sábado, 4 de junho de 2022

Mais estado para quem precisa! Cultura para gerar empregos e renda & economia solidária..

 PEGUEM A VISÃO DO LULA

Lula estuda criar um ministério para a economia solidária, diz Mercadante. Proposta se baseia na experiência mexicana do Instituto Nacional de Economia Social.

Sobre a elaboração do programa de governo do Lula, conforme Aluisio Mercadante.... "Na primeira fase, a equipe do programa de governo deve apresentar no dia 10 de junho um texto breve sobre as diretrizes a partir desses três eixos, com as prioridades de cada um. Com o documento, será lançada uma plataforma para receber propostas online. O aplicativo ficará um mês no ar. Até o início de agosto, o programa será finalizado.

“Vamos ter uma equipe de moderadores para ler, acolher e processar as sugestões, que depois serão trabalhadas pela coordenação. A plataforma também permitirá debates e discussões. A ideia é criar, numa sociedade digital, um canal direto entre a cidadania e um candidato a presidente”, explicou.

Segundo Mercadante, o programa será enxuto, com cerca de 30 páginas, “semelhante ao que tem sido feito nos outros países”. Ele citou os casos de Emmanuel Macron, na França, que elaborou um programa de 25 páginas, e Gabriel Boric, no Chile, com 32 páginas. Ambos foram eleitos.

“Um programa objetivo, para circular pela internet, didático, que qualquer cidadão entende as prioridades, as ideias centrais e algumas propostas de impacto, que são mais relevantes”, disse.

Mercadante admite que o programa terá um nível de abstração elevado. Mas que as urgências serão bastante visíveis. Para ele, umas das coisas mais urgentes em caso de vitória de Lula será o combate à extrema pobreza e à fome. “Não é possível que as pessoas andem na rua e não vejam o que está acontecendo, uma multidão de pessoas caçando osso nas latas de lixo, a desnutrição crescendo”, afirmou.

Mas há outras urgências. Mercadante cita a educação, na qual pelos menos um terço das crianças e adolescentes que não tiveram aula durante um ano e meio, segundo ele, e a saúde, com novas demandas ao SUS.

“Durante a pandemia, não houve estímulo pedagógico, não teve banda larga, atividade educacional. Então, uma criança que vai fazer oito anos e não aprendeu a ler e escrever vai abandonar a escola. É uma urgência? É urgentíssimo”, disse.

No campo da macroeconomia, a prioridade, segundo ele, será combater a inflação, impedir a aceleração do custo de vida, especialmente na alimentação e nos combustíveis, e retomar o crescimento do emprego e da renda da população. Mas Mercadante não deu receita.

“Tem que combinar as duas coisas. Criar um caminho da retomada do crescimento e do emprego em inflação. Mas me pergunta como mais pra frente, tá bom?”, brincou.

Mercadante também desconversou sobre sua participação num eventual futuro governo de Lula. “Meu papel é ajudar a carregar o piano”, disse. “O mercado fica nervosíssimo comigo. Mas nem deveria.” 

https://blogdacidadania.com.br/2022/06/lula-quer-criar-pasta-da-economia-solidaria/

"Todo o estado brasileiro tem uma riqueza cultural excepcional que, muitas vezes, o Brasil não conhece. Nós temos a obrigação de fazer uma grande conferência nacional para discutir a cultura nesse país.

Não vamos apenas recriar o Ministério da Cultura. Vamos criar comitês culturais em todos os estados do Brasil para que possamos democratizar o acesso à cultura."

Lula,  em encontro com o setor de Cultura no Rio Grande do Sul.

https://www.youtube.com/watch?v=cIQ2xstfR10



Nenhum comentário: