sábado, 4 de junho de 2022

Morre Teixeira Coelho! Um dos influenciadores intelectuais da ação cultural desenvolvida pela AMABA nas décadas de 1980 e 1990


A primeira nota a respeito chegou nesta manhã por meio do mural do historiador e gestor cultural  Célio Turino no facebook

Acabo se saber sobre o falecimento do professor Teixeira Coelho. Grande estudioso da Cultura, formou gerações. Inclusive Eu! (fui aluno dele na primeira turma de pós graduação em Administração Cultural no país, em 1986) À família enlutada e todo povo da cultura, meus sentimentos!

Aí lembrei.....

O Professor Teixeira Coelho é base.. Lembro de ter lido o livro "Usos da Cultura" e debatido com os meus camaradinhas da AMABA:Círculo de Cultura. Isso na década de 1980.   Eu era jovem na época.. Estava relendo um dos livros dele nestes últimos dias, "O  que é Ação Cultural" pretendendo inclusive repassá-lo para um novo velho camarada que me pediu livro de referências sobre politicas culturais.... Vai fazer muita falta.. "Que a terra lhe  seja leve" como os  mais velhos costumavam dizer nestas horas..

No inicio da tarde de hoje, a jornalista e produtora cultural  Marta Porto publicou o seguinte, também no facebook.

Morreu hoje José Teixeira Coelho, um dos pensadores que mais contribuíram para a compreensão das políticas culturais no Brasil e  na América Latina.

Tenho profunda gratidão pelas trocas e escutas que tivemos ao longo de 30 anos. Mesmo quando havia discordância (salve a boa divergência quando ela te faz pensar), nosso diálogo era respeitoso e creio, feito com admiração mútua.

Lamento muito a perda de Teixeira. Aos familiares, alunos e amigos, meu abraço carinhoso.

Abaixo a matéria publicada no site do Itaú Cultural

Morre Teixeira Coelho, aos 78 anos

NOTÍCIAS  gestão cultural  efemérides 
publicado em:
04/06/2022 - 12:50

 
Morreu em São Paulo, aos 78 anos, o crítico de arte, curador, escritor, gestor cultural, pesquisador e professor Teixeira Coelho. O velório acontece neste sábado, 4 de junho, das 14h às 18h, no Funeral Arce Unidade Morumbi, na capital paulista.

Sua relação com o Itaú Cultural foi duradoura e frutífera, tendo sido ele, desde 2008, o coordenador das onze turmas do Curso de Especialização em Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural, em colaboração com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha. No curso, Teixeira Coelho aprofundou a ideia de gestão cultural como um conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras, relacionando os contextos locais com a sociedade global.

Leia mais AQUI


Sobre a ação cultural na AMABA/Projeto Reculturarte....

Saiba mais AQUI ,  AQUI , AQUI








Teixeira Coelho - O passado e o futuro da política cultural brasileira (2014)


Podemos discordar a priori do Professor Teixeira Coelho sobre a discussão do papel do estado na cultura, mas não se pode negar a pertinência de suas criticas. Pensar em um estado que induza o desenvolvimento cultural, mas com descentralização institucional  e empoderamento da sociedade civil e dos micros e pequenos empreendedores  me parece uma ideia bastante atraente...  
Isso pode ser creditado como um dos principais legados da Lei Aldir Blanc..
Zezito de Oliveira



2 comentários:

Cícero Alberto disse...

Que Deus o abençoe com muita luz e paz e conforte seus familiares e amigos.

AÇÃO CULTURAL disse...

Amém!!