quinta-feira, 16 de outubro de 2025

"⁠Louvando o que bem merece / deixo o que é ruim de lado" . Assim foi a entrega dos titulos de cidadãos socorrrenses para Givanildo e Isabela do Ponto de Cultura Pescando Memórias.

 

O verso que anuncia essa postagem é da autoria de Gilberto Gil e  faz parte da bela  canção  "Louvação" . Esse verso e a canção dialoga com "Lua Cheia" do jovem Pedro Viáfora.

 "Vem cá, a lua tá cheia

Vamos contar histórias

Falar de coisa boa

Vem cá, olhar para as estrelas

Vamos criar memórias

Elogiar pessoas"

E no meu caso, ao ser convidado para falar na tribuna da câmara de vereadores da cidade de Socorro,  pensei , depois de ouvir as palavras de Givanildo Bispo, companheiro de vida de Isabela Bispo, o que poderia dizer depois das palavras fortes e comoventes do primeiro com relação a mulher que mudou o rumo de sua vida e lhes apresentou um propósito e um sentido de felicidade como luta e compromisso com a promoção humana dos irmãos e irmãs da comunidade, e com a transformação da sociedade , que começa com e com ela, como disse Givanildo,  dessa maneira, o que poderia falar em dois minutos sem ser repetitivo e enfadonho, assim, me lembrei da canção "Companheira" da autoria de Babi Fonteles e gravada em disco inesquecivel na companhia de  Zé Vicente, todos os dois cearense e irmãos de fé e de caminhada que encontraram a felicidade no compromisso com a promoção humana dos outros, e nas lutas pela transformação social, combinando com a transformação por dentro, de cada um deles.

E assim , fia a leitura da letra da canção como um poema, e deixo abaixo a letra e o link do youtube.

Companheira

Babi Fonteles

Companheira me dá as tuas mãos

Eu necessito do amor que tu me dás

Tua presença me anima a lutar

O teu abraço refresca o calor

Dessa jornada em busca do lugar

Onde seremos uma só nação.


Companheiro te dou as minhas mãos

Te dou meu peito em mim vem respousar

Vem ser a chama que acende o coração

O meu desejo a vida que virá

Felicidade enfim vai florescer

E amaremos sobre o nosso chão.


Que venham as lutar

A dor e a solidão

Os passos lentos do povo a caminhar

O nosso amor é fonte no jardim

Pra saciar a sede de quem vem

Pra perfumar a estrada de quem vai

Pra festejar o dia do amor!

Senhoras e senhores, boa  tarde 

É com grande alegria que esta Casa entrega hoje o Título de Cidadão Socorrense a dois nomes que simbolizam amor, arte e compromisso com a nossa terra: Givanildo Bispo e Isabela Santana, idealizadores do projeto Pescando Memórias.

O trabalho realizado por eles, no povoado São Braz, vai muito além da cultura — é um gesto de pertencimento e transformação.
Por meio da arte, da educação e do cuidado com o meio ambiente, o projeto resgata histórias, fortalece identidades e desperta orgulho em cada morador daquela comunidade ribeirinha.

Givanildo e Isabela mostram que ser socorrense é mais do que morar aqui — é cuidar das pessoas, das tradições e do futuro.
Por isso, este título é mais do que uma homenagem: é o reconhecimento de um legado que inspira toda Nossa Senhora do Socorro.

Parabéns aos homenageados e a todos que fazem o Pescando Memórias.
Que continuem pescando, nas águas do Rio do Sal, histórias, sonhos e esperança para o nosso povo.

Muito obrigado.]

Palavras do vereador Chicão, autor da propositura dos titulos de cidadão

Faço minhas as palavras do vereador..



Um comentário:

Anônimo disse...

Gratidão, pela presença Zezito. Sigamos nessa luta, pq sempre há sonhos, sempre há esperanças.