Em iniciativa conjunta com o Papa Francisco.
Cris Alves e Zezito Oliveira
No próximo dia 14 de dezembro de 2018, o Sr. Célio Turino será recebido pelo Governo da Bahia representado pela Sra. Arany Santana – Secretária de Cultura do Estado no período da manhã. Já a tarde conversará com ativistas culturais, pontos de cultura, gestores culturais, redes de juventudes e demais agentes culturais e sociais, para tratar do programa "Scholas Ocurrentes" (Escola de Encontros), o qual propõe a formação de uma ampla rede de apoio voltada para o incentivo as ações de fortalecimento da convivência solidária e da criação de vínculos comunitários mais sólidos, mediados por iniciativas no campo da cultura, esporte, lazer, ecologia, comunicação alternativa e economia solidária, visando atuar como antídoto contra os dramas e tragédias de cunho humanitário, social, ambiental, cultural, econômico e político, que tende a se agravar nos próximos anos, tanto no Brasil, como no planeta.
No período da tarde, com representantes da sociedade civil, além da apresentação do programa “Scholas Ocurrentes” , Célio Turino irá abordar o cenário atual e futuro das politicas culturais no Brasil e na América Latina, a partir do olhar de ex integrante da equipe de gestão do Ministério da Cultura , nos oito anos em que Lula foi presidente do Brasil, sob a batuta do ministro Gilberto Gil, àquela que é considerada como a mais exemplar no Brasil em matéria de inovação, inclusão e criatividade no campo das politicas públicas de cultura. O Encontro com a comunidade será às 15 horas na Sala do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.
Célio Turino é idealizador e foi gestor de inúmeras políticas como o projeto Recreio nas Férias, que, no início dos anos 2.000, beneficiava 200.000 crianças e jovens por edição, os Agentes Jovens de Lazer, o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura, entre outras. Suas idéias e trabalhos ganharam o mundo e hoje estão presentes em duas dezenas de países. Em 2015, o Papa Francisco chamou Célio Turino para realizar conferência de abertura do IV congresso do programa Scholas Occurrentes (Escolas do Encontro), na cidade do Vaticano, deste então estabeleceram uma intensa parceria, que culminou com o Projeto UNI+ON.
O objetivo desse projeto é desencadear uma campanha mundial por um salto civilizatório a partir da Cultura do Encontro, buscando implantar 200.000 Pontos de Encontro pelo mundo e 10 milhões de bolsas para Agentes Jovens da Cidadania, que, durante um ano, terão formação, em serviço-aprendizagem nos campos das artes, organização cidadã, mídia livre, ambiente, tecnologia, etc., sempre a partir da atuação em suas próprias comunidades.
Em total sintonia os ativistas da nossa rede colaborativa nos estados: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão estão intermediando as agendas e encontros do Projeto Junto ao Instituto Casa Comum.
O que: Encontro com representantes da sociedade civil baiana, para conversar sobre o programa brasileiro aliado ao "Scholas Ocurrentes" do Papa Francisco.
O que: Encontro com representantes da sociedade civil baiana, para conversar sobre o programa brasileiro aliado ao "Scholas Ocurrentes" do Papa Francisco.
Dia: 14/12/2018
(sexta-feira)
(sexta-feira)
Hora: 15h00
Local: Sala do Conselho Estadual de Cultura – Campo Grande Ao Lado do
Palácio da Aclamação Passeio Público - Salvador
Local: Sala do Conselho Estadual de Cultura – Campo Grande Ao Lado do
Palácio da Aclamação Passeio Público - Salvador
Acompanhe as notícias nos Blog da Ação Cultural – SE (https://acaoculturalse.blogspot)
e no Portal Iteia.Net-PE/BA (iteia.org.br)
e no Portal Iteia.Net-PE/BA (iteia.org.br)
Informações: Cris Alves 71 9 99529753
Nenhum comentário:
Postar um comentário