informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
"CHÁ DE TORÉM" - canções cantadas-dançadas do Torém, ritual típico Povo Tremembé.
As músicas do Show
Abril de 2001.
Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza.
No palco, eu, Eliane Brasileiro (voz, percussão e efeitos), Erasmo Lousada (baixo) e Roque Nei Mota (bateria e percussão).
Show em comemoração ao Dia do Índio.
Presença de indígenas dos Povos Tremembé de Almofala, Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé.
No roteiro, músicas do cancioneiro latino-americano ligas à temática indígena continental. Em meio a isso, um lugar especial para a execução de canções cantadas-dançadas do Torém, ritual típico Povo Tremembé.
Apresentamos uma proposta experimental de releitura dessas canções, que passei a chamar de "indibeat". A idéia fundamental era poder levar a música indígena a outros espaços, com outras possibilidades, que pudesse chegar até às pessoas, envolvê-las, de algum modo, com os povos indígenas, suas culturas, seus sonhos e suas lutas no mundo atual.
BABI FONTELES
Músico, compositor, antropólogo, pesquisador de culturas indígenas, arte-educador, professor da UFC.
Veja o link para essas canções: http://www.4shared.com/folder/pVK61qfc/Show_Ch_de_Torm__Abril_2001_.html
--------------------------------------------------------------------------
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário