quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

NOTA SOBRE O TEXTO-BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2022

A tão conhecida Campanha da Fraternidade teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. À essa ação, eles batizaram de “Campanha da Fraternidade”. Na Quaresma de 1962 foi realizada pela primeira vez a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Devido ao bom êxito da experiência, no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. Esse projeto foi o embrião para a concepção do projeto da Campanha da Fraternidade que, mais tarde, seria assumida como uma ação da Igreja no Brasil como gesto concreto no período da Quaresma. Observemos um detalhe histórico: a Campanha nasce em sintonia com o “Concílio Vaticano II” – tempo de mudança na Igreja e momento de renovação na prática pastoral de um catolicismo que abrigava ventos modernos.

Entre 1964 a 1970, a Campanha foi aos poucos sendo aprimorada e incorporada à Igreja no Brasil como momento importante de uma consciência social do catolicismo brasileiro. A introdução do “método ver-julgar-agir” foi fundamental para uma melhor compreensão das relações entre Igreja e Sociedade. Nunca é demais lembrar: estávamos numa ditadura desde 1964 e radicalizada enquanto golpe em 1968 com o “AI 5”. Tortura e violação dos direitos humanos básicos passaram a ser a rotina desse Brasil que com “milagre brasileiro” e tudo o mais, passou a ser refém do modelo televiso da rede globo e a ocultar as misérias de um povo cada vez mais empobrecido.

Uma série de temas importantes e impactantes foram destacados nos 70 e 80. Família, moradia, justiça, trabalho, pão, solidariedade, direitos, terra, negros (a inesquecível campanha de 1988)... Numa época de ditadura (sem liberdade de expressão, perseguições, alienação política...), os temas da Campanha da Fraternidade eram agregadores e conscientizadores. Em momentos de inflação, desemprego, desânimo das camadas populares, a Campanha da Fraternidade era uma esperança no ar.

Esse ano de 2022, o tema é o da Educação. “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26). O texto-base abre com a explicação do tema e em seu objetivo geral e específico, depois e, como sempre, vem com uma análise histórico-conjuntural do tema, passa pelo discernimento evangélico e, por fim, nos coloca diante de algumas pistas de ação diante dos projetos de educação em curso nesse Brasil. O texto vem com uma original reflexão sobre a pandemias de covid 19 (a CNBB faz questão de se colocar na linha da ciência e longe de negacionismos). Em síntese, uma campanha da fraternidade importante e atenta aos sinais dos tempos.

Uma ausência gritante no texto-base: uma reflexão sobre a educação popular. Como visto, o tema da Campanha é “Educação” e a CNBB e a Igreja Católica no Brasil têm uma tradição em educação de camadas populares desde o MEB (Movimento de Educação de Base) nos anos 60. O conceito e a práxis da educação popular dos anos 60 aos 80, na Igreja foi importante. A presença da obra de Paulo Freire (ausente no texto-base. Uma pena!) é um marco em qualquer história ou perspectiva de educação no Brasil. Uma concepção de educação humanizadora e libertadora não poderia jamais deixar de ser horizonte de uma Campanha da Fraternidade que tem como tema a educação no Brasil. Obviamente, nada impede que os católicos ampliem o tema da Campanha e assumam a plenitude da educação para além da formalidade dos muros das escolas.

Romero Venâncio (UFS)

 


Excelente reflexão do Professor Romero Venâncio e que se coaduna com o que penso e com o que já escrevi neste blog.... O convite e a tarefa que precisamos fazer é essa colocada no final da nota acima, a partir do texto da Campanha da Fraternidade de 2022 e descer para águas mais profundas na memória histórica e na práxis da educação popular... Neste sentido, vale a pena também revisitarmos os textos das campanhas das fraternidades anteriores sobre Educação.

 Evangelho – Lc 5,1-6
Naquele tempo:
1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor
para ouvir a palavra de Deus.
2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago.
Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
3 Subindo numa das barcas, que era de Simão,
pediu que se afastasse um pouco da margem.
Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão:
‘Avança para águas mais profundas,
e lançai vossas redes para a pesca’.
5 Simão respondeu:
‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira
e nada pescamos.
Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’.
6 Assim fizeram,
e apanharam tamanha quantidade de peixes
que as redes se rompiam.

 Zezito de Oliveira


E, para quem mora em Sergipe....




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