quinta-feira, 17 de maio de 2012



A MOSTRA
Em sua quarta edição, a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte reafirma o Rio de Janeiro como plataforma de encontro e pólo de divulgação de grupos artísticos envolvendo jovens, comprometidos com a transformação social. Mais uma vez o Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio de Janeiro, é o palco onde esses jovens mostram a diversidade e a qualidade de suas criações artísticas. Participam dos espetáculos 350 jovens, de 29 grupos de 20 cidades de todas as regiões do pais, numa multiplicidade de linguagens e expressões – música, dança, circo, poesia, coros, grafite e manifestações populares.
Esta edição traz como tema norteador Cultura para Sociedades Sustentáveis e Solidárias. Alinhada às preocupações com o modelo de desenvolvimento e sociedade que a cidade do Rio de Janeiro, como sede da Rio +20, debaterá durante a conferência, a Mostra Brasil foca nas contribuições que as culturas e ações culturais de juventudes em seus territórios trazem para esse debate.
A novidade na programação deste ano fica por conta da Ocupação Cultural JuventudeArte na Praça Tiradentes. Abrindo a programação no domingo, dia 20 de maio, este evento aberto ao público, vai reunir ao longo do dia atividades integradas com oficinas, feira de fazeres, palestras, rodas de conversa e performances artísticas, terminando com um grande baile a céu aberto conduzido pelo grupo Mandicuéra,  da Ilha dos Valadares (PR).
O espetáculo de estréia, na segunda-feira 21 de maio, traz a música de todos os cantos do país, com sua riquíssima diversidade de ritmos e sonoridades extraídos dos mais variados instrumentos. Algumas formações mais convencionais como orquestra de cordas e quarteto de saxofones ocupam o mesmo palco que marimba, vibrafone, alfaias, curimbós, maracas, sopros diversos e ainda percussão corporal num mosaico interativo entre os diversos grupos. Uma grande festa de sons!
No segundo dia, corpos e movimentos dialogam numa sequência de estilos e expressões que trazem a dança gerada não só em cidades do interior, como nos espaços urbanos e nas periferias.
Desde a sua primeira edição em 2006, a Mostra Brasil se encerra com a integração das diversas identidades brasileiras na construção de um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas: circo, poesia, canto, música e dança atravessam o palco com harmonia e vibração.

Acesse: http://juventudearte.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: