sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Zé Vicente em Sergipe - Memória Histórica

Das primeiras recordações  que tenho de Zé Vicente, a  mais forte,  foi,  quando no ano de 1994, salvo engano, como dirigente da Associação dos Moradores do Bairro América e assistente pedagógico do Projeto Reculturarte, soube  do show acontecido na cidade de Propriá, através de educadores ligados ao Reculturarte que participaram do mesmo. A realização foi da  Diocese de Propriá  que estava trazendo Zé Vicente e Babi Fonteles a Propriá,  para lançamento do LP “Em Canto”.

Lembro bem da admiração inicial que tive pela capa e pelo nome do trabalho. Ali já  percebia algo diferente do Zé Vicente, cantor e compositor de canções mais ligadas a celebrações litúrgicas, mesmo que estas já fossem diferentes, porque impregnadas de letras poeticamente bem construídas e com forte apelo social, além de uma linha melódica e arranjos ancorados na tradição da boa canção nordestina.

Mas “Em Canto” trazia tudo isso de forma ainda mais apurada,  e com uma proposta de canção popular na linha do que conhecemos como “Cantoria”, uma canção folk nordestina que remete ao tradicional, porém dentro de uma roupagem da moderna canção brasileira. Ou seja, uma canção boa para tocar no rádio, sem ficar nada a dever ao que foi produzido por Geraldo Azevedo, Xangai, Vital  Farias, Sá e Guarabyra, Boca Livre e etc....

Depois disso,  participamos como público em um show do Zé Vicente promovido pela Pastoral da Juventude em 2002.

No ano de 2004   Zé Vicente esteve em Aracaju para as comemorações de aniversário dos 25 anos do Centro de Estudos Biblicos (CEBI). Nesse momento,   participei como integrante da equipe de produção.

No ano de 2012  Zé Vicente esteve em Aracaju participando da 2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade, novamente estive participando como integrante da equipe de produção.

No ano de 2013   Zé Vicente esteve em Aracaju participando da II Congresso Arquidiocesano Biblico-Catequético no Seminário Maior. Nesse momento colaboramos com a divulgação da apresentação aberta de Zé Vicente, tendo em vista que o evento citado foi restrito aos catequistas. Nesse momento também levamos um grupo de adolescentes do Ponto de Cultura e Cidadania, as quais participaram apresentando a coreografia o "despertar das meninas". 
Zezito de Oliveira

Muita gente boa envolvida com as pastorais, comunidades de base, ongs e movimentos sociais, tem uma boa história para contar com uma canção do Zé Vicente como trilha sonora. Ou um CD inteiro, ou um show com o Zé Vicente.

Se quiser contar para mais gente fique a vontade. Pode ser por escrito, em áudio ou vídeo. Selecionaremos algumas para a live da Ação Cultural nesse domingo, 16/08/2020, 10h30, via página da Ação Cultural no facebook.

Acima apresentação no Ginásio Diocesano de Propriá  no ano de 1994. 

Live: Canto, prosa e memória. Zé Vicente, Eliahne Brasileiro e Babi Fonteles





Apresentação de Zé Vicente no ano de 2004 em show comemorativo dos 25 anos do Centro de Estudos Biblicos (CEBI) - Local: Ginásio do Instituto Dom Fernando Gomes. Aracaju



Acima,  noite de abertura da II Jornada Ecológica. - Local: Auditório do IFS - Aracaju



Abaixo, noite cultural da II Jornada Ecológica. Zé Vicente com Joaquim Antônio da Banda Casaca de Couro.  Igreja São Pio X - Aracaju.









Apresentação no palco do auditório do Seminário Maior como parte da programação do  II Congresso Arquidiocesano Biblico-Catequético.



Nenhum comentário: