quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Roteiro de diagnóstico rápido, local e participativo para a Campanha da Fraternidade de 2022


 Esse roteiro disponível no decorrer das páginas do texto base da CF 1998, não está estruturado na forma questionário corrido como abaixo. Não há orientação direta sobre a utilização do mesmo, mas os redatores do texto supunham que os agentes de pastoral e líderes de comunidade, orientariam àqueles a eles ligados para a utilização desta maneira ou de outra como melhor convier..

O diagnóstico rápido e participativo, me parece uma das melhores maneiras de envolver as comunidades e grupos, sejam os da igreja, como de outros espaços educativos. É uma forma de produção de conhecimento coletivo que caracteriza o processo formativo da educação popular. Nos tempos atuais é uma ferramenta que se encaixa muito bem nas chamadas metodologias ativa de aprendizagem.

Em termos de cronograma de aplicação a aplicação do questionário deve ser na sequência de uma roda de conversa sobre o conteúdo do texto base da CF de 2022. E neste caso, mesmo sendo um questionário proposto para a CF de 1998,  pode ser aplicado neste ano de 2022, sem problemas, devendo ser acrescido outras questões ou suprimidas algumas das que estão abaixo, caso queiram.

Como o questionário não é um fim, é um meio, importante que inicialmente seja discutido com o grupo o que se quer saber ou descobrir com o questionário e para que serão utilizado os resultados. 

É desse jeito que outras perguntas poderão ser acrescidas ou algumas das que constam abaixo, suprimidas.

E a resposta a isso, será obtida especialmente  quando o grupo estiver discutindo a terceira parte do método dialético no qual se apoiam os textos base da CF de todos os anos. (VER-JULGAR-AGIR) acrescido nos últimos anos do AVALIAR E CELEBRAR no caso de alguns grupos, pastorais ou movimentos católicos com  tendências voltadas a transformação da realidade de opressão e injustiça.

A apresentação do resultado do relatório final pode ser com cartazes ou com slides power point, com a utilização de gráficos, tabelas e fotografias. As respostas subjetivas ou qualitativas podem vir dentro de figuras geométricas e/ou entremeadas com fotografias 

QUAL A EDUCAÇÃO QUE POVO QUER, EXIGE E AJUDA A FAZER ACONTECER

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA E  COMUNIDADE ECLESIAL

1-  Quem é que mais fala em nossa comunidade?

2 - Onde você está existem condições para participar de grupos, relacionar-se com os outros, compreender melhor a realidade e construir esperança, educar-se? Quais?

3 - Como se dá entre nós o processo educativo para a acolhida do outro, para o respeito, para a correção fraterna, para a convivência e solidariedade, especialmente em relação aos que são dscriminados? Como está a realidade das relações humanas em nossas famílias e na comunidade?

4 - O que é feito nas famílias, nas escolas, nas Igrejas e e em outros organismos para uma leitura critica da informação, dos programas de TV, dos filmes, dos shpws artísticos? Será que todos cumprem a contento sua função?

5 - Como está o processo de formação politica e de participação politica em sua comunidade? Que iniciativas existem?

 A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BAIRRO E SOCIEDADE EM GERAL. 

 1 -  Anotar os dados estatísticos gerais que constam no texto base da CF e fazer um levantamento desses itens na sua comunidade.

 2 - O que está indo bem em termos de realidade escolar no bairro? 

O que eu gosto e o que eu não gosto nas escolas da comunidade

3 - Quais as iniciativas da comunidade para melhorar a escola pública? 

Há participação no conselho escolar de cada escola? De que maneira?

Há organização dos estudantes através de grêmio livre? Se há, como funcionam? Ou de que maneira acontece esta participação?

O texto base não destaca os dois instrumentos de participação cidadã no seio da escola, colocado nas duas perguntas acima Recomendamos que quem for apresentar o texto base, acrescente estes dois instrumentos, o que são e como funcionam, inclusive segundo a legislaçao vigente.

4 - Como ajudar as escolas da Igreja a cumprirem sua missão evangelizadora? Onde houver

5 - Fazer um levantamento sobre os programas de TV e de rádio a que as pessoas em sua comunidade assistem e que opinião tem sobre eles?

6 - Você sabe o que é educação ambiental? O que a educação deve ensinar sobre a ecologia na família?, na escola e no  município? Há em sua comunidade gestos concretos de respeito ao meio ambiente? Quais?

Sugestão

Após a apresentação dos resultados da pesquisa:

Promover em um segundo momento, debate sobre a situação do povo em sua comunidade e região no contexto da economia neoliberal e de mercado, identificando o papel da educação e os impactos sofridos. Convidar pesquisadores especializados no tema.

Pensar na possibilidade de produzir um documentário audiovisual com base no questionário e no debate proposto acima..


Documentário produzido pela Pastoral da juventude de Pitangui sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 1998 (CNBB) - Educação: A Serviço da Vida e da Esperança. #diocesededivinopolis #pastoraldajuventude

https://www.youtube.com/watch?v=mJP8FG3ioOw

Para saber mais sobre pesquisa participante

https://www.youtube.com/watch?v=EstIM7tKk_M





https://www.youtube.com/watch?v=6hkBWz8Ps44




https://www.youtube.com/watch?v=tbQytaaZYV0



Leia também:

NOTA SOBRE O TEXTO-BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2022

https://acaoculturalse.blogspot.com/2022/01/nota-sobre-o-texto-base-da-campanha-da.html

 sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Da Campanha da Fraternidade 2022 ao Pacto Educativo Global

https://acaoculturalse.blogspot.com/2022/01/da-campanha-da-fraternidade-2022-ao.html

Para freireanizar e caetanear a campanha da fraternidade de 2022 sobre Educação.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2022/01/para-freireanizar-e-caetanear-campanha.html




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