segunda-feira, 3 de agosto de 2020

16ª Live da Ação Cultural com Zé Vicente. Arte da Libertação. Em 16 de agosto (domingo) às 10h30 da manhã.




Zé Vicente – O cantaautor da porta da igreja.

O trabalho de Zé Vicente,  com ênfase no projeto Sertão Vivo e CD Nativo,  será o tema da 16ª Live da Ação Cultural, a ser realizada neste domingo, 16 de agosto de 2020, às 10h30 horas, através da página da Ação Cultural no facebook.

https://www.facebook.com/acaocultur/

“A novidade é que o Brasil não é só litoral
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul
Tem gente boa espalhada por esse Brasil
Que vai fazer desse lugar um bom país.”

Assim afirma Milton Nascimento e Fernand Brant na canção “Noticias do Brasil – Os pássaros trazem”,  lançada no ano de 1981 através da  gravadora Ariola  como parte do LP “Caçador de Mim”.

No ano do lançamento  do LP Caçador de Mim, dentre as milhares de pessoas que estavam ajudando a fazer desse lugar um bom país, encontramos o jovem  Zé Vicente,  lavrador,  poeta, educador, comunicador , agente de pastoral de  comunidades eclesiais de base e da pastoral  da terra, com atuação desde meados dos anos de 1970.

No ano de 1981, Zé Vicente fazia Curso de Teologia no Recife, e antes disso  como estudante do  Ginásio e do 2º Grau na cidade de Iguatú, já estava  plenamente engajado ao Movimento Estudantil, na Pastoral da Juventude. Aí iniciou sua carreira artística, sendo um dos fundadores do Grupo de Teatro Amador – TAI, além de escrever, dirigia  e atuava  como ator.

Ainda em Iguatú, compôs uma Equipe que produzia e apresentava um programa de Rádio destinado ao público jovem,  buscando despertar o senso critico dos ouvintes e situá-los dentro da realidade social e cultural concreta, com os pés no chão,   a despeito de vivermos em tempos de um ambiente pesado e perigoso, o que implicou em pressão e conseqüente corte do programa, já que estávamos em pleno regime da Ditadura Militar.

Na música, Zé Vicente começou a compor e divulgar a partir de 1982, quando morava em Crateús –CE.

Desde então gravou uma série de fitas k-, LPs e depois CDs, com canções bastante utilizadas em celebrações religiosas, assim como outras canções  utilizadas em rodas de musica ou nas noite culturais que marcaram e ainda marcam encontros, oficinas e cursos das  Comunidades Eclesiais de Base, Pastoral da Juventude, Pastorais Sociais, Centro de Estudos Bíblicos, Cáritas, Movimentos Sociais e etc...

Como destaque dentre as criações de Zé Vicente com essa característica, temos o CD Nativo, lançado no ano 2000,  principal trabalho de Zé Vicente com canções em  estilo toada ou cantoria, aliado a  temas  da nossa história de lutas por liberdade e dignidade, tradições culturais, memórias afetivas e etc..

Em Canto, é outro  trabalho semelhante a esse, em parceria com Babi Fonteles, lançado em 1992, inicialmente como fita K7 e LP, e depois em CD.

Além da produção e dos shows, Zé Vicente assessora Oficinas de Arte-Vida, com dinâmicas para sensibilização e capacitação de novos artistas e animadores culturais  e é idealizador  do projeto Sertão Vivo, iniciativa que reúne arte-educação popular, ação cultural, medicina comunitária e educação ecológica.

Cantar com profunda convicção a fé que dá razão a esperança, a solidariedade, a liberdade, a vida, paz, a festa!

Como cantor e compositor da porta da igreja, Zé Vicente pode e faz isso, tanto para  o altar, como para a  praça e com muito talento e qualidade para todos os ouvidos musicais, inclusive os mais exigentes.

Zezito de Oliveira, com apoio do texto "Zé Vicente quem é este cantor? " Da autoria de Eliahne Brasileiro.



Para saber mais:


Justiça e Beleza se abraçam na obra de Zé Vicente.




Zé Vicente é cantor, compositor, poeta, lavrador e ecologista. Em 2018, lançou de forma independente o CD "Agora", que tem tudo a ver com a conjuntura política e social em que o Brasil se encontra. Nos estúdios da Rádio Universitária FM, ele apresenta a canção "Tem que Ser Agora", que dá título ao álbum.

Ouça a entrevista com Zé Vicente: https://goo.gl/hMHWqY


Arte, saúde e fé no Sertão Vivo - uma jornada diferente!

O Projeto Sertão Vivo tem suas raízes em 1997, quando Zé Vicente, poeta e cantor, convidou artistas amigas e amigos, que vinham visitar o Sítio Aroeiras, seu lugar de origem, para oferecer as crianças e jovens, possibilidade de terem acesso a noções básicas de artes, saúde, construção de instrumentos musicais, usando sucatas e elementos da natureza, hortas e mudas etc. O objetivo do projeto é oferecer melhores condições de vida e convívio no semiárido, para a comunidade local.






Artes divulgam valores do sertão





Nenhum comentário: