sexta-feira, 22 de outubro de 2021

AMABA aproximando mundos



 Domingo, 17 de  outubro,  foi o dia de encontrar com Maíra Magno e outros amig@s do grupo Cantinho do Afeto. O grupo foi criado quando Bolsonaro foi eleito,  e a sombra pesada do fascismo começou a nos envolver cada vez mais.A proposta da artista, professora e artivista Maíra Magno,  foi apresentada e aceita por um grupo de pessoas mais ou menos conhecidas, e teve/tem como objetivo proporcionar um espaço para pensar/vivenciar caminhos/formas de resistência e afirmação dos valores inegociáveis da civilização contra a barbárie.  No mesmo dia ao chegar em casa escrevi e postei "Hoje saí de casa para me encontrar com um grupo de amigos. É a primeira vez, depois de tantos meses, inclusive alguns deles dentro de uma cama de hospital. É vero! A amizade afetuosa é energia de cura. " 

Fiquei feliz pelo fato de Maira ter dito que ao assistir o "Ao Vivo" de lançamento do livro AMABA: O esquecido círculo de cultura da Aracaju dos anos de 1980, ao ver a foto acima em preto e branco, lembrou do local onde ía nos anos de 1990 para participar de  rodas de capoeira . 
O fato da Maíra Magno participar destas rodas de capoeira no Bairro América, nos mostra a  importância da AMABA para aproximar pessoas de universos sociais, econômicos, territoriais  e culturais diferentes.Foram trocas culturais, sociais e afetivas muito fortes. Eram estudantes universitários e artistas principalmente, mas também lideranças de outros movimentos sociais e ongs, religiosos e etc. Houve até intercâmbio com uma jovem profissional alemã do campo da fisioterapia, e  que permaneceu em contato com mulheres que faziam parte da AMABA durante três meses.No encontro de domingo na rua do turista, em frente ao cine vitória, entre troca de cumprimentos carinhosos e presentes, comidas e bebidas bastante apetitosos e saudáveis, assistimos ao recorte da fala do professor Sérgio Amadeu da UFABC, no programa "O mundo paralelo e a guerra cultural (e virtual) da extrema direita" organizado pela editora e TV Boitempo.Atendendo a minha sugestão,  ouvimos a canção Hallelujah na interpretação do próprio compositor, Leonard Cohen. Uma das amigas presentes me chamou para dançar/bailar. E lá vou eu, com limites decorrentes do estado de convalescença, mas superando com alguns passos e volteios.

O livro AMABA: Circulo de Cultura está em pré-venda, para mais informações é só clicar no link  https://acaoculturalse.blogspot.com/2021/09/em-pre-venda-o-livro-amaba-o-esquecido.html 




A fala do professor Sergio Amadeu é a primeira.
https://www.youtube.com/watch?v=dy86s-P7bjc&t=2860s

Leonard Cohen - Hallelujah (Live In London)



Bem, ouvi dizer que existia um acorde secreto

Que Davi tocou e alegrou o senhor

Mas você não liga para música, não é?

E vai assim, a quarta, a quinta

O menor cai e o grande ascende

O rei frustrado compondo Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Sua fé era grande, mas precisava de provas

Você a viu banhando-se no telhado

Sua beleza ao luar derrubou você

Ela te amarrou em sua cadeira da cozinha

Ela destruiu seu trono, ela cortou seu cabelo

E dos seus lábios ela tirou o Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Querida, eu já estive aqui antes

Eu já vi este quarto e já andei nesse chão (você sabe)

Eu costumava viver sozinho antes de te conhecer

E eu vi sua bandeira na arca de mármore

Amor não é uma marcha de vitória

É um frio e sofrido Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

certa vez você me mostrou

O que realmente se estava a passar

Mas agora você não me mostra mais, não é?

Mas, lembre-se de quando me instalei em você

E o Espírito Sagrado também se instalava

E toda respiração que nós puxávamos era aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Talvez haja um Deus lá em cima

Tudo o que aprendi com o amor

Foi como atirar naquele que desarmou você

E Não é um choro que você ouve durante a noite

Não é alguém que tenha visto a luz

É um frio e sofrido Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia

Você diz que eu tirei o nome em vão

Eu nem mesmo sei o nome

Mas se eu fiz, bem, realmente, o que é isso para você?

Há um clarão de luz

Em cada palavra

Não importa o que você ouviu

O santo ou quebrado Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Eu fiz o meu melhor, não foi muito

não podia sentir, então eu tentei tocar

Eu disse a verdade, eu não vim para te enganar

E mesmo que

Tudo deu errado

Eu estarei diante do Senhor da Canção

Com nada mais em minha língua além de Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia


Nenhum comentário: