sábado, 8 de janeiro de 2022

Aos mestres com carinho, mas também tem pau e pedra..

Neste 07 de janeiro de 2022,  um acontecimento, me faz recordar  o quanto a questão da educação  nestas últimas semanas, está batendo forte em meu peito, assim como no peito de muita  gente, apesar de ainda não ter voltado a sala de aula, por motivo  de estarmos em processo de recuperação de sequelas pós  covid. Trata-se do falecimento aos 94 anos do ator Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar Oscar de melhor ator. 

Segundo  a  Wikipédia, nasceu em Los Angelas e  cresceu em Cat Island, nas Bahamas. Em 1964, foi agraciado tanto com o Oscar] quanto  Globo de Ouro de melhor ator pelo seu desempenho em Lilies of the Field. Em 1982, recebeu o Prémio Cecil B. DeMille. Em 2002 se tornou o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra. É pai da também atriz Sydney Tamiia Poitier.

O grande sucesso de Poitier é o fllme Ao mestre com carinho, também conhecio pela bela canção que encanta gerações desde o lançamento no ano de 1967, assim como o filme.

Sobre os acontecimentos que antecederam a este, tivemos a entrega do segundo e último lote dos livros que estou lançando, AMABA: O esquecido círculo de cultura dos anos de 1980. 

No final de dezembro recebemos o convtte de Paulo Machado atual presidente do Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese de Aracaju (CONAL) para colaborar no papel de assessor especializado da área da educação, tendo em vista a Campanha da Fraternidade de 2022 que trará pela terceira vez o tema educação como centro. As duas primeiras campanhas sobre educação foram realizadas nos anos de 1982 e 1998.

Sobre a campanha da fraternidade de 2022, leia abaixo:

https://acaoculturalse.blogspot.com/2022/01/da-campanha-da-fraternidade-2022-ao.html

Já entrando no mês de janeiro, encontramos com dois artigos  no Portal JL Poltiica que suscitou polêmica . Não perdemos a oportunidade de nos valer das duas matérias para colar algumas questões necessárias, mas pouco discutidas. Isso quando fizemos o compartilhamento. Mais na frente prometo aprofundá-las em forma de artigos acadêmicos, quiçá também em livro, com base na minha experiência acumulada em sala de aula, bem como leituras da vida e nos livros.. 

  1ª artigo:  No municipio de Aracaju, a gestão democrática próxima do ideal, vem desde o primeiro governo de Jacksom Barreto na década de 1980. 

Essa conquista foi graças aos ventos democratizadores da Nova República, mesmo limitada e limitante.

Já o governo estadual do PT nos anos 2000 não conseguiu implantar nada de muita avançado, por conta das alianças politicas visando garantir a chamada governabilidade, inclusive a que acomodou a presença do PSB, tendo sido o atual governador, o  titular que ficou mais tempo a frente da pasta, salvo engano, durante o governo Marcelo Deda.

A politica de gestão democrática apresentada  pelo comando do atual governo na pasta da educação, apresenta uma proposta semelhante a de São Paulo. Nesse estado os indices educacionais continuam  "sofriveis" e as relações internas do corpo docente e outros segmentos com diretores concursados nem sempre são tranquilas. 

Por outro lado, em Aracaju, mesmo com gestão democrática em plenitude ou quase, porque a estrutura de relações de poder no campo da secretaria, nem sempre consegue ser democraticamente ideal, nos marcos do que defendeu Anisio Teixeira, que afirmou ser as escolas públicas, verdadeira máquinas de democracia, os indices educacionais também não são dos melhores

Essa situaçaõ se repete no MEC,  graças ao controle interno por parte da burocracia educacional de recorte neoliberal, tecnicista e autoritária,  mesmo com  ministros petistas, como foi o caso de Haddad. 

Quem buscou tentar arejar o ambiente foi o ministro Renato Janine Ribeiro, que nem  petista de carteirinha é..

E como é no Maranhão?

2º artigo: Deixo como sugestão ao colega professor e deputado, e a sua assessoria, responder a este ataque com textos didáticos explicando porque votou contra as propostas elencadas no texto, preferencialmente um texto que transcenda a linguagem para professores, técnicos e gestores da educação. O que pode ser feito com calma, para não perder de vista a qualidade da série.

É o segundo artigo que parece ser uma série de ataques a se estender até as próximas eleições, visando enfraquecer o sindicato, assim como parlamentares a ele ligado e outros pretensos candidatos oriundos da base sindical.
Daí a importância da batalha da comunicação. Comunicação de qualidade também, incluindo a comunicação sindical e popular, além da comunicação pública, combinado a luta pela educação de qualidade.
Comunicação pública de qualidade e acesso a produção e fruição de bens culturais, merecem ser pautado nas conferências e congressos do Sintese e do Sindipema. O que os colegas professores pensam a esse respeito?


E por último,  assistindo a alguns filmes sensacionais da coleção Folha de cinema, escrevi um texto comentário que também pretendo aprofundá-lo, acerca do assunto escrevi e apresentei o seguinte artigo em seminário na Universidade Federal de Sergipe.     




Também publiqui o seguinte comentário/convite nestes dias via facebook.



De que maneira um certo modo de fazer e pensar o movimento estudantil contribuiu para o fortalecimento de Bolsonaro e do Bolsonarismo?

Conversando presencialmente no dia de hoje, 04 de janeiro de 2021, com um amigo que fez parte do movimento estudantil, o qual disse não entender porque as gerações atuais não estão muito ligadas em participar de grêmios e diretórios estudantis, não se envolvem, não se comprometem..

Aí me fala das virtuosidades da geração 1968, 1980 e etc... Porém lembrei do lado B, do lado negativo que foi ganhando espaço, a partir de estratégias e ações, mesmo de alguns virtuosos. Me lembro em especial de uma galera do PC do B e do PCB, de 1980 em diante, depois isso também foi absorvido por setores do PT.

Resumi com Putaria, Maconha e Politicagem no que se transformou de forma majoritária os congressos da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Conforme sintetizou um aluno e participante de iniciativa cultural de base comunitária que coordenei em um bairro da periferia há alguns anos atrás, e que também participava do movimento estudantil com papel de liderança.

Detalhe, encerrei a conversar em tom acima do normal, quando sintetizei a preponderância dos termos acima. Em parte, talvez pelo ambiente de repressão que grassa nas famílias e nas escolas ou que já grassou mais.... Embora a questão da politicagem, foge a esse atenuante...

O que vocês acham?

Bom tema para artigos acadêmicos, monografia de conclusão de curso, dissertações, teses e reportagens com profundidade. Quem for fazer, depois de publicado envie o link.


Canção Mestre Com Carinho (Lulu - To Sir with Love) Legendado em PT BR HD

https://www.youtube.com/watch?v=wWuiAPkKq8g

Ao mestre com carinho - Cinema





Nenhum comentário: