sábado, 8 de agosto de 2020

Pedro Casaldáliga. Um bispo católico contra todas as cercas.


Partiu aos 92 anos D. Pedro Casaldáliga, o bispo poeta de São Félix do Araguaia (Mato Grosso-Brasil),que dedicou sua vida à defesa dos pobres e dos indígenas.
O texto que publicou como Carta Pastoral em 1971,há quase meio século ("Uma Igreja da Amazônia, em luta contra o latifúndio e a marginalização social"), merece ser relido nesses dias, como inspiração para uma luta que continua. AQUI em formato PDF

Pedro poeta, teve alguns de seus poemas bem musicados por Cirineu Kuhn da Verbo Filmes.

A sua criação estética, também está presente nas icônicas missas do Quilombo e da Terra Sem Males. Esse post dedicado a Pedro do Araguaia, estará centrado nessa faceta, a qual por sinal bem integrada com as demais que citamos no titulo acima. Pedro também tinha Milton Nascimento e seus parceiros do clube da esquina, como uma de suas companhias preferidas quando descansava em uma rede de sua casa na beira do Rio Araguaia. Disse isso em uma entrevista da qual não temos a fonte no momento. E as missas do quilombo e da terra sem males além de Milton Nascimento, na primeira e o maestro Martin Coplas na segunda, teve a participação nas duas de outro Pedro, companheiro de Casaldáliga na lida e lutas nas terras e águas do Araguaia, o poeta Pedro Tierra , pseudônimo de Hamilton Pereira.

Zezito de Oliveira, com contribuição de texto postado no facebook por Alvaro Pantoja


´
Exéquias de Dom Pedro Casaldáliga, CMF.

Dia 9 de agosto:
- 8:00: Velório aberto a visitação pública

- 15:00: Missa de Corpo Presente
(Aos Bispos e Padres: Serão utilizados paramentos brancos)

Local: Claretiano - Centro Universitário de Batatais.
Rua Dom Bosco, 466 - Castelo - Batatais SP

A missa será transmitida pelo YouTube: https://youtu.be/spto8rbKye0.




A canção abaixo faz parte do CD "CANTIGAS NA CONTRAMÃO", o qual pode ser adquirido AQUI




TRÊS BONS FILMES PARA CONHECER A VIDA E O LEGADO DE PEDRO CASALDÁLIGA.

Lançado em 1994, o filme O Anel de Tucum é uma parábola, feita de documentário e de ficção, que percorre o campo e a cidade, a rua e a alma. Quem está por detrás da mobilização do povo, nas pastorais comprometidas, nessa caminhada de libertação que vem marcando a Igreja do Brasil, da América Latina? Os "senhores" deste mundo suspeitam de "alguém"e maquinam contra. O povo da fé e da luta - com o ANEL DE TUCUM na mão e no coração a esperança - conhecem Alguém verdadeiro e prossegue na caminhada.





“Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e amar! Malditas sejam todas as leis amanhadas por umas poucas mãos para ampararem cercas e bois, fazerem a terra escrava e escravos os humanos"... Dom Pedro Casaldáliga...


Nenhum comentário: