sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Neste 15 de Outubro de 2021, alguns momentos importantes como professor, educador e agente cutural, dentro e fora da escola.

Estamos na luta, dentro do possível busquei e busco levar, além do conhecimento; alegria, consciência cidadã e esperança. Embora, na plenitude, isso não tenha sido e nem seja sempre assim,  porque depende de alguns fatores. 

Houve alguns anos, em uma das escolas onde trabalhei, a Escola Júlia Teles, a despeito de uma série de limites estruturais e do trabalho coletivo pedagógico,  em  que  preparava as minhas aulas como um verdadeiro show da tarde. Com músicas, em alguns casos com clipes, filmes, às vezes curtos, às vezes longos,  brincadeiras de auditório, sem apelação ou sem baixar o nível. Mas aí contava com o suporte de equipamentos e da ação cultural que a ong do mesmo nome desenvolvia na escola.

A proposta é trazer um pouco dessa experiência, em outra série de livros, depois da trilogia Livro AMABA/Projeto Recultutarte.

 Foi com muita alegria que depois de dois anos de saída da escola, encontro um colega professor que nos disse,  os alunos que participaram da  ação cultural desenvolvida na escola, no tempo em que estive lá, eram os que mais se destacavam como líderes, pela criatividade, trabalho em equipe, assertividade, consciência crítica e etc..

Zezito de Oliveira


Abaixo apresentação de filmes infantis. Atividade extra classe.



Abaixo, manifestação de alunos em favor de melhorias para a escola. Um esforço sempre abafado pelas estruturas internas de poder. Essa foi uma das poucas vezes em que o protesto da comunidade extrapolou os "desabafos" individuais



Apresentação da oficina de dança em evento do governo do estado em comemoração ao dia das crianças. A professora/oficineira foi Cristiane dos Anjos.

Filme exibido no Cine Realidade. Atividade extra classe.


Recebimento do Kit Pedagógico do Projeto Inventar com a Diferença. Ao lado dos colegas Vladimir e Rodrigo Damião, diretor da escola na época. Ano de 2016.

Presença no Festival do Rio, através da exibição do filme Flores do Jardim.


Presença no Festival do Rio, através da exibição do filme Flores do Jardim.

aula com exibição de filme

participação dos alunos Levidário e Jamile em programa de rádio, para falar sobre atividades do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural.
Aluno Levidário no Festival Visões Periféricas através do filme Flores do Jardim

Reunião com representantes de coletivos juvenis, inclusive do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural, para discutir a realização da I Conferência de Juventude do municipio de Nossa Senhora do Socorro.


Participação na I Conferência Municipal da Juventude em Nossa Senhora do Socorro. Ladeado por David e Willian.
Cena do filme Flores do Jardim
Oficina de Rap - atividade extra classe - David oficineiro
oficina de dança - atividade extra classe.  Em pé Eduardo Freitas, professor/oficineiro e sentado o diretor a época, Rodrigo Damião. 2015





Retiro-acampamento em povoado do municipio de São Cristóvão. Atividade extra-classe do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.

Atividade em sala de aula sobre o significado da dança para os alunos e alunas que gostavam de participar dessas atividades.

 

Nenhum comentário: