretaria de Educação, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, o IPHAN/SE, UFS, Sociedade Semear, Fapitec, Sebrae, Conselho Estadual de Cultura e Senac, todos muito interessados em contribuir para a consolidação do Plano Estadual de Cultura.

O representante da Sociedade Semear, Ivan Massafref, por exemplo, saiu muito satisfeito do encontro, principalmente por ver que a partir de agora o Plano Estadual é uma realidade em Sergipe. “A Sociedade Semear já trabalha com a coleta de dados participativos, por isso estamos empenhados em participar e auxiliar a Secult no que for preciso, inclusive apresentando esses dados. Além disso, temos uma diretoria específica para cultura e arte com grande participação no Estado e isso também deve ajudar bastante”, observou.

Já a superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, afirmou que fez questão de participar da reunião, por entender a importância que o Plano tem para a política de cultura do país. “O IPHAN é um órgão do MinC e o Plano Estadual se coloca no âmbito do Plano Nacional, de modo que desde o começo, na primeira reunião que houve, nós participamos. Acredito que essa colaboração é importantíssima, pois hoje o conceito de patrimônio cultural articula de certo modo, toda a área da cultura”, frisou.

Sobre o Plano

O Plano Estadual de Cultura servirá como instrumento para a elaboração das políticas públicas na área da cultura e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura. A construção deste documento conta com o apoio da sociedade civil e das entidades que atuam nos diversos setores da cultura.

Ele reunirá um conjunto de diretrizes, estratégias, metas e ações que planejem as políticas de cultura para um período de dez anos de forma consistente e democrática. Para consolidação do Plano serão realizadas ao longo do ano, oito conferências territoriais e uma conferência estadual. Nessas reuniões, a sociedade civil e as entidades organizadas da área da cultura poderão sugerir propostas e ações que ajudarão na construção do plano.

Vale lembrar que a construção do Plano Estadual de Cultura de Sergipa acontece através de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, uma conquista da secretária Eloísa Galdino à frente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O convênio com a universidade está beneficiando, além de Sergipe, outros 16 Estados na construção dos Planos de Cultura.

Nenhum comentário: