quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Lá em Mauá: das sandálias, mochilas e canções aos bistrôs e alamedas gourmet


 Foto: Reprodução
Newton Rodrigues
Bom dia a todas e todos, 
Segue artigo que publiquei hoje no Folha Santista. 
Trata-se de uma abordagem sobre Visconde de Mauá, território que poderia ter um outro destino se houvesse uma gestão fundamentada nos princípios e valores da economia solidária.

Eu sou o fim, quero começar tudo de novo, voltar ao ovo e ser um pássaro

(Marco Poeta)

No início da década de 80, a canção de Renato Terra, intitulada “Lá em Mauá”, que falava de montanhas, pés na terra, cachoeiras e vida no coração, inundou as rádios. A letra chamou a atenção de todos que buscavam paz e natureza.

O compositor se referia, principalmente, a Visconde de Mauá, território localizado na Serra da Mantiqueira, nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, que ocupa áreas nos municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. Situa-se a 1.200m de altitude.

RENATO TERRA - LÁ EM MAUÁ (1981)

Há três vilas: Maromba, Maringá e Visconde de Mauá, que dá nome a todo o território. Trata-se de uma unidade de conservação, área de proteção ambiental, com muitas cachoeiras e trilhas. O Rio Preto corta todo o território, é um dos marcos divisores entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. O principal acesso, até 2012, era uma estrada não pavimentada de cerca de 34km que iniciava no município de Resende/RJ.

Na década de 70, esse território foi descoberto por jovens que amavam andar de sandálias, mochilas nas costas, caminhar, acampar e cantar canções de paz e de contestação da sociedade que propunha relações fundamentadas somente nas trocas intermediadas pelo dinheiro.

Eram chamados de hippies brasileiros, que com os seus cabelos grandes viviam, em sua maioria, da produção e comercialização de artesanato, da música, da produção de arte de forma geral. Na vila de Maromba, se reuniam à noite, acendiam uma fogueira e cantavam em celebração à paz, à vida.


Zezito de Oliveira
Maravilha! Texto em que me sinto totalmente representado. Não conheci MAUÁ quando morava no RJ, por estes tempos descritos por você, mas ja ouvia falar do local, ainda mais quando a música começou a tocar nas rádios.Valeu!!!

E Lumiar, como está?



Participação de Newton Rodrigues no "Ao Vivo" sobre Economia Solidária na página da Ação Cultural.


E como uma canção puxa outra.... Deixem outras sugestões na seção  comentários.

Elis Regina - Casa No Campo (Remastered 2021 / Vertical Video)







  
Luiz Gonzaga - frutos da terra









Nenhum comentário: