quinta-feira, 17 de maio de 2012

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SERGIPE - CLIPPING RECRIANDO

Erradicação do Trabalho Infantil será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
Ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem na capital e no interior
Sergipe tem o maior índice do país em reprovação de estudantes no Ensino Fundamental

Erradicação do Trabalho Infantil será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
A realidade do trabalho infantil no Brasil, no Nordeste e em Sergipe será tema de audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira, dia 22, às 14:30h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A audiência, promovida pelos Fóruns Nacional e Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e pela Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, faz parte do calendário de ações da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil, que atuará em Sergipe de 21 a 25 de maio. A coordenadora da Frente Parlamentar, a deputada estadual Ana Lúcia, afirma que a sociedade precisa buscar soluções para erradicar o trabalho infantil, oferecendo oportunidades para que esses meninos e meninas se tornem adultos saudáveis e íntegros. “Muito já foi feito, mas não o suficiente para que erradiquemos esse mal em nosso país. Portando, a Frente Parlamentar estará sempre engajada no sentido de apoiar as diversas ações da sociedade civil e dos governos para tirar nossas crianças da árdua tarefa de trabalhar, permitindo que elas cresçam tendo acesso à moradia digna, educação, saúde e lazer”, destaca. Antes da audiência, a Caravana será recebida pelo governador do Estado, Marcelo Déda, que receberá um catavento, símbolo do movimento, e a Carta Compromisso pela erradicação do trabalho infantil, com participação de crianças, adolescentes e entidades do fórum nacional e estadual.
(Jornal do Dia, p. Política 06 – 17/05)

Ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem na capital e no interior
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que seis municípios sergipanos encontram-se em estado de alerta no que diz respeito aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: Malhada dos Bois, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Capela, Laranjeiras e Itaporanga D’Ajuda. Nessas localidades foram encontrados 17 pontos de exploração sexual, o que levou a PRF, em conjunto com a prefeitura de Malhada dos Bois e o Conselho Tutelar da região, a realizar no dia de ontem, 16, uma blitz educativa no município. “O que aconteceu nessa quarta-feira foi distribuição de panfletos e orientação do público, de forma educativa. Posteriormente, faremos outras ações que terão resultados”, explicou o chefe de seção de policiamento e fiscalização da PRF em Sergipe, inspetor Alvino Domingues. Os condutores que foram parados na BR-101 receberam panfletos com orientações sobre como denunciar esse tipo de crime através do Disque 100. Outras ações estão sendo desenvolvidas na capital e no interior como forma de conscientizar a sociedade. Hoje, 17, na Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), acontece uma solenidade de mobilização para o combate à violência sexual. Na ocasião, serão apresentados dados estatísticos sobre o atendimento feito às vítimas desse tipo de crime e também ocorrerá a distribuição de material publicitário para os representantes dos municípios, contendo números do disque-denúncia estadual (181) e do disque Direitos Humanos (100), como forma de fornecer subsídios para o enfrentamento à violência sexual.
(Correio de Sergipe, p. Geral A6; Jornal do Dia, p. Cidades 7; Jornal da Cidade, p. Capa e Cidades B1 – 17/05)

Sergipe tem o maior índice do país em reprovação de estudantes no Ensino Fundamental
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre o índice de reprovação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes públicas de ensino do Brasil revela que Sergipe está em primeiro lugar no ranking nacional com o maior índice de reprovação no Ensino Fundamental, com 22,1%. O Inep também divulgou os índices de reprovação das escolas particulares, ficando Sergipe com a maior taxa total de reprovação (19,5%) do Ensino Fundamental da rede pública e privada. Quando se trata do Ensino Médio, a rede estadual sergipana teve o sexto pior índice, com 16,4% de reprovação. Segundo a pesquisa, este é o maior índice nacional de reprovação desde 1999. Apesar do aumento da taxa de reprovação, o índice de abandono do Ensino Médio vem caindo com constância. Em 2007, 13,2% dos estudantes haviam desistido de estudar, em 2010 esse percentual foi para 9,6%. A assessoria de comunicação da Secretaria do Estado da Educação (SEED) afirmou ter conhecimento dos números da pesquisa, contudo só se pronunciará após o comparativo com os relatórios das escolas.
(Jornal Correio de Sergipe, p. Capa e Geral A7, Felipe Maceió – 17/05)



Nenhum comentário: