terça-feira, 8 de maio de 2012

"Criaticidades"

"Criaticidades"

Alê Barreto
Amigos, hoje assisti o primeiro programa "Criaticidades" no Canal Futura. Trata-se de uma iniciativa muito importante que contribui de forma estratégica com uma nova visão sobre a relação entre criatividade, cultura, arte, produção cultural, gestão cultural, entretenimento, desenvolvimento e espaço urbano.
Questões centrais:
- Como a criatividade pode contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras?
-  Como criar um ambiente urbano favorável à eclosão da economia criativa?
Veja a programação:
PROGRAMA 1 – Economia Criativa
No primeiro documentário será apresentado o que é economia criativa, quando surgiu e como este modelo econômico cresceu e gerou novos negócios em todo o mundo. Alguns dos entrevistados deste episódio são o embaixador Rubens Ricupero e o consultor britânico John Howkins.
Exibição: 07/05, às 13h.
Reapresentação: 12/05, às 18h30.
PROGRAMA 2 - Cidades Criativas
A dinâmica pós-industrial, a globalização, as mídias digitais e a concentração demográfica nas cidades são questões a serem debatidas para buscar caminhos de sustentabilidade. O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e o consultor Charles Landry são alguns dos especialistas que participam da discussão.
Exibição: 14/05, às 13h.
Reapresentação: 19/05, às 18h30.
PROGRAMA 3 – Moda e Design
O programa mostrará como importantes setores da economia já se apropriaram criativamente da valorização dos produtos artesanais e sustentáveis. O documentário conta com o depoimento de profissionais de destaque, entre eles Graça Cabral, da São Paulo Fashion Week, e Ben Evans, do London Design Festival.
Exibição: 21/05, às 13h.
Reapresentação: 26/05, às 18h30.


PROGRAMA 4 – Empreendedorismo
Os conceitos de ousadia e inovação estão ligados ao empreendedorismo. Este documentário apresentará exemplos bem sucedidos em diferentes áreas da economia criativa.  A chef Ana Luiza Trajano e Cezar Vasquez, do SEBRAE/RJ, entre outros especialistas no tema, contam suas experiências.
Exibição: 28/05, às 13h.
Reapresentação: 02/06, às 18h30.


PROGRAMA 5 – Paraty e Paulínia
As duas cidades que buscam o desenvolvimento com foco na criatividade. O programa apresentará a busca de singularidades originando modelos complementares e diversos; o investimento no setor do audiovisual, em Paulínia e em patrimônio e turismo, em Paraty.
Exibição: 04/06, às 13h.
Reapresentação: 09/06, às 18h30.
Assista

Nenhum comentário: