quarta-feira, 16 de março de 2022

Falece a professora Lisete Arelaro, freireana de raiz e lutadora histórica da educação pública de qualidade.

 Morreu na noite de sábado (12), aos 76 anos, a professora da Universidade Estadual de São Paulo (USP) Lisete Regina Gomes Arelaro. Pedagoga de referência popular, Lisete foi candidata ao governo de São Paulo pelo Psol em 2018 e também atuou coordenando os setoriais de Educação Estadual e Nacional no PT. Ela faleceu em decorrência de um câncer de estômago.

LISETE, CHAMA ETERNA

O corpo da professora Lisete Arelaro está sendo velado no saguão da Faculdade de Educação da USP. Corpo que presentificava uma pessoa queridíssima, inquieta, inteligente, vibrante. Generosamente devotada aos pequeninos, aos oprimidos. Corpo que para de pulsar aos 76, após resistir com coragem rara a um câncer demolidar. Lisete, que agora descansa, nunca parou de lutar!

Lisete teve um caso de amor com a educação pública. Foi da equipe de Paulo Freire na gestão de Luiza Erundina em SP (1989-1992), foi secretária de educação em Diadema (1993-1996 e 2001-2002), foi diretora (eleita) da Faculdade de Educação da USP. Não ficava só nas belas palavras: tinha obsessão por transformá-las em políticas públicas concretas.

Mestra e doutora, autora de vários artigos e livros, sempre na perspectiva da pedagogia libertadora, Lisete não se ateve à Academia. Militou no PT e, na última década e meia, no PSOL, que representou com brilho e garra na candidatura ao governo paulista, em 2018.

Lisete é grandeza plena na educação pública brasileira. A imensa tristeza por sua morte, sentida por todos nós, e em especial por seus parentes e amigos, como Luiza Erundina e Ivan Valente, só é amenizada pela certeza de que nossa amada tanto semeou em sua existência que seus frutos permanecerão para sempre.

LISETE ARELARO, PRESENTE!

Chico Alencar - Professor de  História da rede pública do Rio de Janeiro.  Vereador PSOL RJ

Foto: acervo PSOL (internet) 

Morre Lisete Arelaro, educadora de referência popular; MST presta homenagem



Lisete Arelaro conta sua experiência com Paulo Freire na Secretaria de Educação | Cortes do Emancipa

https://www.youtube.com/watch?v=Il176Da4FHw




Lisete, querida. Sua partida deixa saudades, tristeza infinita e a certeza que as marcas que  você deixou na educação pública e na luta por uma sociedade mais justa ficarão para sempre como grandes referências.

Conheci Lisete Arelaro no governo Erundina, quando ela integrava a equipe de Paulo Freire. Ela se encantou quando conheceu nossos projetos de habitação construídos em mutirão e autogestão. Começamos a  conversar (e sonhar) sobre a possibilidade de também construir escolas em mutirão e autogestão. A carência de escolas nas periferias era enorme e ela via nessa proposta não só a possibilidade de baratear sua construção, mas também (ou principalmente) de fazer desse processo uma ação de educação e formação política.

Eram tempos de utopia...

A oportunidade surgiu em um conjunto da Zona Leste, quando a comunidade decidiu estender o processo autogestionario, que havia sido bem sucedido na construção das casas, para a implantação das áreas e equipamentos públicos. A ideia foi adiante e a Secretaria de Educação repassou recursos para o Funaps (fundo de habitação social que eu gerenciava)  para a construção da escola por mutirão e autogestão. 

O projeto chegou a ser feito, mas nossa derrota nas eleições de 1992 interrompeu o processo. Lembro até hoje o triste dia em que Lisete foi ao meu gabinete em Habi para dizer que tínhamos que cancelar a transferência dos recursos, pois a gestão seguinte não daria continuidade a proposta. 

Isso já faz quase trinta anos!

Depois nunca mais deixamos de conversar sobre os rumos do país e da Universidade, sobre a necessidade de fortalecer os movimentos sociais e da importância da educação na formação política, única forma de dar consistência às necessárias transformações do Brasil. 

Em algumas oportunidades, colaborei nesses projetos de formação política que a Lisete coordenava ou impulsionava junto com sua equipe na educação. 

Lisete estará sempre presente nas lutas e nas conquistas pela educação pública e por um país melhor. Saudades.

Nabil Bonduki - Professor da USP, ex-vereador de SP (PT).

✊🏽📚 LISETE ARELARO FALA SOBRE O LEGADO DE PAULO FREIRE

https://www.youtube.com/watch?v=RF8KjperKwc


 Lisete Arelaro - Trajetória TV USP (parte 2/4)

https://www.youtube.com/watch?v=SMbBqVh2zDA





Nenhum comentário: